carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Leite & Mercado > Giro Lácteo

Cosulati divulga reestruturação da empresa

postado em 03/10/2016

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Ontem (03), o Diário da Manhã publicou que "após um período de turbulências, que acabou se transformando em uma séria crise financeira e de desempregos", a Cooperativa Sul-Riograndense de Laticínios Ltda (Cosulati) estaria encerrando as suas atividades. Porém, em seu site, a Cosulati divulgou, por meio de uma carta, que se trata de uma reestruturação, e não, de autoliquidação. 

cosulati - auto liquidação

Confira a carta na íntegra:

A Cosulati  recentemente lançou edital de convocação de Assembleia Geral Extraordinária para analisar o Plano de Reestruturação, Saneamento e Governança da Cooperativa e levar aos seus associados a ciência e a solicitação de autorizações para a realização das reformas estruturais.

Não se trata de uma liquidação de ativos e de parada de atividades. O termo Liquidação Extrajudicial é um procedimento determinado pela Lei Federal nº 5764/71 (Lei das Cooperativas), onde as entidades cooperativas buscam uma carência (moratória) e segurança jurídica para viabilizar a execução do plano de reestruturação e a manutenção das atividades operacionais. Esta ação, nas demais empresas não cooperativa chama-se Recuperação Judicial, antiga concordata.

Este mecanismo extrajudicial propiciará a cooperativa proteger seus ativos, seus associados, suas atividades, bem como seus funcionários, canalizando seus recursos para o atendimento de suas atividades sociais, produção de leite, aves e rações.

Reafirma, que o conteúdo do que se levará aos associados é a solicitação de autorização para fazer as reestruturações que se fazem necessárias. A cooperativa permanece em funcionamento, a exemplo das milhares de empresas brasileiras que se encontram em situação semelhante, considerando o atual cenário econômico brasileiro.

Por último a Cosulati reitera o seu compromisso em permanecer realizando o desenvolvimento regional da metade sul do Estado, como assim o fez ao longo dos últimos 43 anos, mantendo a renda e o produtor no campo.

História 

A Cosulati foi criada em 21/09/1973, a partir da fusão da Coolapel (fundada em 1932) e Colacti (fundada em 1955), e atualmente conta com 2.923 associados. Para o presidente Arno Alfredo Kopereck “torna-se imperioso a tomada de medidas urgentes e impositivas, a fim de garantir a reestruturação do negócio cooperativo, com a implementação de um plano de saneamento, recuperação e governança da Cosulati, a semelhança do setor empresarial em geral”.

Kopereck justificou que a crise que atingiu a Cosulati é decorrente “do atual quadro econômico e político nacional, prejudicado pela diminuição drástica das linhas de crédito de capital de giro e o aumento das taxas de juros”. 

As informações são da Assessoria de Imprensa. 


Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Gilson Ferreira Teixeira

Itupeva - São Paulo - Consultor Especializado
postado em 21/10/2016

Esta é uma grande empresa e mais uma vitima da gestão desastrosa da economia do nosso país. Tive a oportunidade e o prazer de fazer parte de projetos nesta empresa e não vejo motivos para desacreditar na capacidade de recuperação deles.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade