ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Água, vento, tempo e uma vaca: é tudo o que você precisa para resfriar seu rebanho leiteiro no verão -Parte I

POR ISRAEL FLAMENBAUM

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/09/2016

3 MIN DE LEITURA

7
2

Atualizado em 03/10/2022

Durante minhas atividades de consultoria, visito muitas fazendas, especialmente aquelas localizadas em “regiões quentes” do mundo. As visitas têm como foco os esforços para reduzir o impacto negativo do estresse térmico de verão na performance das vacas.

Algumas fazendas que visito não dispõem de nenhum meio de resfriar suas vacas no verão e necessitam partir do início. O "resfriamento de vacas" é um dos tópicos mais estudados nos últimos anos por pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa em países quentes e publicados em artigos científicos e populares. Com base nas informações obtidas, ministros da agricultura e organizações de fazendeiros publicaram livros e boletins de recomendações, fornecendo instruções para uma adequada instalação e operação de sistemas de resfriamento para vacas no verão.

Infelizmente, apesar do extenso conhecimento publicado sobre o tópico de resfriamento de vacas e o fácil acesso de produtores à informação, somente uma pequena parte das fazendas de gado leiteiro que visitei até hoje usam adequadamente seus sistemas de resfriamento e obtêm os resultados esperados. O índice de “relação verão-inverno” tem sido usado há mais de uma década no setor leiteiro de Israel e é uma boa ferramenta para avaliar a capacidade do gado leiteiro de lidar com sucesso com o estresse térmico.

Os dados publicados em Israel nos últimos anos indicam uma ampla variação no índice em termos de produção de leite e taxa de concepção, entre diferentes fazendas. Em média, as fazendas leiteiras de Israel produziram 4% menos leite no verão (julho - setembro) de 2013, quando comparadas ao inverno (janeiro - março). O grau da redução foi superior a 20% em algumas das fazendas, enquanto que em outras não houve nenhuma redução. No mesmo ano, a média nacional da taxa de concepção no verão alcançou 26%, variando entre 5% em algumas fazendas leiteiras e 40% em outras.

O que faz a diferença entre fazendas de gado leiteiro em relação à performance das vacas no verão?

É provável que algumas das diferenças se encontrem na localização geográfica e topográfica das fazendas leiteiras, no tipo de alojamento e na densidade de vacas no interior das construções, bem como no tipo de alimentação e na frequência com que esta é distribuída às vacas. Contudo, em minha opinião, o fator que causa o maior impacto na performance das vacas no verão é a “qualidade do resfriamento”.

Recentemente, me perguntei quais eram as características do que chamamos “qualidade de resfriamento”, e a resposta que dei consiste nas quatro palavras presentes no título deste artigo: água, vento, tempo e a vaca.

Neste artigo, dividido em três partes, gostaria de desenvolver cada um destes quatro fatores e sua contribuição à qualidade de resfriamento. Em minha experiência, aprendi que somente uma aplicação completa e uma combinação correta de todos estes fatores permite alcançar um resfriamento adequado às vacas no verão e alcançar os resultados produtivos e reprodutivos esperados, conforme mencionado acima.

Água

Em nosso caso, não é somente a água para beber, embora esta questão seja de grande importância para as vacas no verão. No mínimo 10 cm de área de bebedouro por vaca com água limpa e fresca são recomendados em regiões quentes, para atender as necessidades das vacas, preferencialmente de forma bem distribuída ao longo do estábulo.

A água neste caso é aquela para o processo de resfriamento. A combinação de água e ventilação forçada é a melhor forma de resfriar as vacas. A evaporação de água do corpo dos animais permite uma perda térmica cinco vezes maior do que aquela alcançada somente pela ventilação ou pela água.
 

Mas como molhamos as vacas adequadamente?
 
Qual a duração ótima de cada sessão de resfriamento?
 
 


 

ISRAEL FLAMENBAUM

Especialista no estudo do estresse térmico em vacas leiteiras, professor na Hebrew University of Jerusalém, tem ministrado cursos e treinamentos sobre o assunto em diversos países.

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

TIAGO JOÃO TONIN

SANTA MARIA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 19/11/2019

Olá.
Parabéns. Assunto de extrema importância.
Gostaria de saber qual é o tamanho de gota, em micras, ideal para o sistema de nebulização em mangueira de espera.
EDUCAPOINT

PESQUISA/ENSINO

EM 05/10/2016

Olá Paulo,



Segue tradução da resposta do Professor Israel:



"Este é um grande tema e a resposta pode ser muito longa. Eu recomendo a sua inscrição no curso  que temos sobre este assunto. O curso está disponível na biblioteca do EducaPoint: https://www.educapoint.com.br/curso/manejo-calorico/";



Obrigado.

Abraços;



Equipe EducaPoint!
EDUCAPOINT

PESQUISA/ENSINO

EM 05/10/2016

Olá Paulo,



Segue tradução da resposta do Professor Israel:



"Temos alguns estudos preliminares em Israel que mostram que tosquiar as vacas na estação quente cedo ajuda a tolerar o estresse por calor. Porém, há uma necessidade de mais pesquisas sobre o tema antes de ser capaz de prestar uma recomendação sólida."



Obrigado.

Abraços;



Equipe EducaPoint!
ISRAEL FLAMENBAUM

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/10/2016

This is a wide topic and the answer can be very long. I recommend your inscription to the course  on the topic, to be provided by Milk Point. Also, you can ask them a copy of my lectures in video which I know, exists in Milk Point library.
ISRAEL FLAMENBAUM

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/10/2016

We have some preliminary studies in Israel who shoes that shearing the cows in early warm season helps them tolerate better heat stress. There is a need for more research on it before being able to give solid recommendation.
MARIO R TORRES NETO

CATIGUÁ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/10/2016

preciso saber qual e a melhor forma de fazer o resfriamento das vacas  no estabulo
PAULO SERGÍO TERUEL

AVARÉ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/09/2016

   

     O tema é de vital importância  para nossa atividade , nosso rebanho se encontra no estado de São Paulo , município de Tejupa , tomos água  e ventilação , mas realmente não

atingimos o equilíbrio  nos índices  entre verão e inverno .  Aguardo  por mais informações , mas se for oportuno deixo uma pergunta  : fazes a tosquia dos animais no inicio do verão

ajuda ou tem pouca interferência nos resultados . Obrigado !   

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures