FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Técnicas essenciais para a instalação de um confinamento ovino

POR CLEDSON AUGUSTO GARCIA

PRODUÇÃO

EM 30/04/2010

215
5
Qual a vantagem em confinar ovinos?

No Brasil são adotados vários sistemas de produção, sendo que na região Sul a maioria dos cordeiros são terminados em pastejo, devido ao bom valor nutritivo das pastagens predominantes de inverno como o azevém, a aveia, o trevo, entre outras, resultando na redução dos custos de produção.

Já na região Sudeste e Centro-Oeste o mais comum é a terminação em sistema intensivo (confinamento) e semi-intensivo (pasto mais concentrado), que tem como principal vantagem antecipar o abate dos cordeiros devido ao bom nível nutricional oferecido para os mesmos. A área utilizada é restrita, (aproximadamente 1 a 1,5 m2 por animal) fazendo com que os animais andem menos e tenham menor gasto energético.

Outro ponto fundamental é que após o desmame os cordeiros ficam estressados devido a separação da ovelha e da ausência do leite como alimento. Por esse motivo, diminuem a resistência orgânica, aumentando a pré disposição para enfermidades, principalmente à verminose, e os pastos contém em média 80 a 90 % das larvas infectantes. Entretanto, caso o criador adote o sistema de pastejo rotacionado essa infestação parasitária diminui sensivelmente.

Qual a alimentação básica de um confinamento e quais os alimentos normalmente usados?

Numa dieta bem formulada temos que ter pelo menos uma fonte energética e outra protéica , com um mínimo de 20 % FDN (teor de fibra) oriundo principalmente do volumoso. Os alimentos energéticos convencionais são o milho, o sorgo e a polpa cítrica e as fontes protéicas, o farelo de soja e o farelo de algodão, entre outros. Os volumosos utilizados são geralmente as capineiras trituradas (napier ou cana), silagem ou feno.

Os subprodutos podem ser usados, desde que estejam num preço atrativo. Devem ser analisados minuciosamente quanto ao seu valor nutricional para o produtor saber a quantidade que poderá substituir as fontes convencionais da dieta total. Primeiramente os órgãos de pesquisa devem testá-lo para averiguarem a confiabilidade do seu uso, pois os criadores não podem correr riscos usando em quantidades inadequadas ou não sabendo da existência de algum fator anti nutricional.

Quais os distúrbios que podem ocorrer? Quais são as vacinas mais recomendadas para os cordeiros confinados?

Para evitar distúrbios no trato digestivo, devemos ter o cuidado de balancear uma dieta com níveis adequados de proteína, energia, vitaminas e minerais, além do teor de fibra, pois qualquer erro na formulação poderá acarretar em perda de ganho de peso, perda econômica e resultar na morte do cordeiro. Para isso é necessário um técnico especializado para evitar maiores prejuízos na criação.

As primeiras doses de vacina geralmente são realizadas na fase lactente, ou seja, quando os animais apresentam de 20 a 30 dias de vida, e a segunda dose quase sempre é feita no desmame. As mais comuns e recomendadas são aquelas contra clostridioses, pasteurelose, ectima contagioso e conjuntivite.

Qual a idade de entrada e ganho médio diário dos cordeiros no confinamento e qual lotação média por m2?

Geralmente os cordeiros são encaminhados para o confinamento com idade média de 60 a 80 dias (data do desmame), com expectativa que os mesmos tenham peso vivo variando de 15 e 20 kg. Os cordeiros mais pesados indicam maior produção de leite e melhor habilidade materna da ovelha e consequentemente menos tempo de confinamento.

O ganho médio esperado nessa fase de terminação é de 200 a 250 g/dia, e, quanto melhor a genética e a nutrição, maior será o ganho médio diário do animal.

A densidade da área por cordeiro é de 1 m2 para confinamentos de piso concretado. Para aqueles parcialmente cobertos (os de chão batido) - 1,5 a 2 m2 e para aqueles a céu aberto com chão batido a área deverá ser de 2 a 2,5 m2, esse último devido ao excesso de lama em épocas de chuva.

O sal mineral mesmo que faça parte da dieta total deve estar disponível nos saleiros para que atenda as exigências minerais dos animais. A água deve ser de boa qualidade e os bebedouros devem ser limpos de acordo com a necessidade, geralmente uma a duas vezes por semana, corroborando com a melhor saúde dos animais.

Quando um confinamento com cobertura for construído, o mesmo deve ser direcionado no sentido leste-oeste, garantindo sombra ao longo do dia (bem estar animal), pois os animais permanecerão na sua zona de conforto térmico, resultando em incrementos no ganho de peso.

Qual os custo para a implantação de um confinamento?

Os custos para implantação de um confinamento vão depender de uma série de fatores, pois se a propriedade já possui uma instalação desativada, esta pode ser adaptada, reduzindo drasticamente os custos da implantação. Se o produtor optar por fazer uma instalação totalmente concretado e parcialmente coberta, os custos são maiores, entretanto resultará em maior higiene no momento do abate, devido a menores sujidades na lã e nos pêlos.

Figura 1 e 2 - Confinamento do Instituto de Zootecnia em Gália e confinamento da Unesp de Araçatuba.



Figura 3 e 4 - Confinamento com piso suspenso (Itamonte/MG) e confinamento com chão batido (João Ramalho/SP).



Figura 5 e 6 - Confinamento a céu abeto na época das águas (Araxá/MG) e confinamento da cabanha Unimar, com piso concretado (Marília/SP).

CLEDSON AUGUSTO GARCIA

Professor da Universidade de Marília

215

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LIZIM NOVAES

MONTENEGRO - RONDÔNIA

EM 19/07/2019

Como posso fazer um semi-confinamento com ovinos Qual a fórmula da ração peso
JASON PEREIRA DO NASCIMENTO

EM 03/07/2019

bom dia meu nome e jason setor querendo começar um criatório de ovino puro pó dope onde compro as burregas moro em Canaã dos carajaís pará
MARCÍLIO SANT'ANA

EM 26/09/2018

Posso fazer o confinamento de ovino junto a casa?
RICARDO ADAMS DOS SANTOS

EM 13/08/2018

ola
gostaria de saber qual e a quantidade de volumoso e ração q deve fornecer para ovelhas em confinamento ?
BRUNO GARCIA

EM 17/08/2018

Queria saber isso também ?
ELIATÁ FEITOSA

EM 05/07/2018

INFORMAÇÕES MUITO IMPORTANTES PARA INICIANTES NO RAMO DO CONFINAMENTO DE OVINOS.
LAURO DOMINGUES

EM 07/05/2018

Boa noite estou aprofundando meu conhecimento, pravenplantrar um semi confinamento em minha propriedade. Penso quevestou no caminho certo para receber maiores restrições.
CLEDSON AUGUSTO GARCIA

MARÍLIA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 07/05/2018

Prezado Lauro o semi confinamento é uma boa opção. Sucesso.att
PAULO ROBERTO

PESQUISA/ENSINO

EM 02/05/2018

Dr. Cledson Augusto, Bom Dia.
Aqui é Paulo Roberto. Estou pretendendo criar ovinos com a finalidade de corte. Mas quem gosta de criar também gosta de conseguir raças cada vez melhor. Sei que isso é um processo meio demorado mas gostaria de saber por exemplo: (1)Se iniciar um cruzamento de Santa Inez(fêmea) x Dorper(macho), quanto tempo levará aproximadamente pra ter um Dorper legítimo saindo do próprio rebanho?
(2)Após o primeiro cruzamento(primeira cria fêmea), poderei fazer o cruzamento dessa filha com o Carneiro Pai, ou, como devo proceder?
CLEDSON AUGUSTO GARCIA

MARÍLIA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 07/05/2018

Prezado Paulo, o tempo para chegar no Puro Por Cruza será de aproximadamente 5 a 7 anos dependendo do seu manejo. att
PAULO ROBERTO

PESQUISA/ENSINO

EM 02/05/2018

Boa tarde meus amigos.
No momento só gostaria de agradecer as informações....pelas respostas e sugestões do Dr. Cledson Augusto.

Obrigado
CLECIO

OLIVEIRA DOS BREJINHOS - BAHIA - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 18/04/2018

Boa Tarde professor, Crio ovinos a alguns anos, estou em uma região do semi-árido nordestino e a alimentação e o principal entrave em relação ao custo de produção, estou fazendo uma experiencia produzindo a moringa oleifera, em estudos aponta uma planta com teor de ate 27% de proteína, partindo desse pre-suposto gostaria de saber se é possível alimentar ovinos com a dieta exclusiva da moringa, com sal mineral a vontade, e quantos kg de matéria verde posso fornecer aos animais dia? att
Clécio Novais
CLEDSON AUGUSTO GARCIA

MARÍLIA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 07/05/2018

Prezado Clécio não conheço essas plantas de sua região. Melhor consultar um técnico próximo a sua criação que conheça tais produtos. att
CLEDSON AUGUSTO GARCIA

MARÍLIA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 13/03/2018

Prezado Paulo Henrique esses dois alimentos usará como volumoso, mas precisará complementar com uma ração concentrada, para obter melhor resultado. att
PAULO HENRIQUE

BARRA DA ESTIVA - BAHIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 13/03/2018

Bom Dia! Estou estudando entra no ramo da criação de ovinos, minha ideia inicial e um ciclo completo, gostaria de saber se posso alimentar os ovinos com ração de capim napier e como concentrado farelo de palma alem do Sal mineral? possuo 3 hectares de capim Napier e 2 Hectares de palma forrageira adensada cuja produção sao de 300 toneladas ano que daria 30 toneladas de matéria seca, tanto a palma quanto a capineira sao adubados e irrigados, com base nesta informações quantos animais eu poderia criar estabulados? Desde ja agradeço.
RAFAEL CRISPIM

EM 12/03/2018

boa tarde professor sou do piaui qual o tipo de ração a dar para os animais o senhor recomenta dar a forragem de capim roxo misturado com o farelo de trigo e cana de açúcar tudo misturado para dr para estes animais
RAFAEL CRISPIM

EM 12/03/2018

maravilhoso
EVAIR SANTANA

EM 05/03/2018

Qual tamanho necessário da cocheira para criar 20 carneiros de engorda?
CLEDSON AUGUSTO GARCIA

MARÍLIA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 06/03/2018

Prezado Evair o ideal seria 30 metros quadrados, sendo 1,5m²/animal.
EVAIR SANTANA

EM 05/03/2018

Boa noite!!!
Professor Cledson, tenho uma área de 18×22 metros
Na mesma posso criar 20 Carneiros para engordar?
O senhor que somente a ração feita com milho e palha, também palma forrageira e sal mineral são o necessário.?
Pois moro no sertão Sergipano, e por aqui são poucas as instruções que precisamos.
Se possivel me de esta resposta obrigado
CLEDSON AUGUSTO GARCIA

MARÍLIA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 06/03/2018

Prezado Evair a área é suficiente sim. o ideal é que não gramínea, pois ocasionar verminose elevada no seu rebanho. att
EM RESPOSTA A CLEDSON AUGUSTO GARCIA
EVAIR SANTANA

EM 06/03/2018

Muito obrigado fico grato pela sua resposta, qualquer duvidas que existir no decorrer do confinamento te pedirei mais algumas instruções, bom trabalho.
BENEDITO DE GODOI

EM 02/03/2018

Gostei das informações obtidas, pois t, enho uma área de 3.600m que desejo implantar um confinamento, porem ainda não sei se conseguirei licença para funcionamento devido estar perto de um condomínio.
CLEDSON AUGUSTO GARCIA

MARÍLIA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 24/08/2017

Prezado Antonio o valor como referência seria iniciar com 2% do peso vivo por 10 dias e depois passar para 3%, mas sempre deixar o volumoso a vontade (feno, silagem, etc...). att
ANTONIO MACEDO

TUCANO - BAHIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 24/08/2017

Bom dia Dr.

No caso, qual a quantidade a ser oferecida por dia de concentrado com 18%de proteína no sistema intensivo (confinado) com 1,5m/animal

Desde ja grato
CLEDSON AUGUSTO GARCIA

MARÍLIA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 16/08/2017

Prezado Bruno Fontes pode ser concretado, porém o interessante é colocar uma cama de maravalha ou palha de arroz, para que os animais não fiquem na friagem, ou algum outro tipo de cama, principalmente se for numa região fria. Ripado além de ficar mais caro pode dar problemas de aprumos nos animais. Outra opção é o chão batido, podendo concretar somente perto do comedouro. att
BRUNO FONTES

ARACAJU - SERGIPE - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 12/08/2017

É possível criar ovinos em piso concretado com a cobertura morta em todas as suas fases de vida? ou é necessário o piso ripado? quero montar uma estrutura porém tenho essa dúvida, se posso optar apenas por concreto.