FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

A função do cajado e do cão de pastoreio no rebanho ovino

POR CLEDSON AUGUSTO GARCIA

PRODUÇÃO

EM 29/07/2010

6
0
Antes de Cristo o cajado já era usado com funções variadas, como proteção e afugentamento das ovelhas segundo algumas passagens bíblicas. Várias igrejas, independente da religião, pregam a imagem do pastor com seu cajado na mão, pastoreando suas ovelhas devido o instinto gregário dessa espécie animal, ou seja, vida em coletividade. Por esse motivo, as diferentes religiões usam o cajado como símbolo da união de seus fieis e até hoje, o cajado é uma ferramenta muito utilizada na ovinocultura.

Algumas passagens bíblicas citam o uso do cajado na criação de ovinos:

"Vendo as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes como ovelhas que não têm pastor." (Mt. 9:36)

Um dos corais de Bach descreve essa cena: "Mansamente pastam as ovelhas":

"Ovelhas são animais mansos, sem garras ou chifres, incapazes de se defender. Morrem mansamente nos dentes dos lobos. E dizem que nem mesmo balem. Morrem silenciosamente. Essa é a razão por que é preciso que haja pastores que as protejam. O pastor traz na mão o cajado, ferramenta usada para a defesa do seu rebanho. E quando tudo está tranquilo, as ovelhas pastando, os lobos mantidos à distância pelo pastor, ele pode se dedicar a tocar sua flauta."

Segundo a enciclopédia livre "o cajado é uma vara do pastor, caracteristicamente tendo a extremidade superior recurvada em forma de gancho ou semicírculo. Ele é usado para tocar nas patas das ovelhas de leve para que elas retornem ao seu caminho, não desviando do mesmo. Em algumas ocasiões, o cajado pode ser utilizado como arma de defesa, protegendo o rebanho. A ovelha conhecia o Pastor pelo cheiro do cajado que se apegava a sua mão, sendo assim, ela conhecia o Pastor e o seu cajado."

O cajado tem duas funções principais:

1) quando segurado pelo lado da curva, serve de vara para corrigir as ovelhas que se desviam;

2) segurando-o pelo lado reto serve para socorrer a ovelha caída em buracos ou precipícios, puxando-a pela curva do cajado.

Na ovinocultura moderna o cajado tem a função de contenção dos ovinos, proporcionando bem estar animal, pois o cajado "estende" o braço do pastor em aproximadamente 1,5 metros, a mesma distância de zona de fuga dos ovinos, ou seja, quando o animal menos espera, o pastor já o conteve, diminuindo o estresse.

Por essa razão, a contenção do rebanho ovino jamais deve ser feita com laço ou similares, pois ocasiona grande estresse no rebanho e os animais ficarão mais ariscos.

Para facilitar o manejo dos ovinos, além do cajado, é importante o uso de cães de pastoreio, que permitem arrebanhar as ovelhas, facilitando os curativos rápidos no próprio pasto sem a necessidade de levar os animais para o curral. Além disso, diminui o gasto energético dos ovinos com a locomoção, aumentando a produtividade.

A técnica de utilizar cajado na mão e cão de pastoreio já é usada em vários países com tradição na ovinocultura como Austrália, Nova Zelândia e alguns países da Europa. Essas ferramentas facilitam o manejo e diminuem o estresse dos ovinos.

No Brasil o cão de pastoreio foi introduzido apenas a 16 anos, mas cada dia mais o Brasil está adotando essa tecnologia, demonstrando a evolução da ovinocultura nacional.

Figura 1 e 2 - Cristo com seu cajado pastoreando um rebanho de ovinos e curativo de ovelhas no lote com o uso do cajado (arrebanhadas pelo cão de pastoreio).



Figura 3 e 4 - Contenção de um reprodutor da raça Suffolk (Brutos da Unimar) com o uso do cajado e detalhe da contenção com o uso do cajado.

CLEDSON AUGUSTO GARCIA

Professor da Universidade de Marília

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIO GONCALVES DE AGUIAR

NANTES - SÃO PAULO

EM 23/02/2018

achei muito bom as palavras e ensinamentos
MARIO GONCALVES DE AGUIAR

NANTES - SÃO PAULO

EM 23/02/2018

muito bom
ALEXSANDRO

JUAZEIRO - BAHIA

EM 22/12/2011

Para quem gosta desses animais, essa materia vem concerteza abrilhantar essa atividade milenar. Parabens!!
LORAINE

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 01/10/2010

Preciso de frigorificos que fazem abate de cordeiro RS e que tenham SIF.Att> Loraine
CLEDSON AUGUSTO GARCIA

SÃO PAULO

EM 09/08/2010

"Prezado Helio aparecido de Araujo" sem sombras de dúvida o cão de pastoreio tem a função de arrebanhar as ovelhas, pois as mesmas pensam ou melhor, acreditam que ele seja um predador, por isso que as mesmas chegam próximas ao pastor, sentindo protegidas pelo mesmo, o que é verdadeiro. Desta maneira, os curativos ou práticas de manejo de rotina com uso do cão de pastoreio e do cajado podem ser realizados no próprio pasto. Numa propriedade que adota o uso de cães de pastoreio, com o passar do tempo o rebanho vai ficando cada vez mais dócil, aumentando a facilidade de manejo.
HELIO APARECIDO DE ARAUJO

PLANALTINA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/08/2010

Parabéns pela matéria. Que esclarece bem o uso do cajado e do cão de pastoreio, pois essa ultima ferramenta desde que usada de forma racional, tem sem mostrado um excelente aliado ao produtor.