ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

EUA alerta sobre obesidade e incentiva vendas de queijo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/11/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
A franquia Domino's Pizza estava mal das pernas no ano passado. Então veio a ajuda de uma organização chamada Dairy Management. Ela se uniu à Domino´s para desenvolver uma nova linha de pizzas com 40% mais queijo e seguir com o planejamento e o financiamento de uma campanha de marketing de US$ 12 milhões. Os consumidores devoraram a pizza com mais queijo, e as vendas aumentaram na casa dos dois dígitos.

A Dairy Management, que fez do queijo a sua bandeira, não é uma consultoria de negócios privada, é uma criação de marketing do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) - a mesma agência responsável por uma iniciativa federal anti-obesidade que desencoraja o consumo exagerado de alguns dos produtos que a própria Dairy Management promove.

Alertados pelos avisos do governo sobre a gordura saturada, os norte-americanos têm optado pelo leite desnatado há décadas, produzindo um excedente de leite integral e gordura do leite. E o governo, através da Dairy Management, está engajado num esforço para encontrar formas de reinserir os derivados do leite na dieta dos norte-americanos, principalmente através do queijo.

Os norte-americanos consomem hoje uma média de 15 quilos de queijo por ano, quase o triplo do que consumiam em 1970. O queijo se tornou a maior fonte de gordura saturada; 30 gramas de queijo contêm tanta gordura saturada quanto um copo de leite integral. Quando Michelle Obama implorou aos donos de restaurantes em setembro para ajudarem a combater a obesidade, ela citou a proliferação dos cheeseburgers e do macarrão com queijo. Mas numa série de acordos confidenciais aprovados pelas secretarias da agricultura dos governos Bush e Obama, a Dairy Management trabalhou com os restaurantes para expandir os menus com produtos carregados de queijo.

A Dairy Management, cujo orçamento anual se aproxima dos US$ 140 milhões, é em grande parte financiada por uma taxa do governo sobre a indústria de laticínios. O órgão investe milhões de dólares em pesquisa para apoiar uma campanha publicitária nacional que promove a ideia de que as pessoas podem perder peso consumindo mais laticínios, de acordo com documentos e entrevistas. A campanha durou quatro anos e terminou em 2007, embora outros pesquisadores - um deles pago pela própria Dairy Management - não encontraram provas dos benefícios para a perda de peso.

O Dr. Walter C. Willett, presidente do departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard e ex-integrante do comitê de aconselhamento nutricional do governo, disse: "O Departamento de Agricultura não deveria se envolver nos programas que promovem alimentos que já estamos consumindo em exagero. Uma pequena quantidade de queijo saboroso pode ser compatível com uma dieta saudável, mas o consumo nos EUA é enorme e bem além do que é bom para a saúde."

O Departamento reconhece que o queijo tem alto teor de gordura saturada, mas diz que o baixo consumo de leite transformou o queijo numa fonte importante de cálcio. "Quando consumido com moderação e com atenção ao tamanho das porções, o queijo pode se encaixar numa dieta saudável com pouca gordura", diz o departamento.

Em seus relatórios ao Congresso, entretanto, o Departamento de Agricultura quantifica o sucesso da Dairy Management de acordo com toneladas de queijo servidas.

As informações são do New York Times, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures