ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estresse calórico e seu efeito no desempenho de vacas leiteiras

POR JUNIO CESAR MARTINEZ

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/12/2011

2 MIN DE LEITURA

1
2
Durante os meses de verão, a alta umidade e a temperatura podem reduzir a produção de leite entre 10 a 35%, o que implica diretamente na receita da fazenda. A redução na produção de leite é resultado de um aumento na temperatura corporal da vaca, que induz a um menor consumo de alimento, assim como alterações endócrinas, metabolismo energético e outros fatores ainda não identificados pela ciência. A título de informação, nos Estados Unidos, o impacto econômico do estresse calórico causa uma perda anual de cerca de 800 milhões de dólares, devido ao menor desempenho dos animais e incidência de doenças. No Brasil não existem estatísticas, mas fatalmente o comportamento é semelhante, o que justifica um olhar crítico sobre esse assunto.

Mas o que é estresse térmico?

Quando a temperatura ambiente excede a zona de conforto térmico, também chamada de zona termo-neutra, a vaca estará sofrendo de estresse causado pelo exceço de calor, uma vez que na faixa de temperatura chamada de zona de termoneutralidade a vaca não precisa lançar mão de nenhum mecanismo para dissipar calor, podendo voltar toda a sua "atenção" para a produção de leite. Assim, o estresse calórico muda o status fisiológico da vaca, o que afeta a produção de leite e também a reprodução. Os fatores ambientais que afetam diretamente o animal incluem a umidade relativa do ar, a velocidade do ar, o grau de radiação solar, a radiação térmica e a perda de umidade.

Índice de temperatura e umidade (THI)

É um índice utilizado para estimar a necessidade de refrigeração das vacas sob forma de aumentar a eficiência das estratégias de manejo visando aliviar o estresse calórico. No quadro 1 está representado as relações entre umidade e temperatura e na Tabela 1 está representado dados reais coletados durante a minha tese de doutorado, conduzida no campus da ESALQ em Piracicaba, São Paulo.





Analisando o quadro 1 podemos encontrar as combinações para as quais as vacas estão em conforto térmico ou em estresse. Toda vez que o THI passar de 72, as vacas estarão sofrendo com o calor. E, analisando a Tabela 1 podemos notar que é muito fácil os animais sofrerem com o calor nas condições brasileiras.

Para calcular o índice usa-se a seguinte fórmula:
THI = tdb + 0.36tdp + 41.5
Onde:
tdb = temperatura do bulbo seco
tdp = temperatura no ponto de orvalho

Considerações finais

O THI é uma ferramenta de baixo custo que poderá ajudar a avaliar o nível de estresse térmico das vacas, e de posse do número, decidir sobre qual estratégia utilizar para reduzir o estresse dos animais.

Fonte: ZIMBERLMAN, R. B., COLLIER, R.J. Feeding strategies for high-producing dairy cows during periods of elevated heat and humidity. Tri-State Dairy Nutrition conference. April, 2011.

JUNIO CESAR MARTINEZ

Doutor em Ciência Animal e Pastagens (ESALQ), Pós-Doutor pela UNESP e Universidade da California-EUA. Professor da UNEMAT.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

OVERLAND AMARAL COSTA

ARACAJU - SERGIPE - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 22/12/2011

Excelente materia, isto é bioclimatologia que reflete o bem estar animal que  deveria ser aplicada na criação de todo rebanho no Brasil sucetivel às variações climáticas sazonais e atualmente pelos efeitosextremos  do aquecimento global. Hora temperaturas elevadas de 40ºC hora excesso de umidade e chuvas abundantes.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures