FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Alguns aspectos sobre produção de caprinos de corte

PRODUÇÃO

EM 14/10/2009

0
0
A produção de caprinos de corte no Brasil está em franca expansão, e para adentrar neste mercado crescente e promissor, os pecuaristas necessitam de conhecimento específicos que os auxiliem a alcançar o sucesso produtivo.

Todo empresário rural, que já produz ou deseja produzir caprinos de corte, precisa saber:

- quais são as exigências nutricionais dos animais;
- as estratégias de alimentação e instalações para cada fase do rebanho;
- os principais conceitos do manejo reprodutivo;
- os principais cuidados sanitários no rebanho;
- as características da caprinocultura de corte no Brasil e no mundo;
- os principais mercados consumidores;
- e as características da carne caprina.

Abaixo, serão apresentados alguns dos principais fatores que influenciam diretamente na produtividade e lucratividade desta atividade.

Reprodução

A reprodução dos caprinos, quando avaliada de forma isolada, é a variável que mais contribui para a produtividade do rebanho, uma vez que, na ausência da reprodução, a produção restringe-se ao patamar zero ou próximo deste.

Entretanto, para que a reprodução maximize a produção, são necessárias práticas de manejo reprodutivo economicamente viáveis e adequadas à realidade de cada sistema de produção (sejam estes, extensivos, semi-intensivos ou intensivos).

Para que o uso adequado das práticas de manejo reprodutivo tenha validade, é importante que se conheçam as características reprodutivas da espécie ou da raça e suas interações com o meio ambiente (Simplício, 1988).

É importante enfatizar que a maximização da taxa de reprodução depende diretamente de quatro componentes, que integram entre si, e afetam diretamente a eficiência produtiva do rebanho, sendo estes: a nutrição e a saúde; o potencial reprodutivo da raça e as práticas de manejo, em geral, e reprodutivo, em particular (Simplício et al, 1988).

Nutrição e a Saúde

A saúde de um rebanho tem início no cocho e no pasto, ou seja, um rebanho bem alimentado é um rebanho saudável, e resiste melhor às doenças. Por outro lado, um manejo nutricional deficiente aumenta o índice doenças e mortalidade de um rebanho.

Assim, os animais devem ser bem nutridos para serem saudáveis. Lembrando que "bem nutrido" é o animal que recebe alimentos de boa qualidade e em quantidades suficientes.

Além da nutrição, outros aspectos influenciam a saúde do rebanho, tais como práticas de manejo e condições do ambiente em que o animal se encontra, sendo que esta última inclui as instalações. Estas quando feitas de forma incorreta, predispõem o aparecimento de determinadas doenças nos rebanhos.

Dentre os aspectos relacionados a manejo, destaca-se o manejo sanitário, que consiste no conjunto de práticas utilizadas com o objetivo de diminuir o aparecimento de doenças em um rebanho e, desse modo, reduzir os prejuízos de ordem econômica causados por elas.

Estas práticas irão controlar as influências negativas do ambiente, de modo a prevenir o estabelecimento de uma dada enfermidade em um rebanho, como também controlar e/ou eliminar as existentes.

Se você se interessou pelos conceitos expostos acima, e quer conhecer mais sobre todos os aspectos relacionados a produção de caprinos de corte, conheça e participe do Curso Online Produção de caprinos de corte: conceitos essenciais, que apresentará dicas técnicas e práticas sobre instalações, manejo sanitário, nutricional e reprodutivo, raças e cruzamentos.

Este trecho faz parte dos módulos 3 e 4 do curso online Produção de caprinos de corte: conceitos essenciais, que terá início no dia 05 de novembro, e irá abordar os seguintes temas: Situação e perspectivas da caprinocultura de corte, Aspectos gerais sobre produção de caprinos de corte, Manejo reprodutivo, Planejamento do rebanho, Produtos, mercado e comercialização.

A instrutora deste curso é a zootecnista pela Universidade Federal de Lavras, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Zootecnia pela UNESP/Jaboticabal, Izabelle A. M. A. Teixeira. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em nutrição e produção de ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de alimentos para animais, exigências nutricionais, caprinocultura e manejo animal. Atualmente é vinculada ao Programa de pós-graduação em Zootecnia da UNESP, campus de Jaboticabal.

Conheça a programação completa deste curso e inscreva-se agora mesmo!

Acesse o conteúdo demonstrativo e conheça um pouco mais deste curso online

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.