FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Dia dos Pais 2011 - Receita de carneiro assado

POR NEYD M M MONTINGELLI

PRODUÇÃO

EM 08/08/2011

12
0
Lendo no Velho Testamento, vemos a passagem de Abraão que diligentemente obedece às ordens de Deus e leva seu filho Isaque para ser sacrificado. Um pai moderno vê isso com horror. Como um pai poderia aceitar uma ordem dessas, mesmo vindo de Deus? Será que hoje haveria fé suficiente? Abraão não discutiu, nem mesmo perguntou o porquê, simplesmente obedeceu. Foi impedido por um anjo e no lugar do filho, ofereceu um carneiro em sacrifício. Pela sua obediência e fé foi imensamente abençoado e tornou-se o pai de uma imensa nação.

Aos pais que não oferecem os filhos em holocausto, mas se sacrificam por eles todos os dias; trabalham de sol a sol, preocupam-se, perdem os cabelos, noites de sono, a juventude, as horas de lazer, os músculos, ganham barriga, colesterol, pilhas de desenhos indescritíveis e potes de argila pintados na escola. A estes pais que amam seus filhos independente deles não aceitarem mais o seu abraço ou te chamarem de "chato", Feliz Dia dos Pais.

Para o almoço do Dia dos Pais, para toda a família reunida, apresento uma receita de um grande pedaço de carneiro assado na churrasqueira, no rolete ou no buraco, muito fácil. Só necessitando de paciência e tempo até ficar no ponto de servir.

Carneiro assado

Ingredientes

-½ carneiro
-2 cabeças de alho amassadas
-3 cebolas grandes cortadas
-1 copo de sal fino
-½ copo de manjerona desidratada
-2 pires de hortelã (só as folhas)
-1 litro de vinho branco seco

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador com o vinho e passe no carneiro, deixando-o de molho em uma bacia ou dentro de um saco plástico grande e amarrado um dia antes de assar. 7 horas de assar acenda o fogo e retire e passe novamente o molho por todo o carneiro. Coloque o carneiro para assar primeiro 1m longe do fogo e vá abaixando até uns 50cm e deixe por 4 a 5 horas ou até a carne ficar macia. Durante o tempo, regue a carne com o molho e vire de vez em quando.

Para acompanhar o carneiro, sirva um arroz diferente, maionese, salada verde e uma farofa criativa, terminando com uma sobremesa preferida dos papais.

12

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 15/08/2011

Prezado Alis Ramos,

Aprecio ter você conosco. Um pai especial precisa de 2 dias de comemoração: em junho como é o dia dos Pais no seu País e em Agosto para quem é meio brasileiro.

Que tal nos mandar uma receita com os temperos da sua região?

Um abraço para sua neta e Feliz todos os dias dos Pais.

Neyd Montingelli

Curitiba/Pr
NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 15/08/2011

Prezado Marcelo Gomes,

Muito oportuna a sua colocação. Depois do comentário do José Volni, fiz uma pesquisa em 3 grandes supermercados e 2 açougues de Curitiba e constatei o seguinte:

- Aqui em Curitiba, a maior parte da carne de ovinos comercializada é congelada e IMPORTADA.

- Em um açougue que vende carne de um Frigorífico do interior do Paraná, vi a carcaça inteira e era de um animal de mais de 2 anos, com certeza.

- No outro açougue, era fresco, mas a julgar pelo tamanho da picanha (800/900g) também não era de animal novo.

- Nos Supermercados temos somente cortes congelados embalados e rotulados como CORDEIROS.

Resultado: nos dois açougues onde vendem a carne fresca, é oferecida como CARNEIRO, inclusive no cartaz vem com essa denominação. Nos supermercados em que a carne é congelada e rotulada, é oferecida como CORDEIRO.

Pode ser cultural pensar no cordeiro como filhotinho.

Vamos seguir divulgando e pesquisando.

Neyd Montingelli

Curitiba/Pr

ALIS RAMON DASILVA GUEVARA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/08/2011

Apreciada Neyd Montingelli, agradesco todas las recetas que puedas publicar soy amante de la culinaria Internacional y si viene de mis ancestro que son Brasileros, mas todavia, aqui en la frontera de Brasil-Vnezuela Celebramos dos veces el dia del Padre y Pai, ya que mi nieta Nacio en Brasil y Mora en Venezuela, especificamente en Santa elena de Uairen-Fontera con Villa Pacaraima Brasil.

Alis Dasilva
NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 12/08/2011

Prezado José Volni Costa,

Agradeço pelos comentários. São importantes na troca de informação. Acho até que seria importante esclarecer aos consumidores a diferença entre cordeiro/borrego e carneiro na hora da compra da carne. Um tema para abordar no site.

A Ovinocultura precisa ser corretamente divulgada, até nas receitas.

Neyd Montingelli

Curitiba/Pr
MARCELO GOMES

SANTA MARIA - RIO GRANDE DO SUL

EM 12/08/2011

Olá José,

sou zootecnista e tenho batido nesta tecla pois sempre que posso tento explicar para as pessoas a diferença de CARNEIRO(reprodutor) para CORDEIRO, muitas pessoas  tentam me convencer que é uma questão regional, então pergunto se preferem carne de touro ou de novilho.

Abraço, bom apetite
JOSÉ VOLNI COSTA

ITUPORANGA - SANTA CATARINA - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 12/08/2011

Sou criador  e temos trabalhado muito com a mudança  nos costumes de ser preparado animais de descarte (carneiros e ovelhas ) para o consumo em churrascos e pratos mais apurados  pela carne nobre dos ovinos que a carne de cordeiros ( animais jovens). Pois as diferenças são enormes e muito importantes para diminuir um pouco de preconceito com a carne de ovinos . Gostaria de sugerir que as receitas sempre se referissem a cordeiro. Esta receita  vou testá-la , deve ser ótima.
NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 10/08/2011

Prezado Marcelo Gomes,

Obrigada por comentar.

Eu pensei em um carneiro, por ser maior, com mais carne, e pelo tempo descrito,  tendo em vista um grande almoço em família. E, meio carneiro por ser mais fácil de temperar e de colocar em espeto, dividindo em partes, ou em grande espeto no buraco. Só pensando no "pobre' pai, para facilitar. Um cordeiro ou um pedaço dele é o suficiente, e menos tempo, dependendo do tamanho da família.

O bom mesmo é a festa da preparação com a família, não é?

Neyd Montingelli

Curitiba/Pr
MARCELO GOMES

SANTA MARIA - RIO GRANDE DO SUL

EM 10/08/2011

Deve ficar muito bom,

a ideia de colocar em um saco plastico é ótima já fiz com carne de porco, a carne absorve bem o tempero.Só uma ressalva trocaria o carneiro por um cordeiro.

abç
NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 09/08/2011

Prezado Fernando Carlos Prates,

Com certeza, Deus também não deixaria e deve ter reservado um belo cordeiro para este suculento sacrifício.

Aproveite a feliz tarefa da subida da montanha e faça também o risoto e a maionese para acompanhar a carne. as receitas estão no site e Feliz TODOS os dias dos Pais.

Neyd Montingelli

Curitiba/Pr
FERNANDO CARLOS PRATES

GOIÂNIA - GOIÁS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 09/08/2011

Fernando Prates - Zootecnista.



Neyde, com certeza eu não ofereceria minhas filhas ao sacrifício, mas em nome da boa culinária sacrificarei um cordeiro no dia dos pais para experimentar sua bela receita.



Goiânia - GO
NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 09/08/2011

Prezado Alis Ramon,

Gracias por comentar.

Neyd Montingelli

Curitiba/Pr
ALIS RAMON DASILVA GUEVARA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/08/2011

Neiyd, creo que con esta receta conquistaste a tu papa, pero de lo que si estoy seguros que a todos los papas del Mundo si lo lograstes parabien, para ti, que Dios te Bendiga.