ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Planejamento: base para o sucesso!

POR CARINA BARROS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/05/2014

2 MIN DE LEITURA

3
0
Temos falado muito sobre gerenciamento e custos nos artigos anteriores. Nesse contexto, há um assunto muito importante, fundamental para o sucesso de qualquer negócio: o planejamento.

Por que planejar?
• Traçar o futuro.
• Definir caminhos.
• Definir prazos.
• Avaliar.
• Identificar pontos fracos e fortes.
• Ter foco.
• Agir.
• Cumprir o planejado.

Como planejar?
Um ponto importante é o prazo. Precisamos planejar ações para o:
• Curto prazo;
• Médio prazo;
• Longo prazo.

Tendo o prazo em mente podemos passar para as etapas do planejamento. Mas, antes disso, vamos ver o que é o planejamento estratégico!

Conforme Colenghi (2007), o planejamento estratégico é obtido com esforço concentrado da direção da empresa, tendo como fundamento a sua missão e sua definição de negócio considerando-se o levantamento, análise e proposição de soluções mediante um plano de ação que objetive garantir a qualidade desejada pelos clientes da organização.

Quando lemos a definição parece complicado, mas são fundamentos bem práticos, que muitas vezes até fazemos, mas não registramos. Vamos destacar os principais aspectos a seguir.

 
Agora podemos voltar às etapas.

Sensibilizar a equipe é importante, pois todos devem estar comprometidos com o negócio e os resultados esperados, bem como devem entender seu papel.

Em relação à missão, em primeiro lugar precisamos ter em mente que a empresa rural também deve ter uma definição do negócio. A missão identifica o papel da empresa em relação à sociedade. Deve estar orientada para o exterior da organização, nas necessidades da sociedade e dos seus indivíduos (COSTA, 2008), havendo ainda a necessidade de ser pensada para um futuro em longo prazo, deve ter credibilidade, e todos os que trabalham na organização devem conhecê-la, compreende-la, vivê-la e sentir-se atraídos e comprometidos com seus objetivos (ANDRADE, 2008). Deve responder à questão: porque a empresa existe e qual é sua função na sociedade?

Avaliar a situação atual é outro ponto-chave. Como anda a empresa? Quais são os custos? E os lucros? Há viabilidade econômica? Como melhorar? São respostas necessárias. Avaliar é preciso.

Definir objetivos pode parecer simples, mas nem sempre. Os objetivos devem ser elaborados e podem ser quantitativos ou qualitativos, desafiadores ou mais conservadores.

Agora sim, podemos partir para elaborar os planos de ação e por fim controlar a atividade.

Plano de ação

O Plano de Ação é elaborado para planejar as ações que são necessárias para que determinado objetivo seja alcançado. Para elaborá-lo deve-se levar em conta a missão da empresa e relacioná-la com as atividades principais naquele ano, considerando os resultados esperados.

Como o nome já diz o Plano de Ação é concebido para desencadear uma Ação, é um planejamento para uma determinada atividade. Para isso um plano de ação deve conter os seguintes tópicos:

a. Objetivo (o que fazer?)
b. Estratégia (como fazer?)
c. Cronograma (quando fazer?)
d. Responsável (quem irá fazer?)
e. Recurso necessários (o que é preciso para fazer?)

A partir dessas informações vamos elaborar um Plano de Ação bem simples para que possa ter noção desse instrumento. Apresentamos um modelo como exemplo, mas ressaltamos que podem ser elaborados muitos outros conforme a necessidade da empresa.



Perceba que um bom Plano de Ação deve muito claro esses principais itens que listamos.

Diante do que apresentamos, você pode começar a elaborar o seu. Bom trabalho!

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

CARINA BARROS

Médica veterinária
Mestre em Ciências Veterinárias UFPR
Doutora em Nutrição e Produção Animal FMVZ-USP
Pós-doutorado FMVZ-USP
Atuação na avaliação econômica e modelagem

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOEL MELLER

TRÊS DE MAIO - RIO GRANDE DO SUL - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 26/05/2014

exelente artigo, essa é a grande dificuldade de  quase todas as propriedades, o planejamento requer pessoas que estão empenhadas para o desenvolvimento do negócio, buscando maior produção com  menor custo possivel,
ANTONIO NETO

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/05/2014

Excelente. Temos que estar antenados com os custos e os lucros, e sempre analisar a viabilidade econômica do negócio.
HELCIO CORREIA

TERESINA - PIAUÍ

EM 25/05/2014

Excelente artigo Dr Carina, sou Veterinário e a base do sucesso da atividade leiteira é conhecer o negócio e  saber como e aonde desejamos chegar.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures