ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Método de alimentação pode afetar o comportamento ingestivo e o crescimento de novilhas leiteiras

POR JUNIO CESAR MARTINEZ

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/03/2009

2 MIN DE LEITURA

3
0
Ainda existem dados limitados sobre qual a melhor maneira de alimentar novilhas leiteiras em crescimento. Nas grandes fazendas produtoras de leite, é muito comum o fornecimento de ração total para novilhas a partir dos seis meses de idade. Uma das premissas desta prática é a diminuição da oportunidade de escolha (seleção) de componentes individuais da ração. Mas, as práticas de manejo alimentar empregadas no arraçoamento de bezerras após a desmama ou desaleitamento continuam sendo muito variáveis.

Algumas fazendas têm preferido fornecer o concentrado separado da forragem, o que pode aumentar o risco de desordens metabólicas, como acidose ruminal. Pensando nisso, algumas pesquisas sugerem que o fornecimento de ração total promove melhor balanço dos nutrientes ingeridos, uma vez que minimiza as preferências individuais por concentrado ou forragem. Mas, os dados de pesquisa ainda são inconsistentes.

Preocupados com essa questão, em um artigo publicado neste mês, pesquisadores canadenses estudaram diferentes métodos de alimentação sobre o comportamento ingestivo e crescimento de novilhas holandesas. Os animais pesavam em média 170 kg e a ração oferecida era na proporção de 38% de concentrado (fixado em 2 kg) e 62% de feno de gramínea. As estratégias de alimentação estudadas foram:

1- Dois kg de concentrado em um cocho e feno de gramínea a vontade em outro cocho
2- Dois kg de concentrado despejados por cima do feno de gramínea
3- Dois kg de concentrado misturados com feno de gramínea

Os dados obtidos foram os seguintes:

Tabela 1. Consumo e comportamento ingestivo de novilhas leiteiras em crescimento.



Da Tabela apresentada, podemos tirar as seguintes conclusões:

O fornecimento do alimento na forma de ração total proporcional um maior consumo numérico de alimento. Isso pode ter sido proporcionado pelo melhor balanço de nutrientes. Esse maior consumo de alimento pode ser uma grande vantagem quando este animal for mais adulto, principalmente quando estiver em lactação.

No caso do fornecimento dos alimentos na forma separada, os animais consumiram primeiramente o concentrado. Neste caso, comparativamente, o fornecimento de ração total é vantajoso quando se alimenta um lote grande de animais, onde os dominantes comem primeiro e os submissos comem depois. Se a ração for total, a seleção é minimizada e os animais submissos terão a oportunidade de consumir uma ração muito semelhante à consumida pelos dominantes. No caso do fornecimento separado, os dominantes consumiriam grande parte do concentrado, podendo vir a ter problemas de distúrbios metabólicos, e os submissos consumiriam em sua maioria apenas forragem, tendo portanto, o seu desempenho comprometido.

Ressalva importante deve ser feita. Neste estudo, o ganho de peso das novilhas não diferiu entre os tratamentos estudados. Mas, o experimento foi de curta duração e o número de animais era baixo. Mesmo assim, o estudo sugere que o fornecimento da ração na forma de ração total é mais vantajoso que as demais formas comparadas.

Fonte:

Adaptado de:
T. J. DEVRIES, M. A. G. VON KEYSERLINGK. Short communication: Feeding method affects the feeding behavior of growing dairy heifers. J. Dairy Sci. 92:1161-1168, 2008.

JUNIO CESAR MARTINEZ

Doutor em Ciência Animal e Pastagens (ESALQ), Pós-Doutor pela UNESP e Universidade da California-EUA. Professor da UNEMAT.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JUNIO CESAR MARTINEZ

TANGARÁ DA SERRA - MATO GROSSO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/05/2009

Prezado Rodrigo!
Vejo que você é estudante universitário. Procure em sua biblioteca um livro de composição nutricional de Viçosa, com dados 100% brasileiros. Lá encontrará tudo o que precisa.
RODRIGO JOSE DE SOUSA

ANÁPOLIS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/05/2009

Gostaria de receber valores dos pricipais componentes nutricionais (valor proteico, NDT, Ca, P, MS e FB) dos referentes alimentos caroço de algodao, casquinha de soja, farelo de soja, farelo de algodao, milho triturado, sorgo triturado, melaço em pó e outro alimentos que voce utilizam na alimentaçao de bovinos de leite.

Desde ja agradeço a atençao e aguardo resposta.

Muito obrigado, atenciosamente: Rodrigo Jose de Sousa.
FABIO LEANDRO NARESSI

RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 20/03/2009

Muito interessante! Não tinha visto nada ainda sobre esse assunto, parabens!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures