FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Estratégias de Negociação: negociando para ganhar

PRODUÇÃO

EM 03/08/2009

0
0
Nos dias de hoje, apesar da negociação ser um assunto muito discutido e fazer parte do dia-a-dia de todas as pessoas, ainda existem dois grandes equívocos que todos cometem sobre o assunto:

1. Pensar que negociação é alguma coisa exclusivamente pública, coletiva;
2. Achar que, só depois de se preparar, planejar ou treinar para isso, as pessoas saem em campo para negociar.

Os dois enganos estão intimamente relacionados. Quer ver?

Você negocia em sua casa o tempo todo, sem saber que está fazendo isso:

- Com o marido ou com a mulher: sobre as compras deste mês no supermercado ou aquela casa de praia tão sonhada que pretendem comprar no início do ano;
- Com os filhos: o empréstimo do carro para a festa à noite se ele arrumar a bagunça daquele quarto, ou a viagem à Disney se ela conseguir a façanha de passar de ano em matemática;
- Com empregados domésticos: por salários, condições de trabalho, etc...;
- No ambiente de trabalho: negocia principalmente se suas atividades estiverem ligadas a compras, vendas, recursos humanos, publicidade e comunicações, etc.

Mas, além disso, você se envolve diariamente numa série de outras negociações, sem saber e sem se preparar para isso: uma vaga no estacionamento da firma, um novo funcionário para seu setor, uma linha telefônica extra para sua sala, e por aí a fora.

O que significa negociar?

Vejamos então algumas das primeiras verdades sobre a negociação:
- Os filhos são possivelmente as pessoas com quem negociamos com mais frequência, nesta época que acabou com o mito da autoridade paterna e da resolução dos problemas "no grito".
- O casamento é uma grande negociação - talvez a maior delas -, mas deve ser uma negociação ganha-ganha (logo veremos o que é isso), caso contrário termina em divórcio.

Agora já podemos pensar numa definição para negociação:

A negociação é um processo social básico, utilizado para resolver conflitos, toda vez que não existem regras, tradições, fórmulas, "métodos racionais" ou o poder de uma autoridade superior. Ao optar pela negociação, as pessoas preferem evitar (a)uma batalha em que um dos dois lados leva a pior, (b) a ruptura de um relacionamento ou (c) a guerra total.

Não se negociam apenas objetos ou propriedades, mas também ideias. Todos somos negociadores, queiramos ou não.

A diferença é negociar cegamente ou fazer isso de forma metódica, planejada. O sucesso de cada um depende de sua habilidade como negociador. No início da vida profissional de uma pessoa - seja ela um médico, engenheiro, vendedor ou auxiliar de escritório -, o importante são as habilidades técnicas na profissão.

Por que devemos aprender a negociar bem?

1- para obter um rendimento melhor em todos os negócios que fazemos na vida pessoal e profissional;
2- para conquistar uma posição melhor na empresa onde trabalhamos ou o sucesso da empresa que possuímos, construímos ou de que participamos;
3- para obter uma melhor posição na vida para nós e nossa família;
4- para alcançar tudo que desejamos materialmente.

Não há problema, simples ou grave, que não possa ser resolvido por uma boa negociação, mesmo o conflito mais feroz.

MIRANDA, Márcio. Negociando para ganhar (e-book que compõe o material do curso Estratégias de Negociação)


Este texto acima é parte integrante do e-book, Negociando para ganhar, que será disponibilizado juntamente com o material do Curso Online AgriPoint Estratégia de Negociação, que terá início no dia 24 de agosto.

Este curso online sobre negociação pretende, em linguagem descomplicada e de fácil entendimento, apresentar estratégias e técnicas para colocar em prática imediatamente.

Conheça os detalhes da programação e conheça a instrutora deste curso acessando a página do curso: Curso Online Estratégias de Negociação

Inscreva-se aqui!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.