ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Depoimento de produtor emociona plateia no Interleite Brasil 2012 (Assista ao vídeo!)

POR MARIA BEATRIZ TASSINARI ORTOLANI

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/09/2012

3 MIN DE LEITURA

39
1
O Interleite Brasil 212, foi realizado em Uberlândia/MG entre os dias 11 e 13 de setembro trazendo palestras de mercado, técnicas e painéis de produtores. Os casos de sucesso de produtores trouxeram informações práticas e reais de empresários rurais que com muito profissionalismo e visão buscam excelência em suas atividades. Um exemplo foi a palestra de Nivaldo Michetti, que ao final do evento conseguiu superar todas as expectativas e emocionou o público com sua experiência de vida.



Nivaldo Michetti é técnico agrícola e tornou-se produtor de leite aos 34 anos de idade. Iniciou a atividade no sítio São Paulo em Santana do Itararé/PR caracterizado por possuir muita erosão e infestação de tiririca. Naquela época ordenhava manualmente suas vacas mestiças para obter 33 litros/dia, fazia corte manual do capim, não tinha descanso, nem férias e sentia que estava vivendo uma verdadeira escravidão.

Após anos de muitos desafios e pouca tecnologia, resolveu ouvir as recomendações do técnico e amigo Fernando Netto e implementou as melhores práticas de manejo e gestão em seu negócio. "Comecei a utilizar o pastejo rotacionado nas águas - vaca colhe muito melhor que a gente - e suplementação de cana com ureia na seca, tornando a atividade muito lucrativa", disse Michetti. "Sei que a silagem de milho é o ideal, mas nem sempre é acessível para todos." O produtor chamou tais práticas de ´abolicionistas´, pois o libertou de um trabalho ´escravizante´ e sem resultados.



O produtor fala com muito orgulho de sua evolução e o quanto é importante respeitar as necessidades do animal. "Quando você sentir vontade de comer o alimento que irá dar pra sua vaca, estará se tornando um ´profissional´!", complementa.



Começou então a investir no gado que o chamou de ´Hitec´, um apelido inteligente para aquele animal que colhe o pasto e cana e os transformam em leite. "Esse é aquele animal que dá 43 bocados e um passo!"

Pensando sempre em reduzir custo de produção, o produtor conseguiu uma solução prática para diminuir o custo com fertilizantes: o cocho trenó. A grande ideia foi a utilização de um cocho móvel que pode ser deslocado de lugar, e assim aproveitar os dejetos dos animais para fertilizar o solo.



Nivaldo vê como ponto fundamental para o negócio estar presente na propriedade: "É quando viramos as costas, que o leite ferve!" ressaltou em uma metáfora. Outros elementos importantes para a atividade leiteira são elencados por ele, como: ter água de qualidade, sombra, bom humor, fé e gostar do que faz. O segredo de seu sucesso é produzir com alta qualidade, ter volume para diluir custo, trabalhar para manter um baixo custo de produção, proporcionar bem-estar aos animais e ter bom relacionamento com o laticínio.



Com seu jeito simples e profissional, em pouco tempo tornou-se referência e influenciador. Hoje ele possui dois retiros, um iniciando no Mato Grosso, com 33 animais em lactação e 600 litros/dia e outro no Paraná, com 65 animais produzindo 1700 litros/dia e ainda encontra tempo para rodar o Brasil com suas palestras motivadoras. "Miséria não é nada comparada à falta de perspectiva", enfatiza no intuito de passar um pouco de esperança para as pessoas que frequentam suas palestras. "A partir de momento que você acredita que pode, você já mudou de vida".



Coerente com seu discurso, ele afirma que em 22 anos de atividade nunca entrou outro dinheiro em sua casa sem ser advindo do leite. "Considero o leite um ótimo negócio!"

Michetti disse que ser produtor de leite lhe proporciona vantagens como ser 100% honesto, ter uma renda mensal, conseguir fazer uma previsão de crescimento e ter liquidez. E em um tom de orgulho, disse nunca ter tido tempo para pensar em sair da atividade. "A especialização e profissionalização conduz ao êxito", disse.

No encerramento, o moderador Luis Fernando Laranja Da Fonseca, da Fazenda Santa Andréa, resolveu quebrar o protocolo a deixar o microfone aberto para comentários, mas antes deu seu depoimento pessoal: "O Nivaldo conseguiu tocar cada um de uma forma trazendo o tema liberdade, ganhei minha hora". E assim, uma participante completou: "Eu não ganhei apenas uma hora, eu ganhei a mudança da minha vida hoje".

Assista ao vídeo:

Palestra Nivaldo Michetti - Encerramento do Interleite Brasil 2012 from AgriPoint Portais on Vimeo.



Para assistir a palestra do Nivaldo Michetti na íntegra, acesse nossa loja virtual:
clicando aqui

MARIA BEATRIZ TASSINARI ORTOLANI

Médica Veterinária (UEL), Mestre em Medicina Veterinária (UFV), e coordenadora de conteúdo e analista de mercado do MilkPoint.

39

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

OLÍMPIO GOMES AGUIAR

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/02/2013

Parabéns Nivaldo, comprei o vídeo e já assistir diversas vezes, alias assisto toda vez que sinto vontade de desistir da atividade. Passei o vídeo na fazenda para meu funcionário, mostrando a ele que é possível chegarmos lá, uma vez que adoto a mesma tecnologia sua, porém ainda incipiente. Mais uma vez parabéns! Gostaria de sugerir que escrevesse mais detalhes, talvez em um blog aqui no Milkpoint, suas experiências. Abraço.

Olímpio
EDNEIA GABRIEL MIYAMOTO

SANTANA DO ITARARÉ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/10/2012

Posso afirmar com toda convicção que a produção de leite  mudou completamente a vida das pessoas em Santana do Itararé. E devemos, sem dúvida alguma, graças à coragem,ao espírito de companheirismo,de compartilhar,de dividir para poder multiplicar de Nivaldo Michetti, que deixou grandes ensinamentos,e também muita saudade aos que permanecem aqui. No entanto,há muitas pessoas carentes por nosso imenso Brasil,que necessitam de ânimo,de uma luz para dar continuidade ao trabalho no campo, necessitam compreender que o homem do campo deve manter sua cabeça erguida,pois tem sua dignidade e merece respeito. O mundo se tornaria melhor se houvessem mais pessoas a transmitir seus conhecimentos!
DJALMA LINDOLFO FERREIRA BRANCO

ITAPERUNA - RIO DE JANEIRO

EM 05/10/2012

Obrigado à equipe Milkpoint, por eu estar no noroeste fluminense, e pude assisti a esta palestra do Sr. Nivaldo, através do vídeo pude perceber que se trata de um homem com muito talento e amor pela a atividade. Parabens! Nivaldo Michetti.
NIVALDO MICHETTI

SANTANA DO ITARARÉ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/10/2012

Obrigado Sr Marcio Lino Vascocelos.

Esse é o espaço mais publico que tenho para me manifestar,enquanto os benditos do MilkPoint me concederem.

Aproveito o espaço pra dizer que nunca estive em Goias depois que me tornei produtor (antes sim,ate morei aí por um tempo), e é obvio que senti muita curiosidade na época em que o leite"explodiu" por aí. Até previ que depois da "febre"ocorreria o que nos afirma o sr e toda a midia. Costumo afirmar que leite,como atividade,não é coisa pra criança,lembrando do perfil da criança,que quando recebe algo novo,se entusiasma,mas logo em seguida deixa e parte pra outra novidade qualquer. Digo mais, que nessa atividade devemos seguir aquele ensinamento bíblico que diz que quando botamos as mãos ao cabo do arado,nao devemos olhar para trás.  Aproveito para agradecer a equipe do MilkPoint que tem me concedido essa tribuna, que é das pouquíssimas que encontro,pois meu discurso e comportamento nao faz o gosto de muitos interesses que na maioria das vezes nao sabe cultivar seus clientes e fornecedores para que haja um crescimento sustentado,duradouro e de alta fidelidade.
MARC PALIN

APUCARANA - PARANÁ - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 03/10/2012

Sr. Nivaldo.

