ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitor Questiona: aplicação de uréia na seca

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/08/2015

1 MIN DE LEITURA

7
0
O leitor José Carlos Azevedo, de Campos dos Goytacazes/RJ, que trabalha com produção de leite, entrou em contato com o MilkPoint para solucionar uma dúvida.

Frente à seca que vem enfrentando, ele está preocupado com como ficará o pasto para os animais. Nessa preocupação há ainda o impasse entre aplicar fertilizantes para tentar poupar as plantas e correr o risco de, além de perder o produto, não conseguir o resultado esperado.

Abaixo o comentário do leitor:

"É do nosso conhecimento que a falta de chuvas acarreta para agricultores a perda de produção em todos os níveis. No meu caso específico, produção de leite em pequena escala, agora então com o tempo seco, sem nenhuma perspectiva do capim para pelo menos a manutenção do gado, fica difícil demais.

Então, o que preciso saber é o seguinte: nesta época a terra está por demais dura e seca; preciso aplicar pelo menos a ureia para incentivar a melhoria do capim e em conformidade com os mais antigos se assim o fizer não só perco o capim como diminuo o potencial de nossa área.

Gostaria de obter as informações de assistência técnica sobre o que posso fazer em seguida "



Você pode ajudar o leitor?

Na sua opinião, o que deve ser feito nesse caso? Compartilhe seus conhecimentos e experiências deixando seu comentário abaixo! 

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ CARLOS AZEVEDO

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/08/2015

Sra. Maria Letícia:



Faz alguns dias que realmente estive com o pensamento voltado para fazer tal besteira.

Hoje, instruído por diversos comentários, inclusive o seu, vamos aguardar o momento da chuva. Devo crer que não deve demorar.

Acabei de tomar uma iniciativa que talvez solucione melhor a minha condição de produtor de leite. Estou reservando 28 novilhas de um touro 7/8 em vacas girolandas; estas deverão produzir leite, a partir do final de 2016 e enquanto isso vou desfazer de 30 vacas, e com o capital feito tombar toda área, refazer as cercas, aumentar o nível de meus reservatórios para mais água e aguardar o porvir para o ano seguinte. Estou em dúvidas quanto ao capim que deverei usar na região do sudeste, área rural de Itaperuna, no Estado do Rio de Janeiro.

O gado que estarei desfazendo tem, graças aos bons produtos que compro para sua manutenção, um estado incomparável para a nossa região, um produto que vem de SP com o foco na sua condição física.

Terminando, agradeço a todos e a senhora pelas orientações e aguardarei novo contato.

José Carlos Azevedo
MARIA LETÍCIA VILELA DE CASTRO

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/08/2015

Boa noite José Carlos...se entendi bem você está querendo fazer uma adubação com uréia nos pastos? Se for isso, nesta época vai apenas jogar fora o produto. Há necessidade de ter umidade para que ela faça algum afeito. Não basta apenas uréia, tem que ter os outros minerais. Infelizmente, temos que nos preparar com antecedênncia para a seca. minha sugestão é faça uma análise de solo, para usar os fertilizantes certos no período chuvoso. E que possa fazer bom uso das pastagens na água, para ter melhores pastos na seca. Agora, de imediato, minha sugestão é fazer uma complementação dos animais com uma boa ração, que possa ter ureía, para melhorar a digestibilidade do campi, que deve estar ruim.
JOSÉ CARLOS AZEVEDO

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/08/2015

Primeiro os meus agradecimentos a este site digno de quem produz no campo: MILKPOINT; em seguida a Sra. Mariana bem representando o nosso MILK e em seguida as orientações dos técnicos respondendo aos meus apelos. Aprendi muito e quero destacar a condição de aplicar na ocasião de chuva o fertilizante ao final do dia evitando a evaporização ou como ele diz evapotranspiração.



Vou nestes dias sem chuvas colocar e espalhar o esterco obtido em nosso curral em toda a área em que os nossos animais estarão ausente, dando-lhes a ração apropriada e a ureia misturada no cocho adequado.



Obrigado, Senhores. Um gesto muito simpático de todo o pessoal. E assim, com orgulho, fazemos parte integralmente dessa COMUNIDADE MILKPOINT.

Até breve.

José Carlos Azevedo

Campos e Itaperuna RJ 22998381816
LUÍS OTÁVIO DA COSTA DE LIMA

CRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 17/08/2015

Infelizmente, esta é a legítima situação onde "se correr o bicho pega, se ficar, o bicho come"... A aplicação de uréia no pasto nesta situação, não daria o efeito que o Sr espera, e possivelmente agravaria o quadro.. Isto acontece porque o nitrogênio, para ser absorvido, deve estar diluído na solução do solo (água e minerais), o que não existe neste momento, pois a planta é como um "canudinho": quando ocorre a evapotranspiração na folha, ocorre a absorção via radicular. Como neste caso ocorre a evapotranspiração, mas não tem solução para ser absorvida, a planta entra em estresse tentando minimizar esta desidratação, ou seja, não haverá absorção deste N.

A segunda questão, é que a uréia possui um potencial osmótico elevado, ela "puxa" água, agravando ainda mais o quadro de desidratação da planta.

Talvez nesta situação, a uréia na alimentação seja uma forma de estimular o consumo deste capim seco, mas aí é outra história...

O melhor seria conservar alimento para esta situação, sabendo que esta situação ocorre ano após ano, deixando o pasto "descansar" neste período para rebrotar vigoroso com o retorno das águas...

Espero ter colaborado.. Abraço
IVAN CARLOS ZORZZI

DOIS VIZINHOS - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 16/08/2015

Bom dia. A aplicação de ureia deve ser realizada com umidade no solo e sempre ao final da tarde para evitar perdas por volatilização. O uso do fertilizante com solo seco, impede a disponibilização do nitrogênio para a planta. Outra fonte de nitrogênio com liberação lenta, possivelmente não terá efeito, pois a água é fator limitante para absorção da planta. Neste sentido, não recomendaria a aplicação, levando em consideração o exposto.  Espero ter ajudado.
CRISTIANO

PITANGA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/08/2015

ola sou tecnico agricola e produtor de leite sem duvida a sua pergunta e muito boa .Na minha opiniao nao sei de q regiao vc esta oq tem q levar em consideraçao tbm e a especie d pastagem os cinodos respondem muito bem na regiao sul apesar do frio intenso

mas se for mas p sul do pais aonde quase o ano todo tem orvalho pode-se usar alguns fertilizantes proprios para epocas secas como por exemplo a( yara bela ) o correto mesmo e se utilizar de adubo organico pode ser dos proprios animais q com certeza o resultado e muito mais eficiente
MARTINHO MELLO DE OLIVEIRA

PARANAÍBA - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/08/2015

Na minha singela opinião, fertilizante na época de estiagem não serve para nada, sem água não responde. A uréia pode ser usada mistudada com sal e grãos para fazer proteinados e ração, assim garantirá uma boa produtividade nesta época do ano.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures