ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CEVA realiza 1º Simpósio Internacional do Velactis

POR MARLIZI M. MORUZZI

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/05/2017

4 MIN DE LEITURA

0
1
CEVA Saúde Animal reuniu mais de 200 convidados no Hotel Tauá, em Atibaia/SP, onde foi realizado o 1º Simpósio Internacional do Velactis. O objetivo da empresa foi apresentar aos técnicos e produtores os benefícios do produto - primeiro e único facilitador de secagem do mundo desenvolvido pela empresa -, bem como sua viabilidade econômica dentro dos sistemas de produção leiteira.

ceva - simpósio internacional velactis

ceva - simpósio internacional velactis

Em sua apresentação, o Gerente Técnico de Pecuária da Ceva, Alex Souza, falou sobre o uso do Velactis em rebanhos brasileiros, apresentando dados de diversos trabalhos de pesquisa. “O Velactis é um produto com impactos positivos no manejo da fazenda, na saúde do úbere das vacas e no bem-estar animal”, ressaltou. Entre os benefícios do produto, Souza citou a secagem mais rápida, redução do vazamento de leite, melhor saúde da glândula mamária no pós-parto, e maior bem-estar no momento da secagem (ao permitir a secagem abrupta, sem necessidade de diminuir a oferta alimentar e a frequência de ordenha).

“Um estudo realizado em 3 rebanhos de alta produção, nos quais não foi utilizado o Velactis, mostrou que cerca de 31% das vacas de alta produção apresentaram vazamento de leite na pós-secagem, o que é altamente indesejável”, explicou. “Sabe-se que o vazamento de leite aumenta consideravelmente o risco de mastite clínica, principalmente por patógenos maiores. Esse é um dos motivos pelos quais não é desejável alta produção de leite no momento da secagem”, disse o Gerente. E complementou: “pesquisadores mostraram que para cada 5kg de aumento na produção no momento da secagem acima de 12,5 kg, a chance de infecção aumenta em 77%”.


ceva - simpósio internacional velactis

ceva - simpósio internacional velactis

Outro ponto de destaque na apresentação de Alex Souza foi em relação ao uso de antibióticos. “A pressão pela redução do uso irrestrito de antibióticos é cada vez maior. Existem regulamentos orientando a diminuição de uso, principalmente no período seco. Isso é uma tendência crescente em todo o mundo”, alertou. “Uma das alternativas não antibióticas durante o período seco é o uso concomitante do selante interno de teto e o facilitador de secagem”, disse.

Na sequência, Souza mostrou um experimento realizado em 6 fazendas na Inglaterra, utilizando 1.100 vacas, no qual avaliou-se a eficácia do uso do Velactis combinado com selante interno de tetos, em vacas não infectadas. “Quando em combinação com o selante interno, o Velactis reduziu o risco de mastite clínica no início da lactação, comparado ao uso isolado de selante ou antibiótico intramamário. Os efeitos foram mais evidentes em vacas com baixa CCS, associado a não utilização de antibiótico intramamário”, explicou. Segundo Souza, estes efeitos foram independentes do nível de produção da vaca.

Rudsen Pimenta, Gerente de Marketing de Pecuária da Ceva Saúde Animal, falou sobre o impacto do Velactis no bolso do produtor, mostrando cálculos com custos diretos e indiretos. “O Velactis é o único produto que começa a dar lucro para o produtor antes mesmo de ser usado”, afirmou Pimenta, fazendo uma provocação inicial em sua apresentação. “Apesar de ser um produto mais relacionado ao manejo da fazenda, ele tem benefícios significativos na saúde e bem-estar dos animais”, disse.

ceva - simpósio internacional velactis

Segundo o Gerente de Marketing, o Velactis coloca na mão do produtor a gestão do período seco das vacas. “Uma das principais contas que o produtor precisa fazer é que 1 dia a menos na duração do período seco - obviamente que respeitando o período ideal para preparação da glândula mamária para a nova lactação -, significa 1 dia a mais de leite no tanque”, ressaltou. “Além disso, ao fazer a secagem abrupta e aproveitar mais o período de lactação, é possível fazer uso de mais uma dose de bST, maximizando a produção da vaca”, disse Pimenta.

Durante o evento, foram mostrados alguns depoimentos de produtores que usam o Velactis em seus rebanhos. Um deles foi o do produtor Marcos Souza de Freitas, do RS, que contou como o Velactis ajudou as vacas do rebanho. “As vacas de alta produção chegavam no momento da secagem produzindo muito leite, e para reduzir a produção, tínhamos que diminuir a alimentação, o que causava muito estresse. Com o uso do Velactis, aproveitamos a lactação das vacas até o último dia antes da secagem, que agora é feita de forma abrupta, e sem estressar os animais”, afirmou.
O segundo dia do evento contou com uma mesa redonda, em que produtores e técnicos deram seus testemunhos sobre o uso do Velactis e responderam perguntas do público presente. O evento foi encerrado com um almoço para todos os participantes.

Mais informações: www.ceva.com.br

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"

MARLIZI M. MORUZZI

Coordenadora de Conteúdo do EducaPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures