ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queijos da primavera

POR NEYD M M MONTINGELLI

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/09/2010

3 MIN DE LEITURA

3
0
Como seria o sabor de um queijo feito de um leite produzido por cabras que só se alimentaram de ervas e flores específicas da primavera brasileira? Aqui no Brasil isto não foi testado comercialmente, porque não existe viabilidade financeira nem interesse. Na França é diferente. Pelo incentivo do governo e a procura por produtos com sabor, aroma e textura diferenciados isto é feito há séculos.

Certos queijos tem exigências próprias segundo a A.O.C, órgão que certifica e fiscaliza a produção artesanal e industrial com o intuito de proteger e preservar as características originais do queijo, começando com a alimentação das cabras (também das vacas e ovelhas).

Por exemplo os queijos da Região da Savoia: os animais são confinados no inverno rigoroso e recebem a alimentação balanceada no cocho. Na primavera e início do verão são levados para as montanhas onde alimenta-se das ervas aromáticas e flores características da região. Lá mesmo são ordenhados e em cabanhas queijeiras são produzidos os queijos de primavera.



Estes queijos sazonais, são procurados pelo sabor e aroma inigualável, só atingidos devido à alimentação dos animais que transferem ao leite as características peculiares das ervas e flores das montanhas.

Na minha chácara, acabei fazendo uma experiência com alimentação das cabras sem querer. Certa vez fiz uma negociação com um vizinho para recolher todo o resto de cultura do terreno dele, depois da colheita. Meu caseiro colheu durante 1 mês os pequenos repolhos e nabos que não serviam para venda e trouxe para a minha chácara, onde eram picados e imersos em um tanque com cloro para lavar, pois as cabras não comiam nada com terra.

Depois de 1 semana com o repolho e o nabo incluído na alimentação delas, as cabras passaram a produzir mais leite só que com um detalhe: o leite era fedido! E, consequentemente, o queijo também! Eu achei que era alguma coisa relacionada a higiene do caseiro, dos utensílios, latões. Ledo engano!

Depois de descartar leite e muitos queijos com cheiro ruim é que fui relacionar o odor com a alimentação das cabras. Deu trabalho! Tive que usar todo o leite só para fazer queijo condimentado, temperado e cozido, pois só assim poderia disfarçar o aroma. Empacotar o leite nem pensar. Aboli completamente o repolho e nabo como dieta exclusiva das minhas cabras. Só em pequenas porções e misturando com outras verduras, frutas e legumes.

Daí em diante, comecei a fazer outras experiências com alimentação, tentando alterar o sabor do leite, mas não obtive sucesso, pois minhas atividades não permitiram esta dedicação. Espero que um leitor criador tenha uma experiência desse tipo para compartilhar conosco.

Como estamos iniciando a primavera , coloco aqui a tecnologia de fabricação de um queijo muito apreciado nesta estação do ano na França:

Alecrim



Segurelha



Tomilho



Queijo Poivre D'Ane

As ervas usadas na cobertura deste queijo tem muitas propriedades: anti-helmíntico, problemas estomacais, antifúngico, antiespasmódico e antiflatulência, e, principalmente, afrodisíaco, dando vigor sexual.

Queijo pequeno, de 100 a 120g, 45% de gordura. Massa mole, não cozida, não prensada. Crosta revestida com ervas tomilho e segurelha. Aroma de hortelã levemente apimentado cura de 1 semana a 1 mês.

Tecnologia de fabricação e ingredientes:

-10 litros de leite de cabra da primeira ordenha;
-3% de fermento lático ou iogurte natural fabricado na propriedade;
-10% da dose de coalho, dissolvido em ½ copo de água.

Deixar coagular por 18 horas em local fresco, sem correntes de ar, em recipiente sem tampa.

Transfira a massa delicadamente para um pano limpo, fino, com uma escumadeira ou peneira e pendure deixando escorrer o soro por 1 dia. Caso a massa ainda esteja muito úmida coloque um peso sobre o saco e deixe por 1 hora sob refrigeração para conservar a acidez que deve permanecer em torno de 60ºD.

Coloque em formas pequenas, moldando com as mãos. Deixe tomar forma por 20 a 30 minutos e depois cubra totalmente com tomilho, segurelha e alecrim secos, picados. Para conservar e comercializar, embrulhe em papel alumínio e conserve sob refrigeração de 10 a 12 ºC.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MICHELE E FABIO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE LEITE

EM 13/05/2013

como consigo comprar seus livros Neyd?



Estamos com água na boca.



Abraços



Michele e Fábio
NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 07/06/2011

Prezada Rejane Pereira Castro,

Agradeço o comentário.

Tenho um livro com algumas receitas de pratos com carne, queijos e leite, Culinária com Produtos Caprinos, Editora Cinco Continentes,  2007, e estou organizando outro com a tecnologia  de produção dos queijos para breve.

Neyd Montingelli

Curitiba/Pr
REJANE PEREIRA CASTRO

ARARUAMA - RIO DE JANEIRO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 07/06/2011

Acho excelente essas suas receitas.

Você teria um livro com todas essa suas receitas feitas com leite de cabras?

Um abraço.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures