FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Existe a necessidade do mercado brasileiro desenvolver um novo tipo de lona para a cobertura do silo?

POR RAFAEL CAMARGO DO AMARAL

E THIAGO FERNANDES BERNARDES

PRODUÇÃO

EM 27/08/2009

8
0
A região superior do silo quando atingida pelo fenômeno da deterioração aeróbia (devido a falhas na vedação, presença de furos e/ou uso de plásticos de baixa qualidade) apresenta grande contaminação microbiana indesejável (Figura 1), o que pode ser danoso ao consumo e à saúde dos animais, obrigando o pecuarista a um oneroso trabalho de descarte destas partes.


Figura 1. Silagem deteriorada na camada superior.

Um fator essencial é minimizar a presença de oxigênio no silo após seu fechamento. Desse modo, a lona de cobertura assume papel importante no conjunto de estratégias associadas à vedação e na manutenção da anaerobiose (ausência de oxigênio). Porém, o que devemos ter em mente é que vários tipos de lona estão presente no mercado e em muitos casos a lona escolhida não atende aos padrões de qualidade, como espessura e tratamento anti-UV.

Recentemente, um novo polímero foi inserido na fabricação de lonas para silagem nos países Europeus. Esse filme plástico de dupla face apresenta uma mistura de polietileno (polímero mais utilizado na confecção de lonas no Brasil) e poliamida. Esse novo filme, apesar de possuir uma espessura inferior (125 µm), apresenta menor permeabilidade ao oxigênio e é fisicamente mais resistente a impactos. Uma demonstração de maior resistência pode ser visualizada na figura abaixo, onde em um experimento que conduzimos com este tipo de lona, um bovino de 300 kg passou por cima do silo e não houve rompimento da lona.


Figura 2. Lona de polietileno + poliamida.

Por apresentar menor permeabilidade ao oxigênio, este tipo de filme pode auxiliar na redução da deterioração aeróbia da silagem na camada superior do silo, principalmente pela menor entrada de oxigênio (através da lona), com consequente redução de microrganismos deterioradores (fungos e leveduras). Esse fato é comprovado pelo menor aquecimento da massa de silagem (Figura 3), o que indicada menor atividade de microrganismos deterioradores.


Figura 3. Temperatura das silagens de milho cobertura com diferentes filmes plásticos durante 90 dias de armazenamento.

Dessa forma, a inserção deste tipo de filme plástico no mercado brasileiro seria interessante do ponto de vista técnico. Os resultados de pesquisa gerados com este tipo de lona até o momento mostram reduções de perdas de MS e redução de microrganismos deterioradores. Agora, o próximo passo é verificarmos a viabilidade econômica para sua inserção no mercado.

RAFAEL CAMARGO DO AMARAL

Zootecnista pela Unesp/Jaboticabal.
Mestre e Doutor em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP.
Gerente de Nutrição na DeLaval.
www.facebook.com.br/doctorsilage

THIAGO FERNANDES BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CLAUDIO WINKLER

CARAMBEÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/11/2009

Obrigado pela resposta. E se o produto realmente é bom como parece (se aguenta, por exemplo, até o pisão de uma vaca), é muito provável que compense o investimento, sendo 50% a mais bastante razoável.
RAFAEL CAMARGO DO AMARAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 29/11/2009

Prezado Claudio Winkler,

Em outubro deste ano, no Internation Symposium on Forage Quality and Conservation, tivemos a presença da empresa que comercializa este tipo de lona na europa. O custo na comunidade européia é cerca de 50% maior em relação a lona convencional.
Mais por lá, este produto esta sendo bem aceito, tanto pela durabilidade do material como também pela redução de perdas, e um terceiro fator que eles também prezam muito é a qualidade sanitária da silagem, menor desenvolvimento de bactérias e fungos que possam prejudicar a qualidade do alimento produzido, principalmente a leite.

Atenciosamente.

Rafael e Thiago
CLAUDIO WINKLER

CARAMBEÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/11/2009

Interessante artigo, parabéns! Gostaria de saber, no entanto, vcs teriam alguma informação adicional sobre as diferenças de preço, no mercado europeu, entre as lonas de polietileno de 200 micra (equivalentes às nossas) e essas novas lonas de polietileno/poliamida citadas?

Seria interessante para poder avaliar a viabilidade, imagino por exemplo que as lonas mais resistentes possam ser reutilizadas com mais facilidade do que as tradicionais, mas a que preço?
ENÉIAS ROBERTO LAGEMANN

TEUTÔNIA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/09/2009

Parabéns pelo artigo, pois a silagem de milho esta presete em praticamente em todas as propriedades de leite da minha região.
RAFAEL CAMARGO DO AMARAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 03/09/2009

Prezado Carlos Henrique W. Scarpellini,

Procure optar por lona dupla face de 200 micra. Até o momento é a lona que apresenta melhores resultados.
Atenciosamente
Rafael e Thiago
CARLOS HENRIQUE W.SCARPELLINI

PEJUÇARA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/09/2009

Qual a melhor lona que existe hoje no mercado?
RAFAEL CAMARGO DO AMARAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 29/08/2009

Prezado André Luis,

Ainda não existe esta lona no mercado para venda. Ainda estamos na fase de testes e nenhuma empresa brasileira comercializa este produto.

A empresa que fabrica esta lona estará no Brasil em outubro deste ano, no Simpósio Internacional sobre Qualidade e Conservação de Forragens divulgando seu produto, caso tenha interesse visite o web site: www.silagesymposiumbrazil.com

Atenciosamente
Rafael e Thiago
ANDRÉ LUIS

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 27/08/2009

Ja existe essa nova lona disponivel no mercado brasileiro para grandes compras? E qual o nome da empresa que comercializa esse produto no Brasil?