ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial: volume de leite condensado exportado apresenta alta expressiva

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/03/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
A balança comercial de lácteos teve um déficit de 1.538 toneladas em fevereiro, déficit 73% menor que o apresentado no mês anterior. Em valores, o déficit da balança de lácteos registrou queda de 78,5% com relação a janeiro, mas continua com saldo negativo de US$ 2,46 milhões.

Tabela 1
. Exportações e importações por categoria de produto.

Fonte:MDIC

As exportações apresentaram alta, tanto em volume quanto em valor. Em fevereiro, foram exportados US$19,34 milhões de dólares de produtos lácteos, um aumento de 96% frente a dezembro. O maior volume das exportações foi o de leite condensado, que aumentou de 777 para 2.821 toneladas, valor quase quatro vezes maior que o registrado em janeiro. Os principais destinos do leite condensado foram a Arábia Saudita (destino de 43,2% do total exportado do produto) e os Emirados Árabes Unidos (17,8%).

Outro produto que apresentou alta nas exportações em fevereiro foi o leite em pó integral, que teve alta de 85% sobre as exportações de janeiro. O principal comprador foi a Venezuela, destino de praticamente todo o leite em pó exportado (99,7%).

As importações tiveram queda de 6,6% em volume. Os produtos que tiveram maior redução no volume importado foram o leite em pó desnatado (-55,9%) e o soro de leite (-27,2%). Em contrapartida, houve aumento de 11,8% no volume importado de leite em pó integral, de 17,2% no de manteigas e de 22,9% no de queijos. Os principais fornecedores de leite em pó (tanto integral quanto desnatado) foram a Argentina (56,1%) e o Uruguai (35,8%).

Analisando as quantidades em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para a fabricação de cada produto), a quantidade importada foi de 55,7 milhões de litros em fevereiro, queda de 12,9% em relação a janeiro. Em contrapartida, as exportações em fevereiro duplicaram, registrando alta de 108,7% em relação ao mês anterior.

No saldo acumulado dos primeiros dois meses do ano, o déficit da balança comercial de lácteos em equivalente-leite é de 63,4 milhões de litros. Volume 36,1% ao registrado no mesmo período do ano passado, que havia sido de 99,2 milhões de litros.

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial de lácteos em equivalente-leite (milhões de litros/mês).


A matéria é da equipe MilkPoint, a partir de dados do MDIC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures