carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Leite & Mercado > Giro Lácteo

Jaboticabal/SP: III Simpósio de Qualidade do Leite discute assuntos de interesse para a pecuária leiteira

postado em 12/09/2016

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Nos dias 02 a 04 de setembro de 2016, ocorreu o “III Simpósio de Qualidade do LeiteProf. Dr. Antônio Nader Filho” no Centro de Convenções da UNESP-Jaboticabal. Estavam presentes durante o evento 250 participantes, entre produtores, estudantes e pesquisadores, e foram apresentados mais de 135 trabalhos científicos ligados ao tema de pecuária leiteira e qualidade de leite. O Prof. Dr. Antonio Nader Filho (professor aposentado da UNESP-Jaboticabal) recebeu uma homenagem da comissão organizadora pelas importantes pesquisas realizadas relacionadas com o tema de qualidade de leite e controle da mastite bovina.

O evento proporcionou ampliar os conhecimentos na área da qualidade do leite, tendo em vista a importância de tal assunto no Brasil. O tema “Utilização imprudente de antimicrobianos na cadeia produtiva leiteira: consequências para as populações humanas e animais” foi destaque no evento, com excelente palestra ministrada pela Profa. Dra. Mônica Maria Oliveira Pinho Cerqueira (UFMG), além de uma ótima abordagem sobre “Gestão da Qualidade de Leite” na palestra ministrada pelo Prof. Dr. Paulo F. Machado (USP/Clínica do Leite). Ainda, orientações práticas foram realizadas na palestra “Como utilizar os dados de CCS na tomada de decisões no controle sanitário de rebanhos leiteiros” ministrada pelo Prof. Dr. José Carlos de Figueiredo Pantoja (UNESP/Botucatu).

Também foram abordados os temas de conforto térmico de animais leiteiros, melhoramento genético e mastite bovina, mastite em pequenos ruminantes, controle de micro-organismos psicrotróficos em tanques de resfriamento, inspeção higiênico-sanitária em laticínios e queijarias e utilização de bactérias láticas no controle de micro-organismos patogênicos. As dificuldades e vantagens em relação a produção orgânica de leite foram discutidas em uma mesa redonda, composta por membros do Serviço de Inspeção Federal (SIF), representantes de laticínios e produtores, certificadoras e pesquisadores ligados a área de produção leiteira.

O evento contou com o apoio e patrocínio de importantes empresas e associações, como a Associação Brasileira de Criadores de Jersey, Girolando, IDEXX Laboratories, Ourofino Agronegócio, Bayer, Lallemand, DeLaval, Agromac, MilkPoint, Nutron, Controle de Gado, JM Análises, Laticínio Letti, Laticínio Oikos, Instituto Qualittas, Revista Leite Integral, DBO, Revista Mundo do Leite, Revista +Leite, entre outras. O sucesso do evento pode ser visto abaixo.

Mais informações podem ser vistas no site: www.sqleite.com.br 

III Simpósio de Qualidade do Leite - Jaboticabal/SP

 III Simpósio de Qualidade do Leite - Jaboticabal/SP

As informações são da Comissão Organizadora do Evento. 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade