ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bactéria láctea aumenta a imunidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/01/2001

1 MIN DE LEITURA

0
0
Bactérias presentes em certos produtos lácteos podem aumentar a capacidade do corpo de lutar contra doenças, segundo indica novas pesquisas.

Foi determinado que a Bifidobacterium lactis HN019 aumenta a atividade de 2 tipos de células do sistema imune em adultos com boa saúde, segundo indica publicação feita no European Journal of Clinical Nutrition.

"Esses resultados abrem a possibilidade de que a B. Lactis possa ser incorporada em produtos lácteos, com propriedades de promover a imunidade, que podem oferecer benefícios significativos para a saúde humana", disse B.L.Chiang, que trabalha no National Taiwan University em Taipei, Taiwan.

Mas não é só isso. Os cientistas informaram que algumas cepas de bactérias produtoras de ácido lático contidas em alguns produtos lácteos fermentados, como o queijo e o iogurte, podem ajudar na digestão, diminuir o colesterol e prevenir infecções intestinais, segundo informa o Reuters Health.

O estudo contou com a participação de 50 pessoas saudáveis, de idade entre 41 e 81 anos. Inicialmente, o grupo consumiu leite desnatado não contendo B. Lactis. Então, depois de 3 semanas, os participantes do projeto ingeriram o probiótico presente no leite desnatado ou no leite que já estava com a lactose quebrada previamente. Depois de mais 3 semanas, os participantes voltaram a consumir leite desnatado sem o probiótico.

Os indivíduos não apresentaram nenhuma mudança no funcionamento das células do sistema imunológico enquanto beberam o leite desnatado sem probiótico. Entretanto, quando consumiram a versão contendo o probiótico, a atividade de algumas células do sistema imune aumentou, um fenômeno que foi mais pronunciado naqueles que ingeriram o leite com a lactose modificada.

Apesar desses resultados dos estudos, os pesquisadores disseram que ainda não foi determinado se o consumo de B. Lactis pode ajudar no combate a infecções ou proporcionar outros impactos no sistema imunológico.

Essas descobertas dos cientistas não são achados isolados sobre os benefícios dos probióticos. Um estudo divulgado em maio do ano passado mostrou que crianças que consomem iogurtes e outros produtos lácteos fermentados lidam melhor com alergias alimentares, têm um aumento no sistema imunológico, além de uma melhoria no balanço das bactérias do trato intestinal.

A empresa francesa Danone também beneficiou-se com o fato de os consumidores acreditarem nos efeitos dos probióticos, tendo anunciado em setembro do ano passado que 75% do aumento das vendas da empresa foram devido ao iogurte de beber Actimel.

Obs: o MilkPoint publica as matérias do site www.dairynetwork.com mediante autorização da empresa VerticalNet, Inc., proprietária do respectivo site.

fonte: Gerry Clark, Dairy Network, por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures