ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Como obter sucesso na criação de ovinos: retorno financeiro e longevidade do sistema de produção

POR RAFAEL SILVIO BONILHA PINHEIRO

PRODUÇÃO

EM 10/04/2007

50
0
Em sistemas empresariais de criação de ovinos, sejam eles destinados para produção de leite, lã, carne ou animais para exposição, é de fundamental importância existirem objetivos na atividade de produção e nas metas a serem alcançadas. De modo geral, os diferentes sistemas de produção de ovinos no Brasil encontram-se desorganizados, pela falta de conhecimento na aquisição dos animais, alimentação inadequada, falta de controle sanitário e de manejo dos ovinos, descarte dos animais de forma errada e comercialização de ovinos sem nenhum critério. Em muitos casos, o criador de ovinos está insatisfeito com a atividade ou já desistiu da criação.

Para que a criação de ovinos possibilite lucratividade e permaneça no sistema de produção, é indispensável que haja: planejamento das atividades a serem realizadas, escrituração zootécnica dos animais, controle dos custos de produção e demais gastos, controle dos produtos (lã, leite, animais para abate ou para exposição) para venda e registros dos possíveis compradores ou contratos pré-determinados.

É necessário o acompanhamento de um profissional especializado na criação de ovinos, que tenha condições plenas de gerenciar o sistema de produção, tanto no manejo dos animais, como na sanidade, alimentação e outras atividades relacionadas com o sistema. Outro fato de importância para o sucesso da criação é a escolha dos funcionários que irão lidar com os animais no dia a dia, os quais devem gostar do que fazem e que também aceitem o treinamento transmitido pelo profissional responsável pela atividade, para melhorar a eficiência de produção e seu trabalho diário.

O sistema de produção conduzido da forma que foi citada anteriormente, com certeza vai ter melhores resultados do que uma criação de ovinos que não apresenta nenhum tipo de planejamento e acompanhamento técnico adequado.

Planejamento das atividades a serem realizadas:

Pode ser feito para um período de um ano ou mais, sendo necessário que o mesmo seja executado em partes para permitir o acompanhamento mensal das atividades realizadas e das que ainda serão executadas. O planejamento é indispensável nos sistemas de criação de ovinos que tem como finalidade gerar lucro, além de auxiliar na organização do sistema de produção e permitir eventuais correções ao longo do tempo.

Escrituração zootécnica dos animais:

Permite conhecer cada individuo do rebanho, de acordo com as variáveis pré-determinadas. Exemplos: desempenho dos animais, enfermidades, abortos, data de cobertura, nascimento e outros acontecimentos do sistema. As anotações dos fatos ocorridos com os animais no dia a dia da propriedade são de fundamental importância para identificar os animais de descarte (animais que não produzem adequadamente para o tipo de sistema de produção adotado), além de permitir conhecer os ovinos que se destacam no rebanho para seleção destes indivíduos (animais mais produtivos) no intuito de melhorar a eficiência de produção e possibilitar maior lucro para o sistema.

Animais que apresentam baixa produção, diagnosticados através da escrituração zootécnica, devem ser descartados, pois diluem o lucro da propriedade, além de serem em muitos casos os que dão as maiores despesas (animal problema). Outra vantagem de registrar as informações dos ovinos é a possibilidade de determinar manejos estratégicos de acordo com as informações já existentes, como: duração da estação de monta, período de lactação, engorda dos animais destinados para abate, momento de comercialização da produção.

Controle dos custos e demais gastos:

Através da anotação diária dos acontecimentos do sistema de criação, pode-se determinar no fim de cada mês ou ano, os custos para manter a atividade de produção (custos fixos e variáveis) e conhecer onde podem ser diminuídos os gastos ou em quais áreas pode-se investir para melhorar a atividade e aumentar a lucratividade. A partir deste controle é possível saber se a atividade está dando lucro, prejuízo ou em equilíbrio financeiro.

Venda dos produtos:

A venda dos produtos vai depender da finalidade da criação (leite, lã, carne ou de animais para exposição). De modo geral, um mesmo produto (exemplo: venda de animais para abate), pode ter diferentes preços entre diferentes propriedades, pois deve ser levado em consideração a distância das propriedades e tipo de acesso das mesmas até o frigorífico ou abatedouro, as raças ou composição genética utilizadas em cada criação, o tipo de sistema de produção (extensivo, semi-intensivo ou intensivo), a alimentação adotada de cada propriedade.

Uma medida importante independente da finalidade de criação é produzir de maneira diferenciada (exemplos: animais produzidos em sistemas orgânicos, confinados ou que apresentem melhores características da carne). No caso das propriedades que comercializam matrizes e reprodutores para venda, a escrituração zootécnica dos animais é uma maneira de agregar valor aos ovinos a serem comercializados, pois se tem todo o histórico da vida do mesmo.

Uma boa venda do produto é fundamental para a manutenção do negócio. A boa qualidade do produto é imprescindível para garantir futuros negócios.

Profissional especializado na criação de ovinos:

Indispensável nos grandes sistemas de produção e também nas pequenas criações que estão envolvidas em núcleos de ovinocultura ou cooperativas. O profissional responsável pela atividade deve ter experiência comprovada na área de ovinocultura e capacidade de coordenar em quase sua totalidade o sistema de produção e buscar medidas que garantam lucro para a empresa, além de treinar os funcionários que lidam com os animais e resolver os problemas da atividade.

Quando o sistema de criação está bem estruturado e organizado, é fácil para o profissional diagnosticar os desvios, possibilitando que os mesmos sejam resolvidos.

Considerações finais

Diante do que foi descrito, é de extrema importância que o sistema de produção de ovinos seja conduzido com profissionalismo, nunca perdendo o foco dos objetivos a serem alcançados. O acompanhamento técnico, por um profissional com experiência na área (ovinocultura) é de fundamental importância para o sucesso da atividade, pois o mesmo irá coordenar todas as atividades da criação e corrigir os desvios existentes no sistema, facilitando as atividades a serem realizadas diariamente na propriedade.

A anotação de todas as ocorrências na propriedade é de suma importância, pois permite a obtenção de um histórico do sistema de produção que vai tornar a atividade rastreável. A escrituração pode ser realizada manualmente (através de fichas) ou informatizada (através de planilhas ou programas no computador), porém não basta só arquivar as informações, é necessário transformá-las em dados úteis que permitam visualizar de maneira clara o sistema de criação, e o que está ocorrendo com o mesmo.

RAFAEL SILVIO BONILHA PINHEIRO

50

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NICOLAS

RIO PIRACICABA - MINAS GERAIS - OVINOS/CAPRINOS

EM 14/10/2016

Como fazer para achar um frigorífico que comprar ovinos para corte ??
ALEX VIRGILIO

RETIROLÂNDIA - BAHIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 04/08/2016

ALEX VIRGILIO SALVADOR BAHIA

RAFAEL MUITO BOA TARDE,PARABNES PELA ABORDAGEM DO TEMA , TENHO UMM GALPÃO DE 2 MIL M2 QUAL SERIA A CAPACIDADE MAXIMA IDEAL  PARA CRIAÇÃO DE CARNEIROS EM CONFINAMENTO,PARA ABATE E REVENDA ,FARELOS E MILHO E PALMA

PARABENS



VENDAS.VIRGILIO@GMAIL.COM
MARCOS BRANDÃO

NOVA RUSSAS - CEARÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 02/06/2016

Marcos Brandão.

N.Russas. Ceará.

Parabenizo o excelente artigo do amigo Rafael,e aproveito o ensejo para pedir ao amigo Jaime por gentileza  me mandar a tabela,pois já crio ovinos e caprinos,temos aproximadamente 1.000 hectares, aqui é sertão dos inhamus, no Ceará.

Email:marcos_brandão3.0@hotmail.com

Desde já agradeço a atenção e um abraço a todos.
MICHEL KANSON

PONTA GROSSA - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 23/03/2016

Boa noite pessoal, tenho uma pequena área de 4000 metros não seria muito pequena para começar uma criação de carneiros?
SEBASTIÃO DA SILVA GONÇALVES

EM 13/02/2016

Boa noite Rafael,



Qual é o melhor software (completo) para criação de matrizes para produção de cordeiros.



Att.,



Sebastião da Silva Gonçalves
SEBASTIÃO DA SILVA GONÇALVES

EM 12/02/2016

Boa noite Rafael,  parabéns pela sua publicação que nos faz crescer.



Att.,



Sebastião da Silva Gonçalves
SEBASTIÃO DA SILVA GONÇALVES

EM 12/02/2016

Boa noite Jaime, gostaria de receber planilha de custo de ovinos. Segue E-mail goncalvestiao@yahoo.com.br



Att.,



Sebastião da Silva Gonçalves
DEMOSTENES AERTON

JUAZEIRO - BAHIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 25/11/2015

Bom dia!



tenho uma criação de 230 cabeças de ovinos santa inés e doo per gostaria de saber se tem planilhas excel para controle fitossanitário e procriação
PETER ENS

PIRANGUÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 03/08/2015

Bom dia Jaime

gostaria de receber sua planilha meu e-mail:

peterens@uol.com.br

desde já agraddeço
JOAO PEDRO

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL

EM 12/06/2015

Boas JAIME,

meu email :       

jp.cerradoms@gmail.com     



Agradeço a atenção.
JAIME DE OLIVEIRA FILHO

ITAPETININGA - SÃO PAULO - OVINOS/CAPRINOS

EM 10/06/2015

João Pedro preciso de seu email.
JOAO PEDRO

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL

EM 09/06/2015

Boa noite Srs., gostaria de receber a planilha de custos do amigo JAIME DE OLIVEIRA FILHO.

Obrigado e fiquem com DEUS.
JAIME DE OLIVEIRA FILHO

ITAPETININGA - SÃO PAULO - OVINOS/CAPRINOS

EM 08/06/2015

Tenho uma planilha de custo de ovinos ótima, quem quiser só mandar email.

MARCOS ANTONIO THEODORO

EM 08/06/2015

Gostei muito do artigo publicado e me intereca muito ,saber se somente a raca santa ines

daria pra comecar ? ja que aqui onde moro nao tenho como adquerir um macho da raca dopper.a minha area e de tres alqueires paraense sou de tucurui.pa

pretendo iniciar com 20 femeas e um macho santa ines.

agradeco muito se me responder obrigado

JEORLA

EM 01/11/2014

Eu pretendo criar carneiro pra abate e com oque acabei de ler sobre as experiencias dos criadores iniciantes fiquei muito animado vou colocar em pratica a ideia obrigado!!!
FLÁVIO BOMFIM LOUREIRO

MACEIO - ALAGOAS - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 20/04/2014

Caro Amigo: a criação de ovino de corte vem passando por uma fase de mudanças,principalmente na nossa região.Com o cruzamento Santa Ines x Dopper,trouxe novas esperanças para os criadores da nossa região,uma vez que o ganho de peso da Santa Insz é muito lento.Tenho observado também muita desistência nos criadores de carneiros devido a alta mortalidade dos animais,principalmente por um problema muito frequente e ignorados por muito: trata-se da doença transmitida por carrapatos que é muito grave,porém fácil de tratar quando diagnosticada.Ela mata rapidamente e precocemente.Quanto as parasitoses intestinais,tão temidas também,são mais fáceis de controlar,bastando portanto um programa de vermifugação

Fique muito contente com as excelente informações do artigo e acho que cada região tem as suas peculiaridades quanto as pastagens,leguminosas existentes,tipo de ração disponível etc.Chego a conclusão que a criação de carneiro só se torna rentável a partir de 150 femeas no plantel,mantendo uma venda de animais compatível com o investimento.Quanto a organização,é fundamental e a organização da planilha tem que obedecer aos critérios já mencionados.

Atenciosamente  Flávio Loureiro.
JAIR SOARES DA COSTA

EXTREMOZ - RIO GRANDE DO NORTE - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 21/03/2014

A planilha de custo vc mesmo pode monta é bom simples

Rebanho

Ração

Medicamentos

Sal

Funcionário

Veterinário

Insumos

Animais vendidos

Animais comprados

Crias

ROBERIO LIMA ATAIDE

ARAPIRACA - ALAGOAS - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 18/03/2014

gostaria de receber uma planilha para controle na criação de ovinos.
RENATO TRALDI

JOINVILLE - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 17/03/2014

alguem tem uma planilha de custos para criação de ovinos?

obrigado
JAIR SOARES DA COSTA

EXTREMOZ - RIO GRANDE DO NORTE - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 13/02/2014

jucelino , vai depender do tamanho do seu rebanho ou se vc for iniciar comece com 10femeas e 1 reprodutor