ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial de lácteos apresenta maior déficit desde fevereiro de 2000

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/05/2016

1 MIN DE LEITURA

3
0
A balança comercial de lácteos teve um déficit de 18.603 toneladas em abril, déficit 31% maior que o apresentado no mês anterior. Em valores, o déficit da balança de lácteos foi de US$ 49,4 milhões. O resultado é reflexo da estagnação do volume exportado aliada a uma forte alta nas importações.

Tabela 1. Exportações e importações por categoria de produto.

Fonte:MDIC

As exportações apresentaram leve aumento de 3,8% em valor e de 1,0% em volume. Em abril, foram exportadas 2,81 mil toneladas de produtos lácteos, contra 2,79 mil toneladas em março. Na comparação com abril de 2015 a queda nas exportações em volume foi de 40%.

Já as importações, tiveram alta de 26% frente a março. Com destaque para o leite em pó integral (+72%), manteigas (+149%) e queijos (+2%). Já o leite em pó desnatado (-28%) e o soro de leite (-4%) apresentaram quedas no volume comercializado.

O aumento das importações de leite em pó ocorreu, principalmente, devido a um crescimento de 124% nos volumes com origem no Uruguai: somente em abril, cerca de 8,4 mil toneladas de leite em pó (integral e desnatado) tiveram o país como origem, o equivalente a 54% do total importado de leites em pó. Outras 5,8 mil toneladas vieram da Argentina; 1,2 mil toneladas do Chile e 225 toneladas foram importadas do Paraguai.

Analisando as quantidades em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para a fabricação de cada produto), a quantidade importada foi de 169,2 milhões de litros em abril, aumento de 22,5% em relação a março. Já as exportações apresentaram leve aumento sobre o mês anterior, indo de 15 milhões de litros para 15,3 milhões de litros.

Devido a isso, o saldo da balança comercial de lácteos foi negativo em 155 milhões de litros, o pior resultado desde fevereiro de 2000, quando o saldo ficou negativo em 168 milhões de litros, como pode ser visto no gráfico 1 a seguir.

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial de lácteos em equivalente-leite (milhões de litros/mês).



No saldo acumulado dos primeiros quatro meses do ano, o déficit da balança comercial de lácteos em equivalente-leite é de 342 milhões de litros, 63,7% acima do mesmo período de 2015.

A matéria é da equipe MilkPoint, a partir de dados do MDIC.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GERMANO NOVAIS FRANCO

PRATA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/05/2016

É um absurdo o que acontece com a Cadeia de Leite no Brasil, esta entrada de Leite de fora faz com que os Produtores de Leite sejam remunerados para recuperar os estragos que estes últimos anos causaram. Como diz o Roberto Jank Jr. "Cadê a turma da frente Nacional do Leite"

Está na hora de agirem, antes que mais uma vez o Produtor que tenha mais uma vez que pagar o pato. Só que, se isto acontecer o estrago na cadeia de Leite pode ser grande. O mínimo que nós Produtores esperamos é que as pessoas a frente da Cadeia de Leite agem rápido e não deixem que estas importações totalmente injustas prejudiquem nós Produtores. Enquanto isso ficaremos atentos!!!!
ELISEU NARDINO

MARIPÁ - PARANÁ

EM 06/05/2016

Leite do Paraguai, brincadeira isso, do chile, da para ver mesmo que estamos sem governo  mesmo, somos os de nariz vermelho da América do Sul, palhaçada.
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/05/2016

O leite Uruguaio foi especialmente barato com o pó integral a U$ 2.448 a tonelada.

O preço interno no Uruguai esta em U$ 0,32 por litro; certamente a perda do mercado Venezuelano fez com que o Uruguai descarregasse no Brasil todo o seu excedente.

Porém não podemos aceitar praticas desleais de comercio, uma vez que vender abaixo do preço de compra é DUMPING. Já enfrentamos esse tipo de problema no passado e o estrago na cadeia láctea foi grande.

Turma da Frente Nacional do Leite, vamos agir!  

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures