ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Voltando a falar de leite: Reflexões de fim de ano

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/12/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Voltando a falar de leite: Reflexões de fim de ano

Quem acompanha as notícias sobre as perspectivas do mercado de leite deve esta pondo as barbas der molho.

Para 2015 perspectiva da economia mundial é preocupante e no Brasil a situação é mais grave: além da corupção que assola o País, o Governo Dilma arrebentou a economia do País. A Presidenta, com sua arrogância, não deu importâcia quando um artigo da The Economist  sugeria trocar o Ministro Mantega sob pena de arrebentar a economia do País, se preocupou apenas em espinafrar a revista. O resultado está aí.

Reeleita a custa de muita propaganda e muita mentira, assume o segundo mandato com a economia em frangalhos, e já se fala em aumentar impostos para acertar os desmandos e os gastos irresponsáveis do Governo, como se nossa carga tributária fosse pequena e a economia privada possa suportar isso.

A apoteose do desgoverno e desmando foi a aprovação da mudança da lei orçamentária, conseguida inclusive com demonstração de chantagem política explicita.
Ora se o Governo em 2014 não cumpriu a lei e para não evidenciar esse fato muda a lei com efeito retroativo, por que precisamos de lei? Será que os investidores, nacionais e internacionais podem confiar num governo que age dessa forma? Evidentemente que não! Há falta de confiança da iniciativa privada no Governo e esse é o mais sério agravante para o cenário da economia brasileira em 2015.

Mas deixemos de falar da economia e voltemos a falar de leite, e chamo atenção para o artigo publicado recentemente no MolkPoint: "Rabobank prevê contínua queda nos preços com possível recuperação no final de 2015". Leiam com atenção esse artigo e respondam para si mesmos a pergunta: é hora de aumentar a produção de leite na sua propriedade? 

A resposta a essa pergunta depende da situação de cada um.

Para quem tem muito dinheiro e pode se dar ao luxo de ter prejuízo por algum tempo, a resposta pode ser sim. Saiu até um artigo dizendo que quando a coisa está ruim é hora de investir.

Mas para a maioria dos produtores, que vive no sufoco financeiro, a resposta pode ser não. Talvez seja melhor reduzir a produção, secar as vacas menos produtivas, engorda-las e vender para o gancho ( afinal o mercado de corte está bom e a perspectiva é que continue assim em 2015 ), fazendo caixa para enfrentar 2015 e aguardar o final de 2015 para pensar em aumentar a produção.

Não existe resposta única para essa pergunta, cada caso é um caso. Sugiro que cada um faça sua reflexão de fim de ano para achar a resposta mais adequada para seu caso. Uma cois é certa, só deixarr a barba de molho não resolve nada, é preciso que cada tome uma decisão e parta para agir parra enfrentar o próximo ano, que se prenuncia bastante dificil.

A todos desejo muita paz e alegria neste Natal e uma boa reflexão de fim de ano, para que tomem as decisões mais acertadas para o nao novo que está chegando.

Marcello de Moura Campos Filho 





 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint