ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Anvisa pede inspeção na fábrica de Toddynho

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/10/2011

1 MIN DE LEITURA

5
0
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou à Vigilância Sanitária de São Paulo uma inspeção imediata na fábrica do achocolatado da marca Toddynho, localizada em Guarulhos, na Grande São Paulo. O pedido da Agência foi feito hoje e é resultado da ocorrência de casos de queimaduras na boca de quatro crianças que ingeriram o achocolatado no Rio Grande do Sul.

De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, que investiga os casos, os primeiros resultados de análise laboratorial apontam um PH de 13,3, considerado muito alcalino para alimentos. Os desvios de qualidade no composto alimentar sabor chocolate fortificado com vitaminas da marca Toddynho foram encontrados em dois lotes: L4 32 06:08 e L4 32 06:09, com data de validade até 19/02/2012. Como forma de prevenção, a vigilância sanitária gaúcha realizou a interdição cautelar de todos os lotes do alimento no estado.

A empresa PesiCO, responsável pela produção do Toddynho, informou que houve uma falha durante a fabricação. A empresa declarou que os lotes apontados foram distribuídos exclusivamente para o Rio Grande do Sul.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta epidemiológico para todas as Coordenadorias Regionais de Saúde. O Centro de Informações Toxicológicas do Estado também foi notificado do caso. A recomendação para quem possuir em casa os lotes do produto considerados suspeitos é não consumir o alimento.

A matéria é de Marcela Borroul Gonsalves, para a Agência Estado, adaptada pela Equipe MilkPoint.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CACIANO PANIS DE BRITO

IJUÍ - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/10/2011

Sr Carlos





Lendo o seu comentário, penso que o governo deveria ainda ter mais responsabilidade em relação a inspeção de todos os produtos, olha não podemos deixar acontecer  casos como esse do todinho para depois tomar providencias (inspeção da fabrica) isso deve ser

algo constante,  e não apenas depois que acontece algum fato com a população....

Como o senhor mesmo cita em seu comentário o código de defesa ao consumidor precisa ser respeitado, precisamos ter qualidade em nossos produtos desde a origem ao produto final.

Esse caso do todinho foi um , dentre vários , que acontecem e as vezes o consumidor nem fica sabendo, o que esta consumindo na realidade .....
CARLOS R TURCHETTO JR

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 10/10/2011

Gostaria de lembrar a todos, inclusive Sr Paulo e Sr Caciano que o Todinho não é fabricado sob Inspeção do SIF (MAPA). O SIF fiscaliza apenas alimentos onde os ingredientes preponderantes sejam de origem animal. Bolos, paes, biscoitos, chocolates e outros alimentos possuem leite em sua composição. Mas como o leite entra em pequenas quantidades, o alimento não é considerado de origem animal, e sua fiscalização fica a cargo da Vigilância Sanitária. A única exigência é que o leite (ou produto de origem animal utilizado) seja proveniente de industria inspecionada pelo SIF (ou SIE /SIM conforme âmbito de comercialização).


Muitos concorrentes do Todinho são bebidas lácteas, e de fato estão sob inspeção do SIF. Mas no caso do Todinho, ele não se enquadra como bebida láctea. Segundo informações, eles utilizam pequenas quantidades de leite em pó inspecionado e elaboram o produto sob fiscalização da Vigilância Sanitária.


De toda forma lembro ainda que, segundo o Código de Defesa do Consumidor, as empresas fabricantes são as responsáveis pela qualidade dos produtos. Portanto, o papel do governo (seja SIF seja Vigilância) é o de fiscalizar os controles das industrias e, constatando inconformidades, além de punir o estabelecimento, exigir as medidas corretivas adequadas, como o recall.
RONALDO CARVALHO SANTOS

CURITIBA - PARANÁ - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 10/10/2011

Grato pela análise....
CACIANO PANIS DE BRITO

IJUÍ - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/10/2011

Concordo contigo Paulo, o pessoal cobrar dos produtores que os alimentos devem ter qualidade, e o produto das empresas não precisa????E o Mapa e a Inspeção federal esta aonde ?
PAULO ROBERTO VIANA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/10/2011

Enquanto o Brasil não tratar o Serviço de Inspeção (Municipal, Estadual ou Federal), com a devida importância, a população estará a mercê dos empresários que visam o lucro acima de tudo.


Qualidade e segurança dos alimentos, bobagem né???

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures