ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Homenagem ao Dia do Médico Veterinário (09/09), o profissional responsável pela saúde animal e humana

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/09/2017

5 MIN DE LEITURA

0
0
A cada dia, surgem novos caminhos para a atuação do médico veterinário. A produção animal no Brasil é sem dúvida um dos mais importantes segmentos econômicos, imprescindível para o crescimento do país e, nesse contexto, o médico veterinário contribui decisivamente para a produção de proteína nobre como fonte alimentar e para a garantia da qualidade dos produtos destinados tanto ao mercado interno quanto para a exportação.

Ricarda Maria dos Santos Para a médica veterinária e professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ricarda Maria dos Santos, uma das missões atuais do profissional é mostrar para a sociedade urbana que os pecuaristas e agricultores não são os monstros destruidores da natureza. “Os pecuaristas e agricultores, com muita dedicação e trabalho, têm conseguido ano após ano aumentar a produção de alimentos no Brasil. E na nossa profissão de médico veterinário, temos a responsabilidade de difundir as tecnologias para o incremento da produção animal, cada vez mais cuidando para que esse aumento de produção venha acompanhado de cuidados com o bem-estar animal". Ricarda também é filha de produtores rurais e instrutora dos cursos “Anatomia e fisiologia reprodutiva da fêmea bovina” e “Patologias do sistema reprodutivo: doenças uterinas e cistos ovarianos” do EducaPoint.

O EducaPoint oferece treinamentos inovadores com especialistas renomados. Os alunos têm acesso ilimitado a dezenas de cursos, ministrados por grandes especialistas das mais diversas áreas.

Segundo Mauricio Silveira Coelho, médico veterinário e gestor da Fazenda SantaMauricio Silveira Coelho Luzia (pertencente ao Grupo Cabo Verde), a pecuária brasileira tem muito a comemorar, mostrando toda sua pujança. “Hoje, é uma das mais tecnológicas e produtivas do mundo, e muito deste sucesso deve ser compartilhado com os profissionais do setor, especialmente os médicos veterinários, que cuidam com profissionalismo e dedicação das questões da saúde e desempenho produtivo dos animais. São muitos os desafios que nós, veterinários, enfrentamos no dia a dia do nosso trabalho, mas temos motivos de sobra para nos orgulhar. Somos líderes mundiais na produção e exportação de carnes. Temos um rebanho em constante evolução genética, e nível de intensificação que muito tem contribuído para aumentar a oferta de alimentos e sustentabilidade do nosso planeta. Produzimos cada vez mais, usando menos recursos naturais”. Com o intuito de contar com detalhes sobre como a Santa Luzia se tornou uma referência na produção a pasto e na seleção de Girolando, Maurício também modera um curso na plataforma EducaPoint. Saiba mais aqui!

Péricles Ricardo Lacerda e SilvaPéricles Ricardo Lacerda e Silva, médico veterinário e especialista em podologia bovina, também integra a grade de médicos veterinários instrutores do EducaPoint. Seus cursos abordam dois temas: “Técnicas de casqueamento e tratamento das principais lesões de casco em bovinos” e “Medidas de manejo envolvidas na prevenção de problemas podais dos bovinos”.

De acordo com ele, o médico veterinário é o profissional da área de saúde responsável por integrar os cuidados sanitários entre animais e pessoas. Assumindo a responsabilidade pelos cuidados com bem-estar e saúde animal, é também responsável pela garantia de produtos alimentícios seguros, bem-estar animal e sustentabilidade. “No caso de animais de companhia e esportes, é o responsável pela saúde pública no que diz respeito às zoonoses, além dos cuidados com os animais do ponto de vista de atendimento médico. Os desafios para o futuro envolvem a qualificação e atualização profissional permanentes, e uso e adequação das novas tecnologias para garantir esses cuidados, mantendo a ética e o respeito profissional que é exigido para os trabalhos perante a sociedade, atuando de forma justa e sustentável”, completou ele.

Na mesma linha, Marcos Neves Pereira, médico veterinário, professor da UFLA eMarcos Neves Pereira especialista em formulação de dietas para gado leiteiro, acredita que o mercado de trabalho cada vez mais busca profissionais com alta especialização ao invés de profissionais com formações generalistas. “Essa é uma tendência que os estudantes de veterinária têm que entender e colocar em prática durante os estudos de graduação e não só apenas durante estudos de pós-graduação (mestrado, doutorado ou especialização). Também considero que profissionais podem ter formação forte nas áreas de clínica, cirurgia e doenças, mas é necessário ter boa fundamentação em produção animal (nutrição, melhoramento, economia, fisiologias da ordenha e reprodução, principalmente) caso o intuito seja atuar na produção de alimentos de origem animal”. Para contribuir com o ensino de qualidade sobre nutrição animal, Marcos é moderador do curso “Introdução à formulação de dietas para bovinos leiteiros” do EducaPoint.

Eduardo de Souza Campos PinheiroEduardo de Souza Campos Pinheiro é médico veterinário, produtor de leite e consultor em qualidade do leite e controle de mastite. Ele é instrutor do curso on-line "Influência do ambiente na ocorrência de mastite" do EducaPoint e no seu dia a dia, percebe que as atividades da medicina veterinária vêm se desenvolvendo muito mais para o lado humano do que animal, sendo este também um grande desafio. "Ou seja, ter um bom relacionamento com as pessoas, sejam elas proprietárias dos animais de companhia ou dos sistemas de produção, como também consumidores de produtos de origem animal, é cada vez mais necessário. E aqui se mostra a importância do entendimento dos processos de gestão, não apenas da gestão de processos, de números e indicadores, mas também da gestão de pessoas, ou seja, saber entendê-las, motivá-las, capacitá-las, formar uma boa equipe de trabalho. Então, para desempenhar o papel de médico veterinário por completo, é preciso, cada vez mais, saber trabalhar muito mais com pessoas do que com animais". Eduardo acredita que para um serviço bem realizado, é necessário o trabalho de todas as pessoas envolvidas. "E este é o grande diferencial das empresas de sucesso!"

Como mensagem final, Ernesto Coser NettoErnesto Coser Netto, médico veterinário e especialista em sistemas com cerca elétrica, pontuou que tem escutado repetidas vezes que, em um futuro próximo, boa parte dos pecuaristas sairão da atividade. “Vou lutar com todas as minhas forças contra esta dita tendência. Faz parte do trabalho do médico veterinário zelar pela sanidade e rentabilidade do setor pecuário". No EducaPoint, Ernesto ministra o curso “Cerca elétrica: como utilizá-la de forma correta e eficiente”.

A Equipe MilkPoint parabeniza todos os Médicos Veterinários pelo seu dia (09 de setembro).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures