ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNA, Embaixada Britânica e Embrapa lançam estudo inédito sobre pegada hídrica na pecuária

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/03/2016

2 MIN DE LEITURA

1
0
Os técnicos do Projeto Pegada Hídrica, parceria entre CNA e Embaixada Britânica, realizaram um estudo com o levantamento de dados sobre a quantidade de água utilizada nas cadeias produtivas de carne e leite no Estado de São Paulo. O estudo será divulgado no IV Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos, que será realizado nos dias 22 e 23 de março, na Sede da Embrapa Pecuária Sudeste, no município de São Carlos, em São Paulo.

“É um estudo inédito no Brasil que vai mostrar o tamanho da pegada hídrica das duas cadeias produtivas e seus impactos na Bacia hidrográfica do Rio Preto-MG”, explica Gustavo Goretti, assessor técnico da Coordenação Técnica de Recursos Hídricos da CNA. O levantamento dos dados da pegada hídrica foi realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste e será apresentado pelo Consultor Albano Henrique de Araújo, no dia 23 de março. 

Albano Henrique explica que a pegada hídrica é a quantidade de água, direta e indiretamente, usada na produção de um produto. “A água está presente na calça jeans, no combustível, na carne, no leite, no papel. O quanto desse recurso é preciso até o produto chegar ao consumidor é um cálculo complexo. Conhecer o valor da pegada pode colaborar para evitar o desperdício e melhorar a gestão da água”, diz.

O Coordenador Técnico de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, também participa do evento e acompanhou a elaboração do levantamento dos dados do Projeto Pegada Hídrica. “O custo da oportunidade da água é diferente por região. Uma árvore frutífera produzida na região Amazônica, onde a água é abundante, é relativamente menos impactante e mais barato que uma árvore frutífera produzida na Caatinga, onde há escassez de água, por exemplo. Esse estudo sobre as cadeias produtivas de carne e leite vão levar informações ao produtor e à sociedade sobre esse cálculo da utilização da água. Os impactos sobre a Bacia do Rio Preto é uma análise fundamental, pois tem grande representatividade nas cadeias de carne e leite bovinos do no Brasil”, explica Nelson Ananias. 

Cartilhas

O Projeto Pegada Hídrica, assinado entre CNA e Embaixada Britânica, acontece desde maio de 2015 e está previsto para terminar em março deste ano. Para finalizar o projeto, o Sistema CNA/SENAR vai lançar duas Cartilhas com informações técnicas aos produtores rurais de todo o Brasil sobre os temas:

- Manejo da água na Agropecuária
- Captação da água de chuva e Armazenamento em Cisterna para uso na produção animal

Sobre o IV Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos- SPARH

O evento será realizado nos dias 22 e 23 de março de 2016, na Sede da Embrapa, em São Carlos, São Paulo.

Com promoção e realização da Embrapa Pecuária Sudeste, o SPARH tratará das principais questões produtivas, ambientais, sociais e econômicas relacionadas às produções produção animais animal e os recursos hídricos.

O evento trará especialistas internacionais para apresentar as experiências em manejo hídrico e produção animal em seus países. Especialistas nacionais tratarão de temas como coleta e análises de água, irrigação de pastagens e uso de resíduos como fertilizante.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

As informações são da CNA, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

KLÉBER RESENDE

BOM SUCESSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/03/2016

Bom dia

É sempre bom conhecermos os dados. Espero que o estudo leve em consideração o quanto desta agua é devolvida ao meio ambiente e em que condições e se ela não fosse utilizada qual a diferença em relação a sua utilização.



Atenciosamente



Alex

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures