FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Limpeza e desinfecção de instalações - Parte II - Cal para desinfecção de instalações

VÁRIOS AUTORES

PRODUÇÃO

EM 06/08/2012

14
0
No artigo passado, Limpeza e desinfecção de instalações - Parte I apresentamos os principais fatores relacionados com a eficácia da higiene das instalações/equipamentos e sua importância para preservar a saúde dos caprinos e ovinos, prevenir e controlar doenças. No artigo desse mês iremos apresentar os principais pontos relacionados com a desinfecção de instalações com o uso da cal.

O óxido de cálcio (CaO), mais conhecido comercialmente como cal viva, cal virgem ou simplesmente cal é bastante utilizado na indústria química, petroquímica, alimentícia, farmacêutica, metalúrgica, na construção civil, para pinturas, na estabilização de solos, na pavimentação asfáltica, saneamento básico, para tratamento de água, desinfecção de instalações rurais, entre outros.

A cal virgem é o produto inicial resultante da queima de rochas calcárias, formada principalmente por óxidos de cálcio e magnésio. A adição de água a cal virgem libera grande quantidade de calor e dá origem a chamada cal hidratada (Ca(OH)2), cal apagada ou extinta, que apresenta elevado valor desinfetante.

Ação desinfetante da cal

A cal é um detergente alcalino que atua nos resíduos proteicos e gordurosos promovendo emulsificação, saponificação e peptização, além de ter poder germicida. Você sabe o que é um germicida?

Germicidas são substâncias químicas ou processos físicos capazes de destruir todos os microrganismos, incluindo também suas formas de resistência (esporos), como aqueles produzidos por bactérias do gênero Clostridium sp e Bacillus sp.

Entre as vantagens de utilização da cal como desinfetante em instalações (pisos e paredes) para pequenos ruminantes estão: baixo custo, fácil acesso no comércio, boa eficácia e de fácil aplicação. A cal utilizada na forma de pintura além de promover a desinfecção melhora a aparência da instalação pois passa a impressão de limpeza.

Como utilizar a cal para desinfecção das instalações

Antes iniciar a desinfecção não se esqueça de fazer uma boa limpeza do piso, paredes e equipamentos (bebedouros, saleiros, etc.)pois além da maioria dos desinfetantes terem sua eficácia reduzida em presença de matéria orgânica, este procedimento elimina mecanicamente grande quantidade de microrganismos conforme discutimos no artigo "Limpeza e desinfecção - Parte I".

A cal virgem pode ser aplicada na forma de pó ou de uma mistura espessa com água, conhecida como leite de cal. Qual das formas será utilizada irá depender do que será desinfetado (piso de chão batido, ripado ou de cimento; parede, divisória, etc.) e o objetivo (pintar ou não).

Recomendação para piso de cimento:

1. Inicie com a limpeza seca para remoção de toda sujidade (raspar e/ou varrer);
2. Lave o piso com água corrente;
3. Espalhe em torno de 1 kg cal virgem por m2 sobre a superfície ainda úmida;
4. Se necessário borrife um pouco mais de água para provocar a reação na qual irá liberar calor (em contato com a água a cal irá esquentar);
5. Deixe o produto agir por pelo menos por 2h;
6. Após remova a cal que poderá ser reutilizada para correção de solo ácido.

Recomendação para piso de chão batido (terra):

1. Remova o máximo possível de sujidades (fezes, restos de cama, alimento, etc.);
2. Espalhe uniformemente sobre o piso a ser desinfetado em torno de 0,5 kg de cal virgempor m2;
3. Borrife água sobre a cal para provocar a reação (liberação de calor);
5. Deixe o produto agir por pelo menos por 2 h;
6. Após remova a cal que poderá ser reutilizada para correção de solo ácido.

Recomendações para pintura de paredes, divisórias e piso

A pintura com cal de instalações com objetivo de desinfecção é recomendável durante e após a ocorrência de doenças infecciosas e antes da estação de nascimento dos cabritos e cordeiros para que o ambiente esteja limpo para receber as crias.

Figura 1 - Ovelha com cordeiro em instalação desinfetada com cal na forma de pintura. (LAPOC/UFPR 2012).



Para pintura pode ser utilizada tanto a cal hidratada quanto a virgem. Alguns produtos já vêm com uma cola branca ajuda na fixação do leite de cal.

Caso utilize a cal virgem, o ideal é aplicá-la logo após a adição com água quando ainda esta quente pois seu poder desinfetante é muito mais efetivo.

A cal hidratada ou cal extinta é obtida pela mistura de quatro volumes de água com um de cal, forma-se uma suspensão alcalina,denominada água de cal. O leite de cal é obtido utilizando-se 2,5litros de água para 9,0 kg de cal.

Em geral, quanto menor a incidência de chuva na área pintada com cal, maior será a sua durabilidade.

Figura 2 e 3- Pintura com cal para desinfecção de piso, divisórias e portão.



Cuidados na utilização da cal

É importante tomar muito cuidado durante o manuseio da cal virgem para desinfecção das instalações pois em contato com a água há liberação de grande quantidade de calor que pode provocar queimaduras e lesões.

Durante o manuseio da cal utilize equipamentos de proteção (bota, máscara, luvas, etc.) e um recipiente adequado que não derreta com o calor liberado.

Figura 4 - Queima da cal: adição de água à cal virgem.



Caso derrube a cal em pó sobre a pele, remova-a com auxilio de um pano seco ou escova macia antes de lavar com água em abundância. Em dias quentes os cuidados devem ser redobrados pois a cal em contato com a pele com presença de suor (úmida) pode provocar sérias queimaduras.

Fique atento com excesso de cal virgem nas instalações ou entradas do aprisco (utilizada para desinfecção dos cascos) e pedilúvio pois pode ressecar a pele e os cascos, causar dermatites com erosões na pele, além de provocar queimadura e lesão ocular nos animais.

Considerações finais

Lembre-se que a limpeza e desinfecção regulares são pontos chaves para garantir a saúde dos animais, prevenir e controlar de doenças! No próximo artigo iremos apresentar alguns desinfetantes comerciais que podem ser utilizados na desinfecção de instalações e equipamentos.

Referências bibliográficas

Barros, C.S. e Fernandes, M.A.M. Controle de Doenças deCaprinos e OvinosAnimais saudáveis, retorno garantido -apostila. IEPEC, 2011.

Cal na Avicultura. Disponível em:

MARIA ANGELA FERNANDES

Médica Veterinária pela UFPR
Doutoranda do Programa de Ciências Veterinárias da UFPR
Integrante do LAPOC - Laboratório de Produção e Pesquisa em Ovinos e Caprinos da UFPR

CARINA BARROS

Médica veterinária
Mestre em Ciências Veterinárias UFPR
Doutora em Nutrição e Produção Animal FMVZ-USP
Pós-doutorado FMVZ-USP
Atuação na avaliação econômica e modelagem

LIVIA SARAIVA

Granduanda em Zootecnia pela Universidade Federal do Paraná. Foi integrante do Laboratório de Produção e Pesquisa em Ovinos e Caprinos -LAPOC (UFPR), e atualmente é integrante do Laboratório de Pesquisas em Bovinocultura - LAPBOV (UFPR).

MARCIO LUIZ SOSSANOVICZ

bolsista CNPQ,
Laboratorio de parasitologia
Universidade Federal do Parana.

14

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GERALDO AILTON BORBOREMA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS

EM 13/06/2018

Durante 30anos da minha vida fui vendedor PHIFZER VETERINÁRIA e hoje aos 73 anos vou conecar a criar galinhas e frangos . E bom ter estas orientações fantásticas
MARINHO DE SOUSA NETO

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/03/2018

Queria saber sobre o uso do Cal na água do gado, para evitar que crie o lodo.
MARINHO DE SOUSA NETO

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/03/2018

Queria saber sobre o uso do Cal Virgem no cocho de água, para evitar que crie lodo.
GIOVANE BARBOSA

GOIÁS - GOIÁS

EM 24/12/2017

qual virgem e bom pra filtrar água da fossa tenho uma empresa casa não tem nem 30 dias que o caminhãolimpou e já tá cheia novamente o cal ajuda a secar a água qual deles eu uso po ou aquele de pedaço
WELINGTON RODRIGUES

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 29/11/2017

Temos um play ground para crianças em casa e depositamos areia lavada para evitar e amenizar efeitos de quedas de crianças. Para evitar a ação de germes em geral a utilização de CAL misturados a areia ou cal no fundo junto ao chão por baixo da areia seria uma medida eficiente contra esses germes e bactérias?
MARIA ESTELITA DE ARAUJO RODRIGUES

ARAIOSES - MARANHÃO

EM 05/12/2016

Bom dia! Como limpar a água de poço( manilha) com capa rosa? Em algumas pesquisas diz que se utiliza cal virgem, mas gostaria de saber qual procedimento? Se os animais poderão beber esta água? Se não possível o tratamento, tem problemas os animais continuarem tomando essa água?
NERI LUIZ MAEHLER

SÃO MARTINHO - RIO GRANDE DO SUL

EM 06/09/2016

Olá. Tudo bem. Tenho um poço negro que foram feito com pedra. Mas a terra ao redor não infiltra a agua e acaba sempre cheio , derramando e provocando mau cheiro , já estou ficando pobre pra contratar caminhão que pucha esterco pra tirar a agua do poço negro. O que eu faço? ???? Antes do poço negro tenho caixa séptica sem problemas nenhum. O problema é no poço negro. Obrigado pela atenção.  Meu email é nerimaehler@hotmail.com
JOSÉ MONTEIRO

CAMPANHA - MINAS GERAIS

EM 13/07/2016

Posso utilizar cal para desinfetar minha cisterna? Jose Monteiro
REINALDO F MATTOS

MAIRINQUE - SÃO PAULO

EM 07/07/2016

o poço da minha chácara tem aproxi,adamente 20 m a água esta barrenta poço utilizar o cal virgem e qual quantidade
BEKEREL LIRA PINTO

EM 07/05/2015

NOSSA MUITO BOM, ESTOU APRENDENDO MUITO C VCS... PARABÉNS!!!!!

EDMA

EM 02/02/2015

not 10

MARCOS

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 16/12/2014

Olá , eu posso utilizar cal virgem em uma granja no piso e pintar as paredes onde vai ficar as aves ?
CARLOS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 02/12/2014

Boa Tarde! tenho um poco aproximadamente 15 metros de altura, dando 1 metro e 20 de água, a água esta saindo com cor de barro, gostaria de saber se o cal  virgem e um produto para resolver este problema e qual a quantidade ideal e o tempo de tratamento grato
REGINALDO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 22/04/2014

tenho uma fossa instalada em meu terreno,pois no meu municipio não hã rede de esgoto,me falaram para ultilizar cal virgem para secar a agua,isso e verdade,não tem risco não, qual seria a proporção para secar uma fossa de 6 mts de profundidade. agradeço desde ja .reginaldo