ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qualidade do leite de cabra: uma questão de bom gosto

POR LEA CHAPAVAL

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/02/2010

3 MIN DE LEITURA

0
0
Os consumidores estão assumindo uma posição cada vez mais exigente quando se trata de produtos destinados a alimentação humana no que diz respeito a certificação para garantia de segurança alimentar, sustentabilidade dos processos de produção e produtos de alta qualidade.

Mas afinal, o que é qualidade? Segundo dicionários, qualidade é uma característica superior ou atributo que distingue positivamente, ou que faz algo sobressair em relação a outros. Podemos dizer então que qualidade dos alimentos engloba quatro importantes pontos: as características intrínsecas ao produto tais como odor, sabor, cor, características nutricionais e aparência geral; fatores higiênicos sanitários da produção como o fato de não oferecer riscos á saúde do consumidor (não conter resíduos ou microrganismos patogênicos ou deteriorantes); aspectos ligados ao mercado como preço, disponibilidade de compra, marketing utilizado e, finalmente e não menos importante, as percepções dos consumidores quanto ao produto que, atualmente, estão voltadas para os âmbitos social, cultural e ambiental.

O leite de cabra é um alimento que contém nutrientes indispensáveis para o crescimento, desenvolvimento e saúde humana sendo obtido, na produção primária, pela ordenha total e ininterrupta de fêmeas caprinas sadias, bem alimentadas e descansadas.

O leite de cabra vem conquistando mais consumidores no Brasil, e porque não falar no mundo, por ser um alimento rico em vitaminas A e D, fósforo, possuir uma maior quantidade de cálcio, ter menos colesterol e ser facilmente assimilado pelo organismo por ter partículas de gordura menores que o leite de vaca. Ainda é indicado na alimentação de pessoas alérgicas ao leite de vaca, por possuir pequenas quantidades de caseína.

Por ser um alimento nutritivo, também é um excelente meio de cultura onde poderão se desenvolver microrganismos patogênicos e deteriorantes que podem causar alterações nas características do produto, tais características sensoriais, físicas e químicas e trazer prejuízos ao processamento industrial além de provocar danos à saúde humana. A qualidade do leite deverá estar estreitamente vinculada a critérios de manejo higiênico, desde a obtenção do mesmo na ordenha, no acondicionamento após sua retirada, no transporte, no beneficiamento e na comercialização evitando problemas de ordem econômica e de saúde pública.

Em termos legais, a Instrução Normativa N° 37 de 31/10/2000 aprova o regulamento técnico de produção, identidade e qualidade do leite de cabra e determina alguns limites para indicadores tais como: contagem bacteriana total, acidez titulável, densidade relativa, índice crioscópico e contagem de células somáticas, sendo que cada um destes indicadores são extremamente úteis para indústria e para os produtores na padronização de um produto final de qualidade.

Células somáticas do leite são as células de defesa que o organismo animal remete ao úbere em resposta a uma infecção e das células de descamação do epitélio mamário. A contagem de células somáticas do leite de cabra é uma ferramenta indicativa da saúde do rebanho e consequentemente da qualidade do leite. Ainda não foram estabelecidos limites máximos oficiais para a contagem de células somáticas no leite de cabra, e pesquisas estão sendo feitas pela Embrapa Caprinos e Ovinos e diversos parceiros, para o estudo desse parâmetro para que a atividade leiteira caprina no Brasil esteja inserida na globalização da economia, podendo oferecer uma matéria-prima de qualidade superior e padronizada tanto para o comércio internacional quanto o nacional.

As tendências para o mercado de alimentos nos mostram que hábitos atuais do consumidor incluem verificar a data de validade, estado da embalagem e especificação dos produtos. Não podemos nos esquecer que, também como consumidores que somos, queremos mais: o leite de cabra que deverá ser oferecido nos mercados deverá possuir qualidade e quantidade, estas advindas de um rebanho produtivo criado de acordo com padrões técnicos estabelecidos e os derivados, padronizados e de acordo com o que o consumidor quer e pode pagar. Para isso, deverá haver uma cadeia transparente entre os fornecedores de insumos, produtores, laticínios, supermercados e consumidores onde serão ganhadores no final.

LEA CHAPAVAL

Qualidade do Leite

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures