FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Alimentação de ovinos criados em sistema intensivo - concentrados

POR INGRID MONTEIRO MEDINA

E ANDRESSA NATEL

PRODUÇÃO

EM 15/02/2011

81
1
Os concentrados são denominados os ingredientes de elevado teor energético ou proteico utilizados como complemento das dietas volumosas. São concentrados energéticos o milho e outros cereais (aveia, trigo, arroz), os altamente proteicos os farelos de soja, de algodão e de girassol, e os de valor proteico inferior os farelos de trigo e arroz.

Concentrados energéticos

Milho grão: Excelente fonte energética por ser rico em amido. Possui baixo teor de proteína e cálcio, moderado de fósforo, devendo ser combinado com farelos de oleaginosas para compor rações com adequado teor proteico.



Rolão de milho (milho desintegrado com palha e sabugo): Apresenta valor energético e proteico inferior ao milho-grão devido a presença do sabugo e palha.

Polpa cítrica: possui valor energético similar ao do milho e pode substituí-lo integralmente em rações para ovinos. Deve ser utilizada quando apresentar preço de até 85% do milho. Possui elevado teor de cálcio e baixo de fósforo e proteína. Deve ser armazenado adequadamente, pois absorve umidade com facilidade, o que leva a proliferação de fungos e bolores prejudiciais aos animais.

Mandioca raiz: Bom valor energético, mas pobre em proteína e minerais. Pode ser utilizada para compor a dieta em até 30%, ou até 1,5-2kg de raiz úmida/animal/dia para ovelhas de 60kg. Deve ser fornecida picada, devendo os animais serem previamente adaptados ao seu consumo, iniciando com um terço da quantidade que se desejar fornecer e aumentar progressivamente até atingir o máximo em sete a dez dias. Pode ser armazenada na forma seca: picar em pedaços pequenos ou em raspas e secar em terreiro; ou na forma de ensilagem, não necessitando de aditivos.

Concentrados proteicos

Farelo de soja: é uma das melhores fontes proteicas utilizadas na alimentação de animais domésticos. Possui 45 a 47% de proteína bruta. Deve compor preferivelmente rações para cordeiros (creep-feeding e confinamento), devido seu preço elevado.



Farelo de algodão: Fonte proteica de boa qualidade para ruminantes, utilizado para todas as categorias, inclusive machos reprodutores, pois apresenta-se detoxificada. No comércio pode ser encontrada com 28 ou 38% de proteína bruta.

Farelo de trigo: Possui teor proteico médio (16%) e maior teor de fibra que as demais fontes proteicas. É excelente fonte de micro-elementos minerais, como selênio, zinco e outros. Possui elevadíssimo teor de fósforo e desta maneira não deve ser utilizado em grande quantidade, máximo de 20-25% da ração concentrada, pois a ingestão elevada de fósforo pode causar a urolitíase obstrutiva (cálculos na uretra), principalmente em machos.

Ureia: É uma fonte de nitrogênio-não-proteico que pode ser convertido, pelos microrganismos ruminais, em proteína microbiana e ser, assim, aproveitada pelos animais. Deve ser direcionada, preferivelmente para animais adultos, com grande capacidade de fermentação ruminal, como ovelhas e animais em fase final de crescimento. Pode compor rações a base de cereais, como milho, trigo ou cevada, ou ainda polpa cítrica, na proporção de 1% e no máximo 2%. Pode, ainda, ser utilizada para aumentar o teor proteico de volumosos úmidos, como silagem de milho ou sorgo, cana-de-açúcar, na quantidade de 1%.

Também pode ser utilizada com fenos de qualidade inferior, palhas em geral e pastagens pobres a fim de melhorar seu aproveitamento pelos animais. Pode-se, neste caso, preparar mistura de 2 partes de sal mineral e uma de ureia e deixar disponível em saleiros. Animais adultos, quando já adaptados podem consumir até 0,5 g/kg de peso vivo/dia. Consumo excessivo (10g de uma só vez), por animais não adaptados, pode levar a intoxicação por amônia. Os sintomas de intoxicação por consumo excessivo de ureia são salivação excessiva, incoordenação motora e levando a óbito. O fornecimento de uréia deve ser acompanhado da utilização de fonte de enxofre (S), na quantidade de 10 partes de N para uma de S (flor de enxofre, sulfato de amônio ou de cálcio), dessa maneira podemos utilizar 8 partes de ureia para duas de sulfato de cálcio ou uma parte de sulfato de amônio. Não deve ser utilizado para cordeiros desmamados precocemente até 90 dias.

Soja em grão: Apresenta elevado teor proteico e energético; contudo devido ao seu elevado teor de óleo e presença de princípios não nutritivos tem seu consumo restrito. Animais adultos podem receber até 20% da dieta total (MS), ou até 400-500g dia/ovelha.

Caroço de algodão: Como a soja grão, tem bom valor energético e proteico, rico em óleo e com presença de substâncias tóxicas. Jamais fornecer para machos reprodutores, pois possui elevado teor de gossipol, que pode causar infertilidade. Pode ser utilizado em quantidades moderadas para ovelhas e borregas, na quantidade de 200-500g/dia, por períodos não muito longos para se evitar problemas hepáticos devido ao gossipol.

INGRID MONTEIRO MEDINA

Mestre em Ciências na área de concentração de Ciência Animal e Pastagens com ênfase em Ciência de Carnes (Qualidade Final)...

ANDRESSA NATEL

Mestre em Zootecnia com ênfase em Produção Animal pela FMVZ/UNESP. Atualmente trabalha como consultora na Sima Consultoria.

81

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JESSICA BENVENUTTI

QUERÊNCIA DO NORTE - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 16/11/2019

Bom dia sou jessica e moro no Paraná, sou criadora de ovinos, no momento estou pensando em engorda los para vender. E Gostaria de saber qnts por cento de milho e de concentrado posso estar dando por animal. E qnts dias preciso deicha los no confinamento.
Obrigada
Zapi para contato se possivel: 44 9 98061958
ANDERSON

ÁGUAS BELAS - PERNAMBUCO - OVINOS/CAPRINOS

EM 12/08/2019

Estou criando oito Carneiro em confinamento mas alguns estão ficando com dor de barriga oque esta acontecendo
ALDAIR DIAS MACIEL

FÁTIMA DO SUL - MATO GROSSO DO SUL - OVINOS/CAPRINOS

EM 06/03/2019

Qual quantidade de milho posso dar para ovinos na engorda só com milho
MARCOS DA SILVA SANTOS

RIBEIRA DO AMPARO - BAHIA

EM 09/03/2018

As informações apresentadas são muito importante para todos os criadores, principalmente para os que querem aprender a criar com responsabilidade, porque para ter sucesso no negocio é preciso estar bem informado, pois, não tem sabedoria sem conhecimento parabém pelo testo e apresente outros : valeu.
PATRICIA

CAMPINAS - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 08/03/2018

Boa tarde!minha mãe ganhou um carneiro e comprou uma ovelha, só que no momento eles estão comendo os capins da chacara que ela mora, que é capim elefante, quando acabar, o que deve substituir os cupins? Pode dar grão de milho que é um alimento concentrado? Uréia e indicado?
RUDIVAL RODRIGUES DA SILVA

SALVADOR - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE CORTE

EM 14/02/2018

Olá, bom dia.

Seria interessante em artigos sobre o tema, haver sugestões de doses de ração por animais (carneiro, bode, poço etc.), o que, certamente, contribuirá bem mais com os leitores/criadores.

Grato.
ANTONIO GERALDO

FEIRA DE SANTANA - BAHIA - ESTUDANTE

EM 25/01/2018

qual porcentagem de milheto posso colocar na ração para fazer concentrado
GIVALDO SILVA TEIXEIRA

SERRINHA - BAHIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 16/05/2017

Andressa Olá boa noite;

Gostaria de saber  qual valor nutricional da palha do licurizeiro; e se tem alguma contra indicação na alimentação dos animais, (ouvinos),  devido as longas estiagem na nossa  região ela é bastante utilizada .

Givaldo Teixeira

Serrinha -Bahia
NAIRO MARTINS

EM 13/05/2017

Boa tarde a palha da cana junto com farelo de trigo,milho e farelo de soja e uma boa ração para ovelhas e cordeiros?
BRUNO GIACOMELLI

FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA - OVINOS/CAPRINOS

EM 03/04/2017

Boa noite.

Gostaria de saber se posso alimentar ovelhas prenhas com caule e folhas dos pés de amendoim, após extrai-los para alimentação humana?
JOSE LUIZ DA FONSECA PEREIRA

OVINOS/CAPRINOS

EM 02/04/2017

meus ovinos nao querem comer silagen de sorgo oque posso acrescentar nap silagem
ARTUR NASCIMENTO SILVA ARAUJO FILHO

SÃO LUÍS - MARANHÃO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 13/01/2017

gostei de todas as mexplicacoes dadas pelos tacnicos.
SAMANTA VALE DE MATOS

BARRA - BAHIA

EM 10/10/2016

Boa noite!

Olá, como posso fazer a suplementação alimentar de ovelha dorper parida? E a suplementação de ovelha dorper a partir do sétimo dia de vida? Como calcular a quantidade de milho, soja , sal mineral, por exemplo?
MAEWITON DE FARIAS AGUIAR

CAMPINA GRANDE - PARAIBA - OVINOS/CAPRINOS

EM 02/08/2016

Olá, como posso fornecer resto de bolachas e pães pra minhas ovelhas, tenho que utilizar outros tipos de rações e ferragens e qual a quantidade certa por cada animal dia.
SILVIA ARBEX

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/07/2016

vi sua sugestão de ensilar o residuo de cevada. Seria feito da mesma forma da ensilagem de milho? usaria algum inoculante? como fica a umidade da cevada? Sou criadora de ovinos e tenho buscado alternativas para diminuir custos de alimentação sem perder a qualidade.
MOACIR MENDES SEIXAS

ESPIGÃO D'OESTE - RONDÔNIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 29/07/2016

  



    Posso alimentar cordeiros sem o uso de volumoso?
MOACIR MENDES SEIXAS

ESPIGÃO D'OESTE - RONDÔNIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 29/07/2016

       

       Posso alimentar cordeiros sem o uso de volumoso . Apena ração ?
EDERSON GIACOMOLLI

REALEZA - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 06/07/2016

Boa noite gostaria de saber a respeito do feijão na alimentação de ovinos estou querendo fazer uma mistura de milho farelo de trigo e grao de feijao e grao de soja. Gostaria de uma opinião? Meu email edergiacomolli@hotmailcom

Groto
GUSTAVO RIBEIRO

ENTRE RIOS - BAHIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 04/07/2016

Bom dia! Gostaria de saber se no semi confinamento de carneiros, posso colocar milho com o confinamento 10, assim como faço com os bois?
KELSON HENRIQUE AGUIAR

MATA ROMA - MARANHÃO - OVINOS/CAPRINOS

EM 22/06/2016

olá, sou Kelson Henrique gostaria de saber a formulação da ração à base de milho e soja para caprinos em confinamento permanente.     kelsonhenrique@hotmail.com