ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qual o papel do gestor para uma produção leiteira eficiente?

POR CARINA BARROS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/09/2014

4 MIN DE LEITURA

8
1
Ao longo dos meses temos discutido sobre gestão, custos, lucro, indicadores, rentabilidade, dentre outros assuntos na área de gerenciamento. Percebemos que a cada dia os profissionais preocupam-se mais com mercado, tecnologia, qualificação, globalização, satisfação do cliente, competitividade e informação para que possam obter melhores resultados. E quem é o responsável por mobilizar o conhecimento, os recursos, as habilidades para chegar onde se deseja? É o gestor, correto? E esse será o alvo de nossa conversa. Quem é esse gestor? Qual seu papel? Como ele deve agir? E para ter resultados, qual seu perfil? Vamos conversar um pouco sobre esse tema bastante motivador.

Em primeiro lugar precisamos lembrar que estamos na chamada Era da Informação caracterizada por um enorme fluxo de informações que podem atravessar fronteiras em menos de um segundo. Com isso, as organizações/empresas bem informadas têm maior oportunidade de negócios e precisam de pessoas capazes e lidar com essas informações. Os fatores de produção vistos como os mais importantes eram a terra, o capital e o trabalho (mão de obra) e hoje temos o conhecimento, capital humano e intelectual. Isso demonstra que o gestor deve ser capaz de usar a informação a seu favor, explorando seu conhecimento para tornar uma atividade produtiva. E quais são seus desafios?

Podemos dizer que o gestor deve desempenhar quatro papéis administrativos básicos:

- planejar;
- organizar;
- dirigir;
- controlar.

Com isso, você pode ter se remetido ao tão comentado PDCA, que vem do inglês Plan, Do, Check, Act, ou ainda conhecido como Ciclo de Deming. É uma ferramenta de qualidade que contribui para a tomada de decisão usando quatro etapas básicas. Para realizá-las, o gestor precisa de uma equipe e neste ponto surge a necessidade de mobilizar uma competência essencial no processo: gerenciar pessoas. E neste mês, esse será um foco de atenção. Isso porque vemos na prática de muitas empresas que há um Departamento ou um Setor responsável pela Gestão de Pessoas, mas no meio agropecuário, muitas vezes esse papel é desempenhado pelo próprio gestor da fazenda, que assume também o desafio da Administração de Recursos Humanos.

Gerenciar pessoas

Empresas eficientes consideram seus funcionários como parceiros capazes de contribuir nos processos não somente de forma mecânica, mas também como fornecedores de soluções. Envolvendo os funcionários dessa forma, há maior comprometimento, dedicação, responsabilidade, esforço e certamente, os resultados serão melhores. Podemos ainda expandir este tópico colocando como responsabilidade do gestor manter a equipe motivada e treinada. Hoje em dia com acesso à cursos on-line, por exemplo, fica mais fácil para o gestor também manter-se atualizado para fazer repasses à equipe. Lembre-se de que proporcionar momentos de treinamento e visitas técnicas em outras fazendas, feiras e exposições incentivam os funcionários a dedicarem-se mais e buscar melhores resultados.

Para sintetizar as responsabilidades na gestão de pessoas, podemos citar Chiavenato (2010) que aponta:

1. Colocar a pessoa certa no lugar certo, isto é, recrutar e selecionar.
2. Integrar e orientar os novos funcionários na equipe.
3. Treinar e preparar as pessoas para o trabalho.
4. Avaliar e melhorar o desempenho de cada pessoa no cargo ocupado.
5. Ganhar cooperação criativa e desenvolver relações agradáveis no trabalho.
6. Interpretar e aplicar as políticas e procedimentos da organização.
7. Controlar os custos trabalhistas.
8. Desenvolver as habilidades e competências de cada pessoa.
9. Criar e manter elevado moral na equipe.
10. Proteger a saúde e proporcionar condições adequadas de trabalho.

Percebe que em negócios de pequeno porte todos esses itens devem ser responsabilidade do gestor, sem que haja departamento ou consultoria específica para este fim? Portanto, o desafio é grande e exige muito estudo e dedicação para atingir os resultados esperados. A complexidade aumenta mais ainda quando temos que lidar com ambientes em que há pessoas qualificadas, semiqualificadas e muitas vezes sem qualificação nenhuma. Não podemos esquecer que ainda há uma parcela significativa de trabalhadores rurais analfabetos e com dificuldade de acesso à informação. Muitos trabalhadores rurais não tiveram oportunidade de acompanhar as transformações do mercado e desenvolver competências requeridas. E o gestor precisa aliar essas pessoas com novas tecnologias deixando em suas mãos um investimento elevado (máquinas, equipamentos, genética, entre outros). Ainda temos muito a avançar neste sentido e publicações com foco na gestão de pessoas no contexto agropecuário ainda são escassas e muito necessárias, já que há um vasto campo de atuação exigindo gestores qualificados.

Diante de tantos desafios, qual é o perfil do gestor? Podemos citar as características mais requisitadas nas ofertas de emprego para gerentes.

• Liderança
• Criatividade
• Flexibilidade
• Motivação
• Aprender a aprender
• Comunicação
• Visão sistêmica
• Proatividade
• Empreendedorismo
• Autonomia
• Capacidade decisiva

Nesse contexto, já vemos no mercado cursos para contribuir com o desenvolvimento dessas competências e para essa atuação em vários níveis, como:

• Curso de Tecnologia em Agronegócio;
• Curso Técnico em Agronegócios;
• Bacharelado em Gestão do Agronegócio;
• MBAs e pós graduação em agronegócios ou gestão de pessoas.

Em um mercado cada vez mais competitivo torna-se necessário o gestor estar bem informado e buscar aprimorar-se constantemente para que possa atingir os resultados desejados. E finalizamos propondo uma reflexão sobre quais são seus principais desafios e que ações tem feito para buscar soluções.

E em relação às competências técnicas do gestor, você está convidado a participar do Curso Online Custo de Produção na Pecuária Leiteira que poderá contribuir para a gestão de seu negócio. Confira nossa programação: 

https://www.agripoint.com.br/curso/custos-producao/
 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

CARINA BARROS

Médica veterinária
Mestre em Ciências Veterinárias UFPR
Doutora em Nutrição e Produção Animal FMVZ-USP
Pós-doutorado FMVZ-USP
Atuação na avaliação econômica e modelagem

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIANA POMPEO DE CAMARGO GALLO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 19/11/2015

Olá pessoal,



Para quem quiser aprender como controlar os custos na pecuária leiteira, na próxima semana começará o Curso Online "Custos de produção na pecuária leiteira", com a instrutora Carina Barros.

Durante o curso, o aluno aprenderá como montar sua própria planilha para cálculo e, poderá tirar dúvidas diretamente com a instrutora.



Para participar acesse: https://www.agripoint.com.br/curso/custos-producao/



Ou entre em contato: cursos@agripoint.com.br / (19) 3432-2199
MARIA BEATRIZ TASSINARI ORTOLANI

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/10/2014

A AgriPoint está com inscrições abertas para o curso de Custos de Produção com a professora Carina Barros. O curso começa 29/10. Não percam essa oportunidade. Mais informações: https://www.agripoint.com.br/curso/custos-producao/
MILTON MARTINS

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/09/2014

Muito bom é pouco para este artigo, tem muito a ver com o CONCEITO da: ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA, e LIDERANÇA SERVIDORA,( pesquisem na internet )

O conteúdo deste artigo é a unica forma de sobrevivencia ou desenvolvimento para não só o setor leiteiro, mas qualquer atividade empresarial, seja ela micro, pequena ou grande empresa.

Parabéns, Dra Carina Barros
JOAO GOMES DE AZEVEDO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/09/2014

Boa noite Carina!

Espetacular este seu artigo,  mais infelizmente não atinge o publico que mais precisa. Sei que a produção de leite no Pais esta crescendo isso significa que muíntos produtores já estão lançando mão de ferramentas tão preciosa de Gestão como esta que você cita no artigo. Mais gostaria muito que este artigo fosse visto e entendido por aquele que mais precisa. Continua assim que um dia todos alcançarão.

Parabéns


LENO HÚNGARO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/09/2014

Artigo simples e objetivo. É lastimável que a maioria dos proprietários rurais ainda se vêem como PRODUTORES RURAIS  e não como EMPRESÁRIO RURAIS. Para estes, os conceitos sobre gestão, abordado no texto, são apenas conceitos e não conseguem enxergar o benefício que a prática de uma GESTÃO DE QUALIDADE poderia proporcionar ao seu negócio.
ROMUALDO MARTINS DE PAULA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 25/09/2014

Profissionalismo, planejamento e administração capacitada e o caminho. Parabéns...
HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 25/09/2014

Muito bom este artigo. Falta de uma boa gestão, no agronegócio, possivelmente é a causa de muita quebradeira,principalmente no setor leiteiro; dentro e fora da porteira.
ANTONIO MUNIZ FILHO

ROLIM DE MOURA - RONDÔNIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/09/2014

Sou apaixonado pelo gado leiteiro, apesar de tantas dificuldades que o produtor enfrenta, eu ainda acredito no agronegocio do leite, estas informaçoes sao de grande importancia para nos da extensao rural para que possamos orientar nossos clientes para obterem sucessos em sua atividade leiteira.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures