ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBGE: vendas no varejo recuam 0,5% em agosto, mas sobem 3,6% ante 2016

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/10/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
O volume de vendas do varejo recuou 0,5% em agosto, frente ao mês anterior, já descontados os efeitos sazonais, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado interrompe uma sequência de quatro meses consecutivos sem taxas negativas no volume de vendas do setor. As vendas cresceram em abril (1,1%), maio (0,2%) e junho (0,8%), seguido de estabilidade em julho.

A média das projeções de 23 consultorias e instituições financeiras consultadas pelo Valor Data era de um avanço de 0,1% nas vendas varejistas no período. O intervalo dessas projeções ia de queda de 0,9% a elevação de 0,9%. Quando comparado a agosto de 2016, as vendas no varejo apresentaram alta, de 3,6%. Trata-se do melhor resultado para meses de agosto desde 2013 (+6,2%). O setor mostra avanço de 0,7 % no ano e queda de 1,6% em 12 meses.

De acordo com o IBGE, houve predomínio de resultados negativos na passagem de julho para agosto, atingindo sete das oito atividades que compõem o varejo. Quanto à receita nominal do varejo, houve queda de 0,1% entre julho e agosto. No confronto com oitavo mês de 2016, a receita nominal do varejo teve alta de 1,3%.

Varejo ampliado

O volume de vendas do varejo ampliado cresceu 0,1% em agosto, frente ao mês anterior. O conceito de comércio ampliado inclui, além dos oito segmentos do varejo restrito, as atividades de vendas de veículos e motos e materiais de construção. Estes sofrem influência também das vendas no atacado e, por isso, são informados em cálculos à parte. O resultado foi influenciado pelo avanço de 2,8% em veículos e motos, partes e peças e pelo aumento de 1,8% nas vendas de material de construção.
Na comparação com agosto de 2016, o volume de vendas do varejo ampliado teve alta de 7 ,6%. Foi o melhor resultado desde fevereiro de 2014 (+8,3%).

De janeiro a agosto, as vendas do varejo ampliado tiveram elevação de 1,9%. Em 12 meses, contudo, o IBGE registrou baixa, de 1,6%. O levantamento trouxe ainda que a receita nominal do varejo ampliado cresceu 0,4% em agosto, ante julho, e subiu 5,1% perante o oitavo mês de 2016.

Das dez atividades analisadas pelo IBGE no conceito ampliado entre julho e agosto, sete registraram recuo. Os principais destaques negativos foram livros, jornais, revistas e papelaria (-3,1%) e combustíveis e lubrificantes (-2,9%). "Essas atividade foram influenciadas pelo fator preço. Os combustíveis ficaram mais caros e os preços da celulose aumentaram no mercado internacional, afetando a parte de papelaria. São ramos com preços que crescem acima da média da inflação", disse Isabella Nunes, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

Outros destaques negativos foram as atividades de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-6,7 %); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,5%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%).

Em sentido oposto, o setor de móveis e eletrodomésticos apresentou avanço de 1,7 % frente a julho, permanecendo em crescimento pelo quarto mês seguido nesse tipo de comparação. Já veículos e motos, partes e peças cresceram 2,8% e as vendas de material de construção subiram 1,8%. "Móveis e eletrodomésticos sofrem influência de redução de juros e alguma disponibilidade de recursos ainda das contas inativas do FGTS que, ainda que não tenham sido convertidas em compras, pagaram dívidas e fizeram com que famílias se organizassem para comprar bens duráveis", observou a gerente do IBGE. 

As informações são do jornal Valor Econômico. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures