ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial: importação volta a apresentar leve alta

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/12/2016

1 MIN DE LEITURA

4
0
Em novembro, a balança comercial seguiu apresentando saldo negativo, com valor negativo de US$38,5 milhões.

Tabela 1. Exportações e importações por categoria de produto.

balança comercial - lácteos - mdic
Fonte: MDIC 

O volume de produtos lácteos exportados foi 8,1% maior que o mês anterior, e o valor, 41,6% maior. Ao se comparar este mesmo período com 2015, o volume é 32% inferior. O leite em pó integral foi o principal produto responsável por essa alta, que teve um volume exportado 147% maior que o mês anterior, sendo principalmente destinado à Venezuela.

Referente às importações, o volume subiu 6,8% em relação a outubro, resultando em 20,7 mil toneladas. O valor foi de US$62,4 milhões. O leite em pó integral teve volume importado de 9,7 mil toneladas em outubro (7,3% de elevação em relação ao mês anterior); também foram importadas 3,4 mil toneladas de leite em pó desnatado (26,5% de elevação em relação ao mês anterior); 1,8 mil toneladas de soro de leite (volume 22,5% inferior em relação a outubro, porém ainda 190% superior que novembro de 2015).

A importação de queijos foi a que apresentou menor variação de volume dentre os principais produtos, tendo 4,5 mil toneladas de queijos importadas (valor 0,8% superior ao mês anterior e 132% maior que o mesmo mês no ano anterior)

Ao analisar as quantidades em equivalente-leite (o quanto de leite é utilizado para fabricar cada produto), a quantidade importada foi de 164,1 milhões de litros em outubro, valor 9,6% superior em relação a outubro. No comparativo com novembro de 2015, o volume importado em equivalente-leite foi 101% superior.

As exportações em equivalente-leite tiveram alta de 17,2% em relação a outubro, com o volume de 38,9 milhões de litros. Ao se comparar esse valor com o mesmo período no ano anterior, o volume exportado é 42% inferior.

O saldo da balança comercial de lácteos para novembro de 2016 foi negativo em 126 milhões de litros, um déficit 8% maior que o mês anterior. Até o mês vigente, o ano de 2016 apresentou déficit na balança comercial de lácteos de 1,43 bilhões de litros.

Gráfico 2. Saldo mensal da balança comercial de lácteos em equivalente-leite (milhões de litros/mês).



Equipe MilkPoint, com dados do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços)
 

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GERMANO NOVAIS FRANCO

PRATA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/12/2016

É falta de respeito com nós Produtores tanta importação, uma vergonha, nós que lutamos tanto no dia a dia, para produzirmos com qualidade e eficiência, para vir algumas indústrias com o Aval do Governo e inundar nosso País de Leite Importado, e os Produtores aqui cada dia com mais dificuldades de continuar Produzindo. Lamentável, espero que saibam o que estão fazendo, pois num futuro muito próximo pode custar muito caro para quem está à frente esta covardia. Com certeza virá queda brusca de produção nacional no Ano de 2017, e tudo devido a estas importações, pois o Produtor não aguenta tanta oscilação, e continuar Produzindo com prejuízos. Ainda acredito na nossa atividade reconhecida cada dia mais nacionalmente e totalmente sustentável!!!
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/12/2016

O respeito ao produtor brasileiro é uma piada, nós que compramos todas as necessidades de uma propriedade aquí, e pagamos , gerando  empregos ,  impostos arrecadados  pela união, estados e municípios, enfim , é uma pancada enorme para o produtor pagar, e somos sacaneados por uma meia dúzia de pessoas  que  só pensam em seus bolsos liberando importação de leite para um país com um potencial enorme para produzir leite.como o nosso, é piada!
ELIZIARIO PEDROZO

ENÉAS MARQUES - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/12/2016

Difícil entender exporta-se mais leite em pó integral, e importa-se mais leite em pó desnatado e soro, outro detalhe o gráfico demonstrado importação maior que a exportação

no período de janeiro/16 à novembro/16,  1.424 (um bilhão e quatrocentos e vinte e quatro milhões) de litro, período de janeiro/14 à dezembro/15, um total de 720 (setecentos e vinte)  milhões de litro, em onze meses de 2016, importou-se mais que o dobro de 02 anos, e nós produtores vivendo uma grande crise, o governo e as industrias estão jogando a favor de quem?
DERLEI JOSÉ BRANDÃO

BOM REPOUSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/12/2016

Como que o brasil ta importando leite em po, se dizem que o dolar e o nosso leite  ,no preço que esta ,nao e viavel ,e outra nao estava proibido?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures