FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Doces para festas de crianças com leite de cabra

PRODUÇÃO

EM 09/11/2010

8
0
Quando eu vendia leite de cabra, eu notava a grande preocupação das minhas clientes quando chegava o aniversário dos filhos que tinham intolerância ao leite de vaca. As mães nunca podiam fazer brigadeiro, beijinho, dois amores, bolos recheados e pudim de leite. Quando fiz o primeiro leite condensado de leite de cabra, ofereci para uma cliente, que tinha uma filha de 5 anos com alergia ao leite de vaca quando nasceu e que adaptou-se ao leite de cabra depois dos 3 anos. A menina nunca participava de aniversários e nas suas festas só existia bolo de fubá. Ela encomendou logo 3kg de leite condensado e queria fazer uma surpresa para a filha. No dia da entrega, fiz um prato de brigadeiros, cobertos com confeitos coloridos e dei para a menina loirinha. Vocês não imaginam a carinha dela! Ela perguntava para a mãe:

- Posso comer mesmo mãe? Não vou morrer? Não vai doer minha barriga? Posso mesmo?

Quando a mãe disse que podia, ela sentou-se na escada e comeu cada um deles em pequenas mordidas, como se fossem as caríssimas trufas negras francesas.

A partir dessa cena, passei a fazer o leite condensado sob encomenda somente para essas crianças. Fiz também doce de leite, pirulito, torrão de doce de leite (que imitava uma barra de chocolate) e sempre dava uma receita para que as mães pudessem diversificar a alimentação das crianças. Hoje, só posso dar as receitas. Tenho saudades daquele tempo de fabricar, mas continuo com o mesmo prazer de compartilhar o que aprendi.

Observações:

1 - nas edições anteriores os leitores encontrarão as receitas do leite condensado.

2 - use apenas cacau em pó (tipo chocolate puro, do padre). Nescau ou achocolatado contem leite em pó.

3 - confeitos também podem ter leite em pó. Leia o rótulo. Na dúvida, use o cacau em pó, açúcar cristal ou confeitos prateados de açúcar para passar nos docinhos.

Brigadeiro de leite de cabra

Ingredientes:

- 2 xícaras de leite condensado de leite de cabra;
- 1 colher de margarina;
- 5 colheres de cacau em pó (fica bem escuro).

Modo de fazer:

Coloque em uma panela grossa e mexa com colher de pau antes de colocar no fogo. Leve ao fogo médio e mexa sem parar, "em forma de 8". De vez em quando tire do fogo. Quando borbulhar no fundo e desgrudar toda a massa do fundo da panela estará pronto. Cuidado para não queimar. Este leite condensado queima mais fácil que o de leite de vaca, porém demora mais. O de leite de vaca leva 7 à 8 minutos para ficar pronto, este pode levar de 10 à 12 minutos. Se empelotar ou começar a queimar, passe na peneira imediatamente e troque de panela. Vale o trabalho. Deixe esfriar. Molhe as palmas das mãos e faça as bolinhas e passe pelos confeitos ou cacau ou açúcar cristal.



Docinho de leite em pó

Ingredientes:

- 400g de leite em pó de cabra;
- 300g de açúcar peneirado;
- 200ml de leite de coco;
- Açúcar para cobrir;
- Pode usar anilina colorida.

Modo de fazer:

Misture tudo e amasse com as mãos. No começo parece que não vai dar certo. Depois vai tomando forma e vira uma massa boa de fazer bolinhas, quadradinhos, bichinhos, qualquer forma. Depois passe pelo leite de coco, de leve, e passe no açúcar. Se quiser colorir, coloque anilina alimentícia na hora de misturar. Tem que ser feito no dia da festa, pois endurece. É gostoso fazer no final do dia com as crianças, como divertimento, para comer na hora, pois é muito fácil. Não dá para guardar, pois fica duro.

Beijinho

Ingredientes:

- 2 xícaras de leite condensado de cabra;
- 200g de coco ralado bem fininho;
- 2 colheres de margarina;
- Açúcar cristal;
- Cravos da índia;

Modo de fazer:

Misture tudo em uma panela grossa com colher de pau e leve ao fogo médio e mexa sem parar até desgrudar do fundo. Vai ficar mais firme que o brigadeiro, mas o cuidado é o mesmo. Pode queimar, então tire do fogo de vez em quando e mexa bem. Deixe esfriar e faça bolinhas, passando pelo açúcar cristal, coloque nas forminhas e espete um cravo em cada bolinha.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 30/09/2013

Prezada Sylvia M. N. Gonçalves,

É um prazer ter você conosco.

Aqui sempre tem novidades com leite e queijos de cabra.

Neyd Montingelli

Curitiba/Pr
SYLVIA MARIA NUNES GONÇALVES

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL

EM 29/09/2013

Descobri à pouco que meu sobrinho de 3 anos está podendo tomar apenas leite de cabra, por isso resolvi pesquisar e fazer algumas surprezinhas para elee sai pesquisando. Adorei encontra vocês
NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 02/01/2013

Prezada Luciane,

Tenho parentes queridos que moram em Limeira e minha sogra é desta cidade linda.

A margarina tem realmente leite de vaca na composição, mas é pequena a proporção. Nem chega a 3%. Para os que são alérgicos ao leite de vaca, não deve ser usada também, somente a gordura vegetal que nada contém de gordura animal. Para os intolerantes, como a quantide usada na receita é pequena, pode nem ser sentida. MAS, caso as mamães sintam alguma alteração, devem suspender imediatamente esta alimentação. OU também, podemos fazer a receita sem a margarina. Para hidratar a massa dos docinhos, podemos colocar duas colheres de leite de cabra ao invés da margarina. Qualquer dúvida, entre em contato.

Neyd Montingelli

Curitiba/Pr
LUCIANE

LIMEIRA - SÃO PAULO

EM 29/12/2012

Todas as reçeitas tem margarina e as margarinas tem sempre algum componente do leite e nao podem ser utilizadas. Como vcs resolveram este problema?
NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 13/12/2011

Prezada Bernadete C. Lemes,

Oh, que amável!

Agradeço imensamente suas palavras. E saiba que o prazer de compartilhar o que aprendi sempre me deixou muito feliz. Estarei à disposição sempre.

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

Neyd Montingelli

Curitiba/Pr
BERNADETE CASTURINA LEMES

SÃO LUDGERO SÃO MARTINHO - SANTA CATARINA - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 12/12/2011

"Hoje, só posso dar as receitas. Tenho saudades daquele tempo de fabricar, mas continuo com o mesmo prazer de compartilhar o que aprendi."



Oi Neyd, tenho que falar mais um pouquinho...fiquei imaginando agora, se houvesse uma Fábrica do amor, com certeza você seria a Proprietária, pois quando fala "continuo com o mesmo prazer de compartilhar o que aprendi" isto é muito raro hoje em dia, e como você fala isto sim é um processo, na mente de quem recebe desta sua partilha, é o amor que nasce, renasce, ou mantem as pessoas vivas e mais felizes.

Muito obrigada pelo ensino, precisamos partilhar mesmo que seja até somente nosso olhar, olhar acompanhado de uma oração, de um desejar o bem aos outros, aos que passam por nós, aos que distantes estão, e para aqueles que nem sabemos como são e aonde estão. Abraço

FELIZ NATAL COM ANO NOVO COM MUITAS PARTILHAS, TODOS OS DIAS BRILHANTES PARA VOCÊ E SEUS AMADOS, ASSIM COMO VOCÊ TRANSMITE ESTE BRILHO NA ESCURIDÃO DA VIDA DE MUITOS.



Bernadete

NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 11/11/2010

Prezada Marita Vidal. E ficam deliciosos mesmo! Pode fazer com leite de ovelha também. Que tal inovar? Neyd Montingelli
MARITA VIDAL

ARAPARI - PARÁ - PRODUÇÃO DE OVINOS

EM 11/11/2010

Que delícia Neyd. Só de ler o título me deixou com água na boca.