ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cancelada a atualização dos índices de produtividade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/06/2010

1 MIN DE LEITURA

8
0
O Governo Federal desistiu de promover a atualização dos índices de produtividade agropecuária usados como parâmetro nos processos de desapropriação de terras para a reforma agrária. A forte resistência da bancada ruralista no Congresso e a rejeição unânime de parlamentares peemedebistas foram decisivas para o recuo tático do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os novos índices obrigariam produtores rurais a elevar a produção rural, mesmo em anos de crise, para cumprir requisitos de utilização da terra (GUT) e de eficiência da exploração (GEE). Se o percentual não fosse atingido, o produtor poderia ter sua propriedade desapropriada para fins de reforma agrária. O que é considerado injusto pelo setor rural.

"O setor primário brasileiro é o único do qual é exigido o índice de produtividade. Então, cancelar essa atualização é um alívio para os produtores. Aqui não temos condições de fazer investimentos para aumentar a produção. É preciso que o Governo nos dê condições e recursos para esse fim", afirma o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Júlio Rocha.

Os produtos agrícolas do Brasil são taxados com 19% de impostos, enquanto em outros países a taxa é bastante inferior. Nos Estados Unidos, por exemplo, os impostos sobre os insumos não passam de 5%. E, como se não bastasse, no exterior, todos os riscos ambientais e fitossanitários são financiados pelo governo.

O setor rural responde por 1/3 do PIB e das exportações brasileiras. O país possui cerca de 5 milhões de propriedades rurais, sendo que 80% delas estão nas mãos de pequenos produtores.

As informações são da FAES, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Estamos realizando a 8º edição da Pesquisa Top 50 BeefPoint de Confinamentos. Clique aqui para indicar confinamentos e concorra a DVDs com palestras dos eventos do BeefPoint.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS V. LENZI

SANTARÉM - PARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/06/2010

Deus proteja a bancada ruralista, hoje é o dia certo de fazer as coisas certas, amanhã será tarde. Se um projeto passa os danos, seriam como o estatuto do menor, uma bomba!



MARCELO FERNANDES BAÍA VIEIRA

NOVA VENÉCIA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/06/2010

Espera - se que todos os Produtores Rurais se unam para exterminar todos aqueles que queriam rever os conceitos de produtividade no VOTO.
JOSÉ RICARDO SKOWRONEK REZENDE

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 07/06/2010

Uma excelente notícia.
IRIA MARIA DAVANSE PIERONI

CUIABÁ - MATO GROSSO

EM 02/06/2010

Quem produz, no Brasil, nunca foi valorizado. Recordo-me dos meus Pais, que eram agricultores, sempre lavrarão a terra, pessoas honradas, sofreram por demais diante das intempéries. Chuvas de granizo, geadas, etc. Como pequeno agricultores que eram, nunca tiveram qualquer ajuda! Hoje a situação permanece a mesma, só mudaram o nomes das pessoas.

O preço dos produtos lá embaixo, devido à valorização do real, baixa nas commodites e taxa de juros lá pra cima....Quem suporta????
PAULO LUÍS GONÇALVES CAMPELO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/06/2010

É um alívio para a classe, uma batalha foi vencida, mas a guerra, ainda não. Vamos ficar atentos aos próximos acontecimentos e vamos ser mais conscientes no momento de escolher os nossos representantes no Congresso e o próximo Presidente da República.
ANTONIO COMAR NETO

ARAPOEMA - TOCANTINS - EMPRESÁRIO

EM 01/06/2010

pelo menos por enquanto podemos respirar aliviados....rsss
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/06/2010

Precisamos de colocar politicos que tenham uma certa cultura , em relação ao meio rural , pra nos governar, caso contrário , é mais um atraso de vida e perdas , em uma economia que sustenta a baixos custos e com sofrimento esse imenso país. Precisamos nos unir e fortificarmos e fazermos um movimento parecido com os do SEM TERRA, mas , o nosso tem que ser os COM TERRA , para sermos mais respeitado perante o governo.
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/06/2010

Ao rever os erros que iam ser cometidos, os deputados agiram com conciência. Gostaria de ver debatido, o trabalho que o pesquisador Eliseu de Andrade da Embrapa, propos. é bastante interessante, e mantem o desenvolvimento da agropecuária no país.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures