ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Importações brasileiras de lácteos caem pelo 3º mês consecutivo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/09/2017

1 MIN DE LEITURA

3
0
De acordo com os últimos dados da balança comercial, as importações brasileiras de lácteos caíram pelo terceiro mês consecutivo em agosto. No mês, foram internalizados 104,3 milhões em equivalente-litros de leite, 11,4% de queda em relação a julho, e o segundo menor volume no acumulado mensal desde fevereiro de 2016. Em relação a agosto de 2016, a retração foi de 46%. Oferta em alta, aliada à demanda enfraquecida e preços baixos foram os motivos que trouxeram essa queda no Brasil.

O leite em pó integral manteve a tendência de queda nas importações, e fechou o mês de agosto com o menor volume mensal acumulado do ano (5,34 mil toneladas), 19% de queda em relação a julho/2017, e 56% de queda quando comparado com agosto/2016. Sem muitas novidades no mercado, os preços externos em níveis um pouco superiores aos de um ano atrás, associados ao cenário brasileiro de oferta excedente e demanda retraída, fizeram com que a as importações seguissem em queda.

Da mesma forma segue o leite em pó desnatado. Apesar dos preços internacionais mais competitivos, o volume importado do derivado voltou a cair em agosto/17, ficando em 2,03 mil toneladas importadas.

Um destaque relevante vai para as importações de queijo. A muçarela, responsável por aproximadamente metade das importações totais de queijo, apresentou crescimento nas importações mensais em agosto em relação ao mês anterior, indo para quase 2 mil toneladas (quase 25% de aumento). A queda dos preços de importação, aliada à queda da taxa de câmbio em agosto, fez com que as importações voltassem a crescer, apesar da demanda estar aquém do que se esperava.

Gráfico 1. Volume importado e preço de importação da muçarela. 

balança comercial - lácteos - mdic

O resumo das operações de exportações e importações de lácteos durante o mês de julho é apresentado na tabela 1.

balança comercial - lácteos - mdic

O volume total exportado em agosto, de 2,87 mil toneladas, foi quase 15% superior ao registrado em julho. Impulsionado, principalmente, pelo leite condensado, que teve 725 toneladas embarcadas a mais no mês de agosto em relação a julho.

Por MilkPoint, com dados do MDIC.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WALMIR VELOSO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/09/2017

Infelizmente os nossos políticos, Senadores e Deputados, que são ligados ao Agronegócio, me referindo a pecuária, na maioria são criadores de gado de corte e não estão nem ai para os produtores de leite,   Somos citados e procurados somente em época de eleições, caça de votos, não conseguem nem impedir as importações do Uruguai e Argentina, mesmo sabendo da crise que a pecuária leiteira esta passando. Pouquíssimas empresas produtoras de lácteos estão na mídia, o Governo não estimula em nada a população quanto ao consumo de leite mesmo sabendo que é necessário à saúde. Já somos poucos os que conseguem sobreviver com o leite como principal renda e da forma como as coisas estão encaminhando só vai piorar. As Cooperativas deveriam sofrer uma fiscalização mais rígida pois não beneficiam em nada o produtor e sim tiram proveitos dos incentivos dado pelo Governo, e vendem rações até mais caras que produtores privados.  
NELSON VILMAR

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/09/2017

Poderíamos exportar mais desequilíbrio total 1 para 7 ou seja 600 % é  uma grande diferença.
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/09/2017

Através   do Milk  Point , gostaria  que as autoridades ligadas ao setor leiteiro ,  se é que tem , pois estamos sem proteção alguma,  pudesse dar um jeito de conter as entradas de leite , de todos os tipos, importado até dos USA  , que entra pelo Uruguai, Argentina,   ocasionando    uma oferta de leite demasiada ao nosso país, que , nós não temos concorrer com eles, pois é leite subsidiado , Americano , Nova Zelandia , enquanto nós pagamos impostos altos, e somos dirigidos por bandidos, só pode!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures