A marca se tornou conhecida por desenvolver uma linha de queijos flamengos com novos formatos e conceitos. Nas décadas de 70 e 80 do século passado, surgiram a barra e os formatos de bola e, no final dos anos 90, foi pioneira no lançamento de fatias pré-embaladas. O queijo flamengo, muito conhecido e consumido em Portugal, tradicionalmente apresenta uma forma arredondada, a massa é de cor amarelada, é semidura e contém um teor de matéria gorda de 45 a 60%. O produto é obtido após a coagulação do leite de vaca, depois da sua pasteurização. A sua maturação é obtida após três semanas, a uma temperatura de 12 a 15º C e com uma umidade relativa que varia de 65 a 75%.
Os processos de fabricação evoluíram e o queijo Terra Nostra foi ganhando notoriedade não apenas pela riqueza de sabor que oferecia, mas também por ser produzido segundo uma política de crescimento sustentável que, na época, se traduzia em incentivos à produção local e coleta de leite. Com o passar do tempo, a Terra Nostra, pertencente ao Bel Group, foi conquistando consumidores não só na sua região, mas também, em todo o território português e além das suas fronteiras.
Eduardo Vasconcelos, Gerente de Compras da Bel Group, será um dos palestrantes do Dairy Vision 2017, um dos principais eventos mundiais da cadeia do leite no mundo que ocorrerá em Curitiba, entre 30 de novembro e 01 de dezembro. Vasconcelos contará sobre o novo projeto envolvendo a marca Terra Nostra: “Terra Nostra: Portugal redescobrindo o leite”.
Hoje a marca apresenta uma gama de produtos diversificada, prática e funcional como queijo flamengo (bola e outros formatos como barra, fatias, gourmet e ralado), manteiga 365 dias de pastagem (composta apenas por nata de leite e sal) e leite de pastagem nas variedades desnatados e semidesnatado. Em 2015 nasceu o "Programa Leite de Vacas Felizes" da Terra Nostra, uma iniciativa em cooperação com os produtores de leite. O programa é dividido em cinco pilares: pastagem, bem-estar animal, qualidade e segurança alimentar, produção sustentável e eficiência.
Confira o vídeo do Programa Leite de Vacas Felizes:
O Programa Leite de Vacas Felizes tem uma equipe 100% dedicada à qualidade e com práticas agrícolas sustentáveis e elevados critérios de qualidade. A equipe trabalha atualmente com cerca de 40 produtores de leite a pasto certificados. A produção semanal totaliza 500 mil litros. O programa também assegura rigorosos critérios de rastreabilidade, desde a ordenha e armazenamento, até o transporte de leite. A matéria-prima é recolhida diariamente e passa por todo um processo para manter as suas propriedades nutricionais intactas. Entre a coleta do leite e a entrega ao consumidor, são realizados mais de 25 testes de qualidade.
O leite Terra Nostra tem um posicionamento de preço aos consumidores designado como “premium affordable”, que se traduz em um valor acima do leite convencional, mas abaixo dos leites especiais e enriquecidos. A empresa recebeu em 2016 o prêmio Good Dairy Commendation, da Compassion in World Farming, pelo seu compromisso e trabalho desenvolvidos no Programa Leite de Vacas Felizes.
O Dairy Vision 2017
Além das apresentações e debates de alto nível - característica marcante do evento e amplamente elogiada nas edições anteriores - o Dairy Vision proporcionará diversos momentos para networking, como os espaços empresariais, jantar de confraternização, almoços e diversos breaks. Será o melhor evento já realizado para o setor lácteo no Brasil.
Inscreva-se na tarifa mais barata agora!
Conheça a programação completa e se inscreva! https://www.dairyvision.com.br/ As inscrições com desconto do primeiro lote podem ser realizadas até o dia 20/09! As vagas são limitadas.
O Dairy Vision 2017 já atraiu vários patrocinadores e possui poucos espaços disponíveis. Para mais informações sobre esse assunto, envie um e-mail para comercial@agripoint.com.br
O Dairy Vision 2017 é uma realização da AgriPoint e da Zenith Global. Esta iniciativa conta com patrocínio Gold da Beneo, ICL, Plastipak, PolyOne e Sealed Air, participação das empresas ADI, Auto Analítica, Biomérieux, Dessault Systemes, Dupont, Ecolean e Geiger e apoio da ABIQ, ABLV, ABIS, Embrapa Gado de Leite e FEPALE, revista Indústria de Laticínios.