Eu já estava saindo do auditório quando quando "algo" me fez voltar. Voltei e assistí sua palestra até o final. Senti voltar todo aquele entusiasmo de extensionista iniciante, após quase 30 anos de carreira. O Sr. precisa vir a Goiás urgentemente porque aqui, apesar dos ótimos preços do leite, da organização de produtores, das constantes realizações de eventos ligados ao assunto, a produção vem caindo ano após ano. O Sr. tem o diagnóstico e o remédio para curar Goiás desse marasmo!
VALDIR JOSÉ MEINERZ

ITAIPULÂNDIA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 03/10/2012

Abraços, grande Nivaldo, arrebentando Brasil afora, felicidades.
SERGIO AUGUSTO DE ANDRADE

JUNDIAÍ DO SUL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/10/2012

Tive o previlegio de conhecer o Sr. Nivaldo em 2002, e contando sua historia de vida me disse que havia comprado seu sítio  trabalhando 13 anos em uma empresa de cana de açucar, ele me motivou a realizar o meu sonho, comprar  meu sítio, e graça a Deus e a sua motivação, depois de 15 anos trabalhando na Dpaschoal, consegui  realizar meu sonho e desde o inicio deste ano me tornei em produtor de leite.

Obrigado Nivaldo!!!
ALEXANDRE AUGUSTO CORTEZI

SÃO MANUEL - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/10/2012

VOCE É UM CARA ESPECIAL. DEUS QUE TE ILUMINE E LHE DE FORÇA PARA ENFRENTAR SUA TRAJETÓRIA
AMANDA MOURY

RECIFE - PERNAMBUCO - OVINOS/CAPRINOS

EM 02/10/2012

Também tive a honra de presenciar o grande depoimento de Nivaldo em sua palestra na Interleite 2012 e, como muitos, também me emocionei com cada uma de suas palavras e com a emoção e a paixão com as quais vive a atividade leiteira.

Realmente é um dom poder transmitir de forma tão tocante sua vivência e poder transformar vidas, assim como conseguiu transformar a sua.

Muitas vezes não é fácil seguir na atividade que escolhemos, mas temos que lembrar sempre o "porquê" da nossa escolha e que Deus somente nos dá aquilo que somos capazes de fazer.

E a interação homem-animal-ambiente sem dúvida é o maior presente que uma pessoa pode receber em sua vida, escolhendo ou sendo escolhido por ela!!

Parabéns Nivaldo e continue com suas palestras, dando ânimo a todos nós, produtores, técnicos, enfim, apaixonados pela pecuária e pelos animais!!
EDMAR JAMIL CANDIDO

VOTUPORANGA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/10/2012

Não o conhecia e não tive o prazer de assistir sua palestra ainda, assisti esse pedaço de video, o que me toca e me deixa feliz e triste ao mesmo tempo e o saber que não podemos parar e sempre acreditar no que fazemos com muito amor ele é um exemplo pra mim e pra muitos de nós que vivemos e sobrevivemos do leite, fico feliz de ver uma pessoa como ele em dar certo e fazer sucesso no que faz, e fico triste também porque muitos de nós vamos fazer, tentar e talvez não vamos ter tanto sucesso como ele, se tivessemos uma politica mais humana para nós produtores de leite através do nossos governos, com certeza não sofreriamos tanto para obter resultados satisfatório em nossa atividade! Mas continuo acreditando que com muito esforço e trabalho e sem ajuda de uma politica voltada a nós produtores também podemos chegar num horizonte melhor!! ACREDITAR SEMPRE!!
MARIA BEATRIZ TASSINARI ORTOLANI

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/10/2012

Prezados,

Quem não teve oportunidade de estar presente no Interleite Brasil 2012, em breve teremos a maioria das palestras disponíveis para aquisição.

Para assistir a palestra do Nivaldo Michetti na íntegra, acesse nossa loja virtual: https://www.agripoint.com.br/loja/interleite/interleite-brasil-2012-palestra-mudando-de-vida-com-a-producao-de-leite-nivaldo-michetti-produtor-de-leite-paranaita-mt-1023p.aspx

PAULO MAURICIO BASTO

CASCAVEL - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 02/10/2012

Prezado Nivaldo,

Fico feliz por vc estar feliz.


Abraços.


Paulo Mauricio
NIVALDO MICHETTI

SANTANA DO ITARARÉ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/10/2012

Gratidão e comprometimento é o que sinto após ler tantos elogios.

Quero dizer que me coloquei,assim como tenho feito sempre,nas mãos de Deus para esse evento, portanto, todo "aplauso" a Aquele que tem colocado a coragem e a disposição em meu coração.

Aproveito o espaço para dizer para a querida Ludymilla, que conforme o prometido á ela naquele dia, e conforme o sugerido por ela logo acima, ja lotei a agenda com compromissos.

Saibam todos os que aqui se manifestaram, que de forma indireta estarão nessa cruzada de "levar animo" aos companheiros de atividade, e aproveito para convoca-los para que o façam de forma direta tambem,(para isso basta colocarem-se, de fato, nas mãos do Pai).

CAMINHANDO E CANTANDO...

MICHEL KAZANOWSKI

QUEDAS DO IGUAÇU - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 02/10/2012

...Dante Ramon Ledesma...
ROSÂNGELA ALVES FONSECA

LAVRAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/10/2012

Parabéns ao Nivaldo. Ele conseguiu verdadeiramente traduzir o que são e o que sentem os verdadeiros produtores de leite que realmente tem essa vocação e amam a sua atividade acima de tudo.
LUCIO ANTONIO OLIVEIRA CUNHA

AIMORÉS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/10/2012

Muito mais que as tecnicas, muito além do conhecimento, na verdade é de acreditarmos em nós mesmos e nesta atividade, que até gostamos, mas normalmente temos vergonha de a exercermos, pois perferimos dar ouvidos aos negativistas de plantão, do que arragaçarmos as mangas e fazermos a nossa parte com a motivação e o profissionalismo necessarios que a pecuária leiteira rentável nos demanda. Muito mais que qualquer ensinamento teórico é da concientização, na prática de que é possivel viver com dignidade, ser feliz, vivendo na roça e da roça. Quantos Nivaldos temos neste país, que somente precisam se encontrar como produtores de leite e conquistarem com sues proprios méritos este Orgulho de Viver e Ser Feliz com o Leite? Parabens Nivaldo!

JOSÉ COELHO PINTO

ARAPUTANGA - MATO GROSSO

EM 02/10/2012

O produtor de leite está precisando de pessoas motivadoras como o Sr. Nivaldo, são milhares de famílias que vivem desta atividade no brasil, o que precisamos é mais união deste ramo do agronegócio, se unirmos temos muita força.
RAFAEL DINIZ

SÃO FRANCISCO XAVIER - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/10/2012

Ah obrigado Marcelo,



Interessante eu pensava que era do Vandre. Gostei do estilo e ficou perfeito com a experiencia demonstrada na palestra do Sr. Nivaldo.



ANDERSON

ARROIO DO MEIO - RIO GRANDE DO SUL

EM 02/10/2012

Um dia ainda serei produtor de leite...historias e relatos como estes nos incentivam cada vez mais a ir atrás de nossos sonhos e realizações...custe o que custar...
VALTER AP.CAMPANHOLO

ITURAMA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/10/2012

É muito bom ouvir de pessoas como esta, que encara a coisa com seriedade falando bem do que se faz. Eu não assisti a nenhuma palestra proferida pelo Nivaldo, mas só pela reportagem que acabei de ler é de se emocionar mesmo. Eu também acredito na atividade, embora não tenha chegado lá ainda, mas é como disse o Nivaldo num trecho de sua palestra que é "A especialização e profissionalização conduz ao êxito", acho que é o caminho para quem quer se manter na atividade. Parabéns Nivaldo!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures