ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Circuito busca soluções para a perenização das pastagens no Norte de Minas Gerais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/09/2016

4 MIN DE LEITURA

0
0
A perenização das pastagens tem sido um dos sérios problemas enfrentados pelos pecuaristas do Norte de Minas Gerais. Para discutir o assunto e buscar soluções, será realizado, entre os dias 26 e 30 de setembro, o Circuito sobre Pastagens para o Norte de Minas. O circuito visitará seis municípios. A iniciativa é da Emater-MG e do Grupo de Bovinocultura, formado por 256 produtores e técnicos do setor que se comunicam por uma rede social.

A primeira etapa acontece na cidade de Pirapora (26/09). As próximas serão realizadas nos municípios de São Francisco (27/09), Januária (27/09), Janaúba (28/09), Salinas (29/09) e Montes Claros (30/09). O circuito tem como tema: Estratégias para a Perenização das Pastagens do Norte de Minas: o que deve e pode ser feito?. “Perenizar é recuperar e manter viva e produtiva a pastagem”, explica o coordenador estadual de Bovinocultura da Emater-MG, José Alberto de Ávila.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local do evento. “O circuito surgiu do interesse de um grupo de pecuaristas e técnicos do Norte de Minas. Daí a sua importância em atender às necessidades regionais. A pastagem é atualmente a grande dificuldade para a atividade de bovinocultura na região. Ou se consegue produzir pastagem de qualidade no Norte de Minas ou a sustentabilidade da bovinocultura nesta região estará seriamente comprometida”, diz o coordenador da Emater-MG.

De acordo ainda com ele, um levantamento feito pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) aponta que dos 26 milhões de hectares de pastagens existentes no estado 45,3 % estão altamente degradadas. No Norte de Minas, segundo o coordenador da Emater-MG, dos 3 milhões de hectares de pastagens da região, 56% estão degradados.

Entre as causas para a degradação das pastagens, estão a falta de adubação e a seca na região. “A pastagem tem de ser vista como uma cultura que precisa de adubação. O que na maioria das vezes não acontece. Outro fator é a falta de chuvas. Uma situação comum no Norte de Minas e que tem prejudicado ainda mais as pastagens, com a morte do capim e perda da pastagem”, afirma José de Ávila.

No Brasil e no Norte de Minas, a pastagem é a principal fonte de alimentação do rebanho bovino. A redução da oferta de pastagem significa diminuição na produção de carne e leite. De acordo com Ávila, nos últimos anos, para evitar maiores problemas como a morte de animais, muitos pecuaristas fizeram a transferência dos seus rebanhos para outras regiões de Minas Gerais (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba) e do Brasil (Goiás e Mato Grosso). “De cerca de 3,6 milhões de cabeças que a região já teve, estima-se uma saída de 50% do rebanho da região”, diz o coordenador da Emater-MG.

Para José Ávila, a recuperação e perenização das pastagens no Norte de Minas é um trabalho de longo prazo. Uma das alternativas sugeridas é a adubação da pastagem. “De acordo com cada análise de solo, identifica-se que tipo de correção precisa ser feita”, diz.

Outra medida sugerida é a adoção pelos pecuaristas do sistema Integração Lavoura e Pecuária (ILP). Nesse caso é feito o plantio consorciado de sorgo e capim. O sorgo poderá ser utilizado para a produção de silagem para servir de alimentação complementar para o gado no período de seca. O sistema ainda promove a renovação e perenização da pastagem. “No sistema ILP é feita toda a correção do solo e adubação exigida, de acordo com a análise de solo. O adubo usado na lavoura vai também ser utilizado na pastagem. É o que se chama de aproveitamento de adubação residual da lavoura pela pastagem. Por sua vez, a pastagem irá fornecer a infiltração de água no solo e diminuir a evaporação desta água. Isso vai produzir comida para os bovinos e ajudar na recuperação da pastagem”, diz o coordenador.

ILP sorgo

Integração lavoura pecuária - sorgo

Atuação da Emater-MG

O sistema ILP vem sendo desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo e divulgado pela Emater-MG, que orienta os pecuaristas sobre a técnica. A empresa de assistência técnica também orienta os produtores sobre a necessidade de adubar e produzir pastagem. Além disso, no Norte de Minas é desenvolvido o programa estadual Minas Pecuária, que visa promover a geração e ampliação de renda do produtor rural, estabelecendo sistemas de produção sustentáveis e proporcionando aos produtores rurais meios e condições para apropriarem-se de tecnologias e de estratégias de gestão do sistema de produção. O programa da Secretaria de Estado de Agricultura é executado pela Emater-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, e conta com a parceria de outras instituições.

O programa está alicerçado em nove diretrizes: assistência técnica e extensão rural, pesquisa e inovação tecnológica, gestão da atividade, boas práticas de produção, qualidade dos produtos, sanidade animal, melhoramento genético, infraestrutura e logística, políticas setoriais e marcos regulatórios. De acordo com a Secretaria de Agricultura, foram implantadas no estado 371 unidades demonstrativas do Minas Pecuária.

Serviço: Etapas do Circuito

Município: Pirapora
Data: 26/09
Local: Hotel Canoeiros
Horário: 13h
Informações: (38)3741-2547


Município: São Francisco
Data: 27/09
Local: Rua Agabas Rio, 1.662, bairro Santo Antônio
Horário: 8h
Informações: (38)3631-1386


Município: Januária
Data: 27/09
Local: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Horário: 14h
Informações: (38)3621-1019


Município: Janaúba
Data: 28/09
Local: Unimontes/Campus Janaúba
Horário: 13h
Informações: (38)3821-1589


Município: Salinas
Data: 29/09
Local: Instituto Federal do Norte de Minas/Campus Salinas
Horário: 8h
Informações: (38)3841-1280


Município: Montes Claros
Data: 30/09
Local: Parque de Exposições João Alencar Ataíde
Horário: 7h30
Informações: (38)3223-2130


As informações são da Emater. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures