FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Afinal, qual é a idade do seu rebanho?

POR THALES DOS ANJOS DE FARIA VECHIATO

PRODUÇÃO

EM 01/10/2008

2
0
A criação de pequenos animais está em forte crescimento, tal fato deve-se a algumas vantagens como possuir ciclo produtivo curto, maior taxa de lotação em regiões onde o valor do hectare é alto, ser alternativa de renda em pequenas propriedades, além de estar associada a um rápido retorno econômico do capital investido.

Segundo dados do IBGE de 2006, o rebanho nacional de ovinos é de 16.019.170 milhões de animais, com maior concentração nas regiões Nordeste e Sul. O rebanho de caprinos é estimado em 10.401.449 milhões de animais, com os maiores rebanhos localizados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil.

Entretanto, a maioria destes animais ainda são criados em sistemas extensivos, sem nenhum tipo de controle produtivo e zootécnico. Baseado neste cenário, muitos pecuaristas acabam comprando animais velhos, conseqüentemente, com baixa eficiência produtiva.

Deparados com tal fato, pecuaristas recorrem a consultores ou "entendedores" do assunto, para não comprar "gato por lebre". Mas e quando técnicos não estiverem por perto, o que fazer para saber a real idade dos animais?

A solução está na avaliação e exame da dentição. Através dos dentes, consegue-se estimar a idade do animal.

A avaliação se faz pela inspeção dos pares das pinças, 1º médio, 2º médio e cantos como mostra a figura abaixo.



Os dentes decíduos, ou de leite, têm erupção completa até 30 dias após o nascimento e são substituídos por dentes permanentes. Vale lembrar que ruminantes de modo geral, têm apenas dentes frontais inferiores, ou seja, inseridos apenas na mandíbula.

Os dentes decíduos são menores e mais brancos, por isso o nome de dente de leite, por terem menor tempo de maturação e menor camada de dentina. Os dentes permanentes são maiores anatomicamente, de coloração amarelada devido a maior camada da dentina e mais resistentes a diversos tipos de alimentos, não são facilmente fraturados.

A troca de todos os dentes se faz até os 4 anos (tabela 1) e aqueles com idade acima de 4 anos de vida são popularmente conhecidos por "boca cheia". Porém todos os dentes continuam sendo desgastados e nivelados até os 9 - 10 anos. Mas, para estimar a idade após o aparecimento dos dentes permanentes, é necessária o auxilio de técnicos experientes.

Tabela 1: Erupção dentária e troca de dentes de leite por permanentes.



Mas existem animais que são acometidos por afecções dentárias, na qual ocasiona a queda dos dentes (conhecido por "broken a mounth"), independentemente de serem jovens ou muito velhos. Esta afecção causa ausência parcial ou total dos dentes na boca, predispondo aos quadros de desnutrição, uma vez que a ingestão dos alimentos fica prejudicada e, conseqüentemente, reduz o desempenho animal.

A escolha de animais mais jovens, através da avaliação zootécnica ou pela dentição no momento da compra irá ser fundamental para o sucesso da sua criação.

Contrariando o velho ditado "animal doado não se olha os dentes", agora animal adquirido se olha os dente sim!

THALES DOS ANJOS DE FARIA VECHIATO

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

THALES DOS ANJOS DE FARIA VECHIATO

SÃO BERNARDO DO CAMPO - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 06/10/2008

Prezado Estevão Marcondes Tosetto,
Obrigado pelas colocações, mas creio que esta sugestão é mais para bovinos.
Atenciosamente,
ESTEVÃO MARCONDES TOSETTO

RIO POMBA - MINAS GERAIS

EM 06/10/2008

Prezado,

Saber a idade dos animais pela cronologia dentária realmente é muito importante, faço questão de trabalhar isso com meus alunos, mas esqueceu-se de comentar que esta classificação apresentada é valida apenas para animais de origem européia, pois os zebuinos são mais tardios e terão boca cheia apenas aos cinco anos. Animais da raça Santa Ines, por exemplo, tem as pinças totalmente crescidas apenas aos 24 meses, os 1ºmédios aos 36, os 2º medios aos 48 e os cantos aos 60.