FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Você sabe qual a importância da interpretação dos índices zootécnicos para o sucesso da ovinocaprinocultura?

PRODUÇÃO

EM 31/03/2009

0
0
É quase óbvio afirmar que a gestão do negócio ovinocaprinocultura consiste no abastecimento e interpretação dos resultados obtidos. A tomada de decisão do empresário rural deve ser profundamente calcada nos resultados de desempenho obtido em cada um dos segmentos da atividade. Animais que não criam mantidos na propriedade usam os mesmos cuidados sanitários, alimentares e serviços de uma matriz consagrada, capaz de fazer um produto vendável e lucrativo.

Da mesma forma, perdas de peso em confinamento durante uns poucos dias é capaz de infletir na curva de rendimento em sentido contrário ao desejável. Uma forma racional de se garimpar as informações consiste em fazer com que a própria mão-de-obra abasteça ao gestor com informações básicas e que sejam estas perfeitamente focadas nas respostas necessárias.

Observa-se em várias fazendas um sem-número de gestores que não dispõem sequer do número total de animais da propriedade. Tampouco dispõem do número de animais que parem, reflexos diretos da taxa de fertilidade. Esse índice tem reflexo direto na economicidade da atividade uma vez que o custo incidente sobre o rebanho todo deve ser amortizado ou pago pelos cordeiros ou cabritos vendidos. A gestão dos dados obtidos permitirá programar a estratégia do ciclo ou do ano de produção bem como avaliar o seu desempenho e os pontos de estrangulamento.

Fichas de controle podem ser adotadas e o pessoal de campo instruído no sentido de preenchê-las. Em geral as propriedades dispõem de formulários próprios de controle. Em casos mais aperfeiçoados, as fazendas dispõem de softwares específicos de controle onde os dados são listados de uma melhor maneira. Um método mais prático de realização dos controles consiste de fichas entregues aos funcionários. Essas deverão constar dados individualizados das matrizes e seus produtos. Não há que ser nenhum processo complexo de controle, uma vez que de posse de somente dados relevantes se poderá montar um diagnóstico da atividade.

Em geral também, os softwares comerciais adquiridos junto a empresas especializadas são meramente adaptações de programas desenvolvidos para outras espécies, onde constam dados demais e na maioria das vezes, desnecessários. Como exemplo, pode-se citar programas que preveem inúmeras pesagens (no caso de programas voltados a bovinos de corte) e/ou controle de dados genéticos, até certo ponto desnecessários para a atividade de ovino-caprinocultura de corte. De outra forma, o abastecimento de dados através de agendas entregues semanalmente ao controle central. De posse disso, o gestor resume os dados e faz os fechamentos da atividade. Esse resumo é que, analisado, pode dar uma visão global e econômica da atividade.

Alguns dados são relevantes para a composição e gerenciamento de custo da atividade. Eles podem interferir fortemente na composição desses custos. Ressalve-se, no entanto, que os parâmetros devem sempre representar a quantidade, o total (e a relação entre eles) e o período determinado.

Entender e conhecer os conceitos sobre parâmetros de natalidade, fertilidade, mortalidade, reposição/descartes, desempenhos zootécnicos (peso a desmama, idade a primeira cobertura, prolificidade) é indispensável aos gestores de propriedades voltadas ao negócio da ovinocaprinocultura.

Estes conceitos acima citados e este texto fazem parte do segundo módulo do curso Custos de Produção e Avaliação de Resultados: ovinos e caprinos, que iniciará no dia 14 de abril. Neste curso, todos esses aspectos fundamentais da organização de dados e cálculos para análise econômica da atividade de criação de ovinos e caprinos serão apresentados e amplamente discutidos, para que todos alunos aprendam os fatores de produção e como realizar seu controle.

Este curso será instruído pelo especialista em Nutrição Animal - Nutrição de Ruminantes pela UNESP/Botucatu, Antônio Sergio Villas Bôas, e pela instrutora Ana Carolina Prado Zara, zootecnista pela UNESP/Botucatu.

Conheça a programação e participe!

Para saber mais detalhes sobre este curso acesse a página Custos de Produção e Avaliação de Resultados: ovinos e caprinos e inscreva-se agora mesmo!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.