ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Demanda mundial fomentará a pecuária leiteira de Minas Gerais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/01/2017

2 MIN DE LEITURA

1
0
pecuária de Minas Gerais A pecuária de Minas Gerais continuará em crescimento ao longo da década de 2016/2026. Assim como na agricultura, o uso de tecnologias, desde a melhoria genética, passando pelo manejo e alimentação até o bem-estar animal, é essencial para os bons resultados no aumento da produção, ganho de qualidade e competitividade do setor. A demanda mundial crescente por alimentos e a possibilidade de abertura de novos mercados para as proteínas produzidas em Minas Gerais vão estimular o crescimento da produção.

O levantamento “Projeções do Agronegócio – Minas Gerais 2016 a 2026” foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Devido ao cenário econômico mundial ainda desfavorável para o leite, já que os preços estão abaixo do indicado, as projeções para o setor em Minas Gerais são cautelosas. Mesmo assim, as expectativas são positivas e a produção deve encerrar 2026 com alta de 23,4% frente a 2016, totalizando 11,55 bilhões de litros.

O rebanho de vacas ordenhadas também tende a crescer, porém em níveis menores que os observados na produção, indicando ganho em produtividade. A projeção para 2026 prevê um rebanho de 6,5 milhões de cabeças em produção, aumento de 17,72% em 10 anos e de 1,65% ao ano.

A expectativa em relação à produtividade do rebanho das vacas ordenhadas é de alcançar, em 2026, 1,78 mil litros de leite por vaca ao ano, um crescimento de 4,8% na década. O índice de crescimento esperado na produtividade dos animais, apesar de positivo, ficará 66,87% menor que o observado na década de 2006 - 2015, mostrando a tendência de os pecuaristas investirem em rebanhos de vacas mestiças provenientes do cruzamento entre as raças holandesa e zebu. A iniciativa permite a dupla produção, viabilizando a captação de leite e de bezerros para recria, engorda e abate.

Em relação às exportações, a tendência é de queda de 33,01% com o embarque de 17 mil toneladas de lácteos, frente ao volume de 25,2 mil toneladas esperadas para 2016. Já as importações tendem a ficar 15,32% maiores, somando 7,9 mil toneladas em 2026. 

As informações são do Diário do Comércio.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ XAVIER SOARES

GUARANI - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/01/2017

Bem , devia ser dado a liberdade ao pessoal da SEAPMG - IMA-EMATER-MG - EPAMIG -EMBRAPA e afins para que cada técnico seu pudesse montar um curral e se dedicasse a TIRAR LEITE sem utopia ; e estas explorações fossem dos próprios técnicos e que tivessem de se manter através destas , passando por todas as mazelas que passam o tirador de leite mineiro (não vale , por exemplo a EMBRAPA onde o dinheiro é injetado de verbas do contribuinte .... ) aí sim , começariam a repensar o que é a Pecuária de Leite de fato e ver in loco o que a apregoada cadeia produtiva do leite faz a aqueles que entraram nela .

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures