carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Leite & Mercado > Giro Lácteo

4 passos para coleta de amostras de forragem

Por ESALQLab
postado em 12/07/2017

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Larissa F. Garcia e Guilhermo F. S. Congio

Grupo de Estudos com Plantas Forrageiras (GEPF) - Dep. Zootecnia da ESALQ/USP para ESALQLab – Zootecnia, Plataforma de análises laboratoriais para o AGRO

Por que devo ler esse artigo?

Saber a qualidade da pastagem que está sendo consumida pelos animais é um dos pontos críticos no processo de avaliação nutricional e balanceamento da dieta. Estudos mostram que o teor de proteína pode variar em até dez unidades (por exemplo, de 6 a 16% em gramíneas) em função das práticas de manejo adotadas (adubação, taxa de lotação e frequência de pastejo). Apesar de ser o mesmo “pasto”, são composições nutricionais distintas e que precisam ser conhecidas se você quer de fato maximizar a produção dos seus animais.

Muitos técnicos já incorporaram como rotina a avaliação periódica do valor nutritivo da pastagem, porém muitos ainda nos procuram com dúvidas em relação à etapa de coleta da amostra para análise bromatológica. Sim, a coleta é um ponto crítico. Se não for bem executada, são geradas informações imprecisas, e que afetam o processo de tomada de decisão.

O Grupo de Estudos com Plantas Forrageiras (GEPF), do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, elaborou um material simples e objetivo com o passo a passo para coleta de amostras de forragem em pastos. Também, produziu um vídeo com menos de 3 min com toda a instrução.

Se você tem dúvidas sobre como coletar uma amostra da forma correta, esse material é para você. Esperamos que seja útil.

Clique aqui para receber os 4 passos para coleta de amostras de forragem.

 

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

ESALQLab    Piracicaba - São Paulo

Produção de leite

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade