FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Manteiga de leite de cabra

POR NEYD M M MONTINGELLI

PRODUÇÃO

EM 03/11/2009

3 MIN DE LEITURA

7
2
Pelas características do leite de cabra, é um pouco difícil de obter-se nata, já que a apresentação da gordura é um pouco diferente. Mas, com paciência tudo se consegue.

O uso da desnatadeira pode facilitar quando temos grandes quantidades de leite. Abaixo de 20 litros, não acho viável, pois a limpeza do equipamento deve ser rigorosa e com esta quantidade será mais trabalho que resultado.

Quando eu tinha o meu laticínio fiz diversas experiências com a manteiga de leite de cabra e fiquei muito satisfeita com os resultados.

Produtos em que utilizei a manteiga:

Cosméticos:

- creme para pele seca
- creme para as mãos
- creme para rugas
- loção para tirar manchas
- creme para abrandar cachos

Remédios caseiros

- loção para ajudar a cicatrizar feridas
- loção para picadas
- dor de estômago
- fortificantes

Alimentos

- Queijos
- Sorvetes
- Biscoitos
- Balas
- Bolos, doces e sobremesas
- Carnes
- Outras receitas.


Modo de fazer manteiga caseira:

De acordo com a portaria 146/96 do ministério da agricultura, por manteiga entende-se o produto gorduroso obtido exclusivamente pela bateção e malaxagem, com ou sem modificação biológica do creme pasteurizado derivado exclusivamente do leite de vaca, por processos tecnologicamente adequados.

Por aí podemos ver a discriminação. Com a diferença apenas na quantidade obtida, a manteiga do leite de cabra é fabricada da mesma forma, mas não existe uma portaria específica para "Manteiga de Leite de Cabra".

A partir do leite de excelente qualidade, menos de caixinha, pasteurizado, aqueça (ou resfrie) até 40º e quando começar a esfriar retire cuidadosamente com uma escumadeira com furos bem fininhos ou uma peneira de leite, a nata que se forma na superfície da panela. A quantidade de nata é sempre pouca, devido às características próprias do leite de cabra.

O truque será colocar o leite para aquecer em recipiente o mais aberto possível, para que fique uma superfície maior em contato com o ar. Esta nata (para cada litro de leite + ou - 1 colher de sopa de nata), deverá ser guardada na geladeira em recipiente "hermeticamente fechado" e completamente limpo, por no máximo 36 horas. Não mais que isso, pois ficará com gosto de ranço, até atingir a quantidade para poder bater, em torno de 500g e deve ficar em repouso, resfriando por pelo menos 12 horas.

Aproveite neste período e deixe jarras com água limpa também na geladeira, para ficarem bem geladas. Em torno de 3 litros e de preferência à 4ºC. Depois de juntar a quantidade de nata necessária, experimente para saber se não está com sabor estranho, pois isto invalidará o seu trabalho e a manteiga ficará com gosto de ranço.

Coloque a nata em uma tigela grande e com uma colher de pau comece a bater a nata vigorosamente. Quando a nata mudar a consistência, uns 13 a 15 minutos depois, e ficar um creme mais granulado de um lado e um soro de outro, escorra este soro em um recipiente e guarde para usar em alimentos, pois é útil.

Coloque 1/2 litro de água gelada sobre o creme e continue a bater, agora mais devagar. Cada vez que a água ficar leitosa, retire e coloque mais água limpa e gelada e continue a bater.

Quando o creme estiver com a consistência de margarina e não sair mais soro, estará pronta a nossa manteiga. Neste momento você poderá acrescentar o sal, +ou- uma colherinha de chá e misturar muito bem.

Embrulhe em papel manteiga, papel filme ou coloque em pote com tampa e leve à geladeira para ficar um pouco mais firme.

A durabilidade é de uma semana sob refrigeração pois não contém conservantes e pode absorver os odores da geladeira.

Pode ser usada como qualquer outra manteiga.

Obs.: Caso esteja fazendo a manteiga para a sua família, experimente bater o creme com a mão, como faziam as vovós do passado, assim você ganha duas vezes: faz a manteiga e já ganha mãos macias, pois a manteiga tem propriedades humectantes e hemolientes.

Para fazer a manteiga semi-industrial ou industrial, são necessários alguns equipamentos, ingredientes e a tecnologia de fabricação é diferente, mas posso indicar os procedimentos.

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARA SALLES

NITERÓI - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 29/10/2018

A manteiga feita da nata do leite de cabra fica branca? Segui as instrucoes mas não saiu água, ficou como suspiro antes de assar.
NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 30/10/2018

Olá,
A manteiga fica branca sim.
Você colocou água gelada? Porque se estiver a temperatura ambiente, a batedura pode transformar em espuma mesmo. Deixe em repouso na geladeira por um tempo e depois reinicie o processo.
Neyd Montingelli
Curitiba/Pr
SEBASTTIÃO FLAVIO DE PAULA

BOM JARDIM DE MINAS - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 23/04/2018

Onde encontro esse material em juiz de fora?
NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 30/10/2018

Procure no Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Eles informam as fábricas ou representantes.
Neyd Montingelli
NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 08/12/2014

Prezado José Moreira Rosende,

Planejamento é o primeiro passo.

Caprinocultura é uma atividade apaixonante. Se você começar sem planejamento, será como apaixonar-se por uma artista: será quase impossível conseguir casar com ela.

Melhor organizar a sua atividade primeiro no papel e no bolso e depois começar.

Procure a Associação dos Criadores de sua região, assista às reuniões, visite os criatórios, visite os pontos de venda dos produtos, faça pesquisa de mercado, faça cursos. Idealize a sua marca e seus objetivos comerciais. Decida qual raça melhor se adapte a sua propriedade e o principal: quem vai cuidar delas? Quem vai fabricar o queijo? Mesmo que isso não seja para já, deve estar no seu planejamento.

Juiz de Fora é um grande centro de ensino e pesquisa e de venda de equipamentos assim como no Rio de Janeiro.

Adoro empreendedores, mas tenho muita dó de decepções, ainda mais na atividade que mais tenho paixão.

Equipamentos, local, alimentação e pessoal adequado resultam em uma atividade rentável desde que haja planejamento.

Boa sorte.

JOSE MOREIRA ROSENDE

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 07/12/2014

Estou pensando em começar a criar cabras , para produção de leite e queijos , alguma dica de cursos ou onde compro os materiais necessarios ,!!! Penso em começar com venda de leite , queijo frescal , e yogurte !!

agradeço desde ja !!

Um forte abraço !!

AYRTON VINÍCIUS NAVES SILVA

JACAREÍ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE LEITE

EM 07/01/2012

Olá Neyd Montingelli; lendo sua matéria me recordei da minha infância em MG qdo ajudava minha mãe a bater nata até virar manteiga. Parabéns, excelente matéria. Quero aproveitar e pedir pra vc falar a respeito da produção industrial e semi-industrial de manteiga e ainda se vc tem conhecimento de como se faz manteiga de leite de ovelha. Desde já muito grato.