ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Convênio entre Embrapa e Emater garante aquisição de gado leiteiro de alto padrão genético a preço de custo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/11/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Agricultores familiares de Minas Gerais e do Rio de Janeiro poderão adquirir bovinos leiteiros de alto padrão genético, das raças Gir, Holandês e Girolando, a preço de custo, muito em breve. É o que garante recente convênio assinado pela Embrapa Gado de Leite com as empresas públicas de assistência técnica e extensão rural dos dois estados, a Emater-MG e a Emater-RJ.

“Temos certeza que as instituições vão ajudar a alavancar a produtividade de leite entre os produtores familiares. Por serem animais de pesquisa da Embrapa, esses bovinos têm acompanhamento genealógico há muitas gerações o que os torna muito qualificados”, explica o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Willian Fernandes Bernardo.

Opinião semelhante tem o coordenador técnico estadual de Bovinocultura da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Feliciano Oliveira. “Está mais do que provado que bovinos filhos de pais de melhor aporte genético têm melhor desempenho produtivo e reprodutivo. Assim a nossa expectativa é que esses animais sendo inseridos no rebanho dos pequenos produtores, possam tornar o sistema de produção mais eficiente, garantindo melhor preço no mercado e, portanto, gerando mais renda na propriedade”, enfatiza.

Segundo Feliciano, para habilitar o produtor a comprar da Embrapa, a Emater-MG vai priorizar aqueles que já são assistidos pela empresa, em programas como o Minas Pecuária, que tem ações do Pró-Genética e as Chamadas Pública de Leite. “Entre os critérios, vamos observar primeiro, aquele produtor que vem sendo atendido por nós, em alguns programas que atuamos. Os nossos técnicos irão acompanhar o rebanho disponibilizado e se o produtor manifestar interesse, vamos indicá-lo à Embrapa como possível interessado na aquisição desses animais”, esclarece.

Segundo o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia de Embrapa Gado de Leite, o órgão federal deverá disponibilizar cerca de 40 animais por ano, entre machos (com idade entre seis e 24 meses) e fêmeas (de seis meses a oito anos de idade). O programa vai repassar gado de apurada qualidade genética. “São animais que antes eram leiloados pela Embrapa, mas manter o leilão estava ficando oneroso, além disso, beneficiava mais os grandes e médios produtores. Decidimos então mudar de estratégia e repassar para produtores familiares de Minas Gerais e do Rio de Janeiro”, conta Willian Fernandes Bernardo.

As informações são da Emater.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures