ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Propriedades rurais precisam de Planejamento Estratégico?

POR CARINA BARROS

E MARIA ANGELA FERNANDES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/09/2011

3 MIN DE LEITURA

12
0

O planejamento estratégico é requisito para o sucesso e deve ser feito para o curto, médio e longo prazo. Devem ser definidas metas e estratégias para alcançá-las. Sem planejamento não se sabe se realmente chegou-se onde era preciso. Geralmente ouvimos falar de planejamento estratégico para grandes empresas, mas será que mesmo pequenