ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Registro de queijo artesanal de origens caprina e ovina pode aumentar produção no Brasil

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/08/2016

1 MIN DE LEITURA

1
0
A Comissão Nacional de Ovinos e Caprinos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na última terça-feira (23/08), para debater as principais demandas da ovinocaprinocultura. O registro de queijo artesanal foi um dos temas de destaque do encontro, que contou com a participação de produtores rurais, especialistas do setor agropecuário, representantes de Federações da Agricultura e Pecuária dos estados, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A falta de registro de queijos artesanais, tradicionalmente produzidos a partir de leite cru, prejudica o crescimento da produção, por ser considerada uma atividade informal. Para o presidente da Comissão, Ivo Santiago, muitos produtores de queijo ovino e caprino não expandem a produção por não poderem comercializar o produto legalmente. “O setor está discutindo, junto ao Ministério da Agricultura, a criação de normas que permitam a produção e o comércio desse queijo em todo o país”, disse Ivo.

Os representantes do Mapa, Clério Alvez e Heber Brenner, informaram que órgão está trabalhando para publicar Instrução Normativa regulamentando a agroindústria de pequeno porte. O produtor de queijos caprinos e ovinos da Fazenda Carnaúba, localizada no município de Taperoá, na Paraíba, Joaquim Pereira Dantas, explicou que só falta o selo para que o produto ganhe destaque no mercado brasileiro. “Nós produzimos com qualidade, cuidando da saúde dos animais e zelando pela higiene sanitária na ordenha e no laticínio. Estamos aguardando apenas o registro do rótulo”.

A assistência técnica e gerencial também foi discutida na reunião. Mais de 600 produtores de ovinos e caprinos estão sendo atendidos pelos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). “Com boa gestão e assistência técnica, o produtor pode aumentar a produtividade e a rentabilidade”, disse o assessor técnico da Comissão da CNA, Rafael Linhares.

Outros temas de destaque no encontro foram: diagnóstico nacional da ovinocaprinocultura, políticas públicas no semiárido voltadas à produção agropecuária e Programa Nacional de Sanidade Ovina e Caprina. 

Vale a pena ler também:

Ovelhas: as pequenas e notáveis que contribuem com a produção queijeira de alto valor

As informações são da Assessoria de Imprensa da CNA.  

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALMIR PINTO

MARECHAL FLORIANO - ESPÍRITO SANTO - OVINOS/CAPRINOS

EM 07/11/2016

Alguém sabe dizer em que pé está esse processo?
MilkPoint AgriPoint