ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Custo menor deve elevar área de soja na nova safra

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/08/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Se os preços da soja na bolsa de Chicago não têm animado os produtores, os custos menores esperados para a safra 2017/18 devem ser um alento. O gasto com defensivos químicos é um dos que mais devem cair na safra que começará a ser plantada em setembro, uma vez que a indústria terá de reduzir preços para diminuir estoques no canal de distribuição, que iniciaram o ano estimados em cerca de US$ 1,4 bilhão, segundo a consultoria Allier Brasil.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), os custos totais para a produção da soja transgênica em Mato Grosso, principal produtor nacional, devem cair 12,7% em relação à safra 2016/17, para R$ 3.216,23 por hectare. O dólar mais baixo este ano em comparação com 2016 também contribuirá para a queda do custo dos insumos importados. Segundo o Imea, o montante gasto no custeio da lavoura (insumos, operação de máquinas e mão de obra) deve cair 14,7%. Os gastos com defensivos devem recuar 16,6%, conforme estimativa do Imea. A retração mais expressiva deve ocorrer em herbicidas - a expectativa é de baixa de 17,9%. Os custos com fungicidas devem recuar 11,7%.

Custo menor deve elevar área de soja na nova safra

Também deverá haver redução nos gastos com fertilizantes. A consultoria Céleres estima retração de 5,8% no valor despendido em nível nacional. O Imea, por sua vez, projeta custo 18,9% menor com fertilizantes nas lavouras de Mato Grosso.

Segundo Marcelo Mello, consultor especializado em fertilizantes da INTL FCStone, o custo da tonelada de produtos do complexo de fosfatado está 3% inferior, em dólar, na comparação com agosto de 2016. O natural seria haver uma valorização dos fosfatados no mundo em decorrência de uma maior demanda para o plantio da safra de soja no Brasil. 

O volume de estoques de fertilizantes nos portos, misturadoras e distribuidores estava em 8 milhões de toneladas em junho, 25% acima do mesmo período do ano passado, conforme Mello. A relação de troca de uma tonelada de MAP (matéria-prima de fosfatado) está, segundo o consultor, em 15 sacas de soja (considerando o valor em Paranaguá). 

Para as sementes, a Céleres projeta elevação de 4,1% nos custos. Segundo Enilson Nogueira, analista da consultoria, o aumento decorre da elevação de produtividade do último ciclo, o que sustentará a demanda. Porém, em Mato Grosso, o Imea ainda vê redução de 7,2% no custo com o insumo.

Nogueira avalia que cerca de 40% dos insumos para a safra 2017/18 ainda não foram negociados. Esse "atraso" das compras pelo agricultor também deve beneficiar o produtor na negociação. Com custos menores, o plantio de soja deve ser estimulado na safra 2017/18. Segundo a primeira projeção da Céleres para o ciclo, a expectativa é que haja aumento de 1,9% da área plantada no Brasil, para 34,5 milhões de hectares. 

As informações são do jornal Valor Econômico, resumidas pela Equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures