FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Cientistas concluem que leite de cabra é um alimento funcional

PRODUÇÃO

EM 30/05/2011

17
0
Um grupo de cientistas espanhóis concluiu que o leite de cabra é um alimento funcional após conduzir uma série de estudos sobre as características nutricionais do produto. O grupo de pesquisa da Universidade de Granada, Espanha, afirmou que o consumo regular de leite de cabra deveria aumentar entre a população geral, especialmente entre aqueles que sofrem de condições como colesterol alto, anemia e osteoporose.

"Demonstramos através de muitos trabalhos os efeitos benéficos do leite de cabra no metabolismo de minerais e proteínas e várias condições fisiológicas e patofisiológicas", disse o professor José M. Alférez. "Além disso, reportamos a influência positiva do consumo de leite de cabra na defesa antioxidante e na estabilidade do DNA".

O consumo regular de leite de cabra pode melhorar a recuperação de pessoas com anemia por deficiência de ferro, disseram os cientistas. Isso porque o leite de cabra aumenta o uso nutricional do ferro e a regeneração da hemoglobina, à medida que minimiza as interações do cálcio e do ferro.

O leite também tem muitos nutrientes, como a caseína, o que o torna similar ao leite humano, disseram os pesquisadores. "O leite de cabra contém menos caseína alfa-1 - como o leite humano, que é responsável pela maioria das alergias ao leite bovino. Por essa, razão, em alguns países, é usado como base para o desenvolvimento de fórmulas infantis em substituição ao leite bovino".

O leite de cabra também contém uma menor proporção de lactose do que o leite de vaca, disseram os pesquisadores, sendo de cerca de 1% a menos. Por ser mais fácil de ser digerido, pessoas com intolerância à lactose podem tolerar o leite de cabra.

Os pesquisadores também disseram que o leite de cabra é rico em cálcio e fósforo, que pode melhorar a formação dos ossos. Além disso, o leite tem mais zinco e selênio, que são micronutrientes essenciais contribuindo para a defesa antioxidante e para a prevenção de doenças neuro-degenerativas. Os estudos foram publicados nos seguintes jornais: Food Chemistry, Journal of Dairy Research, Journal of Dairy Science e International Dairy Journal.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

17

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SIMONE BAQUIAO REIS

JACUÍ - MINAS GERAIS

EM 18/01/2014

Excelente reportagem!! Gostaria de comprovar os benefícios do leite de cabra. Vou tentar consegui-lo!
NATÁLIA LÍVIA DE OLIVEIRA FONTELES

SOBRAL - CEARÁ - ESTUDANTE

EM 01/11/2013

A sociedade contemporânea está cada vez mais preocupada com a saúde e em

busca de alimentos ou nutrientes que possam fornecer uma alegação funcional. Estes

alimentos são conhecidos como alimentos funcionais que, além de nutrir, trazem

benefícios metabólicos e fisiológicos a saúde humana. Tais descobertas com o leite de cabra abre uma perspectiva para agregar um valor ao leite  e assim aumentar a competição do leite de cabra no mercado.

FERNANDO LIMA

FORTALEZA - CEARÁ

EM 31/10/2013

Saudações aos amigos Criadores! Tenho visitado alguns Municípios pertencentes ao Polígono das Secas, após dois anos consecutivos de estiagem, 2012 e 2013, e conclui, com muito convencimento, que na cor cinzenta da Mata Branca uma espécie animal domesticada ainda consegue demonstrar um bom desempenho zootécnico sem cuidados especiais: a Caprina. Sou apaixonado por bovinos, em particular os da espécie zebuína, mas reconheci o enorme valor desses ruminantes de pequeno porte sob as condições inóspitas do semiárido nordestino em tais ocasiões.  Louve-se o trabalho magnânime da Embrapa Caprinos, no Município de Sobral, Ceará, visando o incremento da criação de ovinos e caprinos na Região Nordeste.   



Fernando Lima

Fortaleza-CE

Iniciante na Criação do Gado Sindi
WALTER

BANABUIÚ - CEARÁ - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE LEITE

EM 01/02/2013

estamos com projeto de fornecimento do leite caprino para o programa do leite fome zero na região e estamos lutando pela atividade estamos conseguindo resultados positivos gerando renda no campo para os agricultores familiares.

brasil rico e brasil sem miseria
ELIZANGELA

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - MARANHÃO - ESTUDANTE

EM 25/11/2012

alem de tudo isso e bom tambem, pra quem ja teve 2 vezes pnalmonia
JOYCE

FORTALEZA - CEARÁ

EM 31/10/2012

Bom!eu sei que o leite de cabra muito mas saudavel,eu adorei,tem tudo pra melhorar a minha saude e pra minha familia.....
REJANE PEREIRA CASTRO

ARARUAMA - RIO DE JANEIRO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/10/2012

Adoro esses comentários construtivos sobre nossas cabrinhas leiteiras. E tem ainda muita gente que é ignorante no assunto e no sabor.



Concordo com o Eduardo que divulgação é uma das formas de esclarecimento dos benefícios que o produto oferece, além de ser um leite muito mais macio nos queijos e saboroso. Não tem igual!



Abraços.
SONIA MENEGATE

LUCÉLIA - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 03/10/2012

estou feliz em poder dar leite de cabra para o meu filho, depois de tanta angustia e procura em que oferecer e ele aceitar, foi por Deus   ol leite de cabra em minha casa.
EDUARDO CARVALHO

PORTO VELHO - RONDÔNIA - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 03/10/2012

Sou de Rondônia e neto de Cearense. O vigor do povo nordestino deve-se também ao leite de cabra e à rapadura. No pré-Natal fiz minha esposa tomar leite de cabra e hoje todos os dias tomamos um copo do puro leite de cabra. Minha filha é forte e sadia e tem 10 cm de altura acima da média.



Não sou produtor sou apenas consumidor e o que falta além de divulgação como essa é o barateamento do produto . Além de não conhecerem o produto mas sabem que ele é caro, mesmo in natura ou em pó.



Dica: quem quiser fazê-lo semi ou desnatado basta acrescentar um pouco de água filtrada.
ALBINO CALLOU BARROS

FORTALEZA - CEARÁ - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE LEITE

EM 19/09/2012

Estou produzindo leite de cabra em Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza. Tenho mais de mil matrizes jà cadatradas na adragri/ce. Em breve terei o sif para comercializà-lo.

Preciso localizar compradores interessados e um vendedor profissional para vender no mercado de fortaleza.
PÂMELA ARCHIBUSACCI SARKIS

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 08/09/2012

Adoro esse leite, sou nutricionista e chefe de cozinha, faço várias receitas com ele e os demais derivados de cabra e ovelha.

Trabalho com nutrição funcional e gostaria de receber novidades e informações sobre produtos diferenciados  de cabra e de ovelha para vender em minha loja. Obrigada!

http://www.saluteria.com.br
CRISTHIAN JULIANO OLIVEIRA DE SOUZA

S.FELIX DO XINGÚ - PARÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 31/05/2011

Alem dos beneficios é um leite muito saboroso, o governo devia incentivar o consumo de leite de cabra no brasil.
REJANE PEREIRA CASTRO

ARARUAMA - RIO DE JANEIRO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 30/05/2011

Gostei da matéria. Além dos benefícios acima citados, ainda tem estas características aqui:



* Possui 40% a mais de cálcio;

* Suas gorduras são insaturadas;

* Apresenta ômega 3;

* Mais vitamina A;

* Mais proteína;

* Menos colesterol ;

* Menos carboidrato;

* Rico em CLA (ácido linoléico conjugado), substância que previne o câncer e a formação de placas de gordura nas artérias;

* Um copo de leite de cabra demora 40 minutos para ser digerido pelo estômago humano, enquanto o de vaca demora cerca de 2 horas e meia.

* Consumido, atua como coadjuvantes em restituir ou manter os níveis no organismo de vitamina A, evitando-se doenças degenerativas na visão, reprodução, pele e perda de funções orgânicas.



Indiscutivelmente, o leite de cabra é saúde pura.

FERNANDO HENTZ

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 30/05/2011

muito bom
EUMENE SBRANA

SOROCABA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE LEITE

EM 30/05/2011

Execelente reportagem, mas apenas ratifica o que os "antigos' criadores de cabras leiteiras, de fundo de quintal, já sabiam. Cabe a nós, atuais criadores, criarmos associações regionais que realmente funcionem em prol da caprinicultura leiteira e sejam facilitadoras em todo processo de criação destes animais maravilhosos, que são as Cabras Leiteiras.
GENILDO FONSECA PEREIRA

RIO GRANDE DO NORTE - PESQUISA/ENSINO

EM 30/05/2011

É a partir de informações deste tipo que poderemos aumentar o consumo de leite de cabra no Brasil. Essas informações precisa ser divulgada, multiplicada, para que possa atingir todas as classes sociais deste país. Pontanto produtores de leite de cabra, procurem aumentar a produção, de olho na qualidade do leite que terão consumidores para comprar.
DANIEL PIMENTEL GOMES

FORTALEZA - CEARÁ - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE LEITE

EM 30/05/2011

Pois é, e o Brasil ainda não dá o valor merecido a esse leite de tantas virtudes. Vamos despertar para o leite de cabra Brasil.

Abraço a todos os criadores de cabras de leite. Chegaremos lá no pódio.

Daniel Pimentel Gomes