ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qualidade da água: coleta de amostras para análise

VÁRIOS AUTORES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/06/2007

1 MIN DE LEITURA

0
0
A água é de grande importância para a vida dos animais, pois participa de diversos processos metabólicos e também serve como porta de entrada para inúmeras doenças, podendo afetar o rendimento e o desempenho dos animais. Alguns parâmetros de qualidade da água podem ser analisados no próprio local, utilizando-se kits de teste rápido (ex.: pH). Já outros parâmetros, como o nível de alguns minerais ou a presença de microorganismos, são determinados apenas em laboratório.

O primeiro passo para se determinar a qualidade da água é a amostragem. Os laboratórios precisam de, no mínimo, dois litros de água para fazer as análises de qualidade. A forma de coletar as amostras varia de acordo com a origem da água. Por exemplo, em poços deve-se deixar escorrer a água parada na canalização para depois coletar a amostra. No caso de nascentes, deve-se tomar cuidado para não levantar resíduos no momento da coleta (ex.: folhas, solo, etc.). Por fim, em rios e lagos, a água deve ser coletada a cerca de 30 cm de profundidade em vários pontos do corpo de água.

Após coletada, a água deve ser acondicionada em garrafas de polipropileno esterelizadas, lavando-as três vezes com a própria água de coleta. As garrafas não devem ser lavadas com detergentes ou outros tipos de produtos químicos e não se deve utilizar garrafas de refrigerante ou produtos de limpeza e nem garrafas de vidro. Uma boa opção é utilizar garrafas de água mineral.

Após a coleta, as garrafas devem ser identificadas e mantidas refrigeradas (temperatura de aproximadamente 8oC). As amostras devem ser encaminhadas ao laboratório para análise o mais rapidamente possível (de preferência, em menos de 2 dias). O transporte deve ser feito em caixas de isopor com gelo, de forma a evitar variações bruscas de temperatura.

Como a qualidade da água varia com o tempo, é importante fazer análises periódicas para obter um bom controle. No próximo artigo desta série serão descritos alguns parâmetros de qualidade da água que influenciam o desempenho animal.

PATRICIA MENEZES SANTOS

NINO RODRIGO CABRAL DE BARROS LIMA

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint