ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ajude o leitor: suco rosado de queijo fresco feito com leite cru, o que pode ser?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/02/2016

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

5
0
Recebemos uma foto de um queijo fresco de Goiás, de leite cru, que após ser recebido pelo cliente, foi lavado e seco com pano de prato, e colocado na geladeira. No dia seguinte ao cortar o mesmo, percebe-se um suco avermelhado, parecido com o suco de uma carne descongelada, rosado, sem cheiro e sem gosto. Estando o queijo totalmente branco, sem apresentar nenhuma evidência de que produzisse este caldo. Vale ressaltar que outros queijos apresentaram o mesmo caldo avermelhado, sem nenhuma explicação aparente.


Nesse sentido, vários questionamentos foram feitos: o que pode estar acontecendo? Há um diagnóstico de possibilidades? A sanidade do animal que produziu o leite e a qualidade da matéria-prima podem estar relacionadas com problema?

Participe deixando o seu comentário e opinião no box abaixo. A Equipe MilkPoint agradece a sua participação:
 

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FÁBIO PHILOMENO

MOGI MIRIM - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 25/02/2016

Queijo feito com leite com presença de sangue.
HELTON HIPOLITO DE MORAES

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/02/2016

SIm. Por isso se faz mister uma análise química do produto para se ter real certeza; pois se foi feito de modo  irregular, é preciso diferenciar o uso irregular intencional, na tentativa de se esconder alguma falha na coleta e condução do leite desde a obtenção até o uso, ou se o produtor do queijo, fêz uso irregular por desconhecimento sobre tal técnica. Ou seja, tem que ser identificado se o produto foi utilizado por dolo ou falta de conhecimento.
YURI CUNHA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/02/2016

Concordo com o comentário acima. O uso em excesso do nitrato de sódio pode causar essa coloração avermelhada.
MARLOW ALMEIDA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/02/2016

uso irregular de nitrato de sódio
HELTON HIPOLITO DE MORAES

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/02/2016

Pode ser que o leite utilizado esteja contaminado por  Streptococcus, Staphylococcus ou Mycoplasma (mastites clínica e ou subclínica) o que incide em que o patógeno possa ser identificado através da cultura de uma amostra do leite coletada assepticamente. Pode ser que por pressa o ordenhador tenha misturado o pré  dipp ao leite, onde por pressa,durante o processo de limpeza dos tetos ao leite não tenha feito a limpeza dos tetos individualmente, é comum ser feito o uso de um mesmo papel ser utilizado para secar os quatro tetos, o que está errado, há o risco da contaminação cruzada; ou mesmo a quantidade do pré dipp seja inferior acrescida de corante para ludibriar o comprador e não esteja nos parâmetros de porcentagem de Iodopovidona.O coalho utilizado pode estar vencido ou mal acondicionado ou ter sido utilizado fora das medidas corretas, bem como possa ter sido utilizado eventual substituto na falta do coalho específico. A higiene pessoal e de todo o material utilizado na manufatura do queijo, também pode estar prejudicada pelo uso de produtos químicos utilizados em sua assepsia. Para se ter um diagnóstico preciso, seria mister uma análise química do queijo, do líquido e uma avaliação criteriosa de todo o processo investido pelo produtor, desde o apartar das vacas ao curral de leite, até o acondicionamento do queijo em geladeira; onde não é citado em que condições o produto final foi acondicionado, se com proteção ( coberto) o que poderia ter influência algum outro produto que porventura esteja dentro da geladeira. Até a geladeira em sí, pode ocasionar diferenciações se acaso for modelo antigo em que não se use o gáz ecológico e haja vazamento de gaz. São várias as hipóteses, mas tem que investigar.  

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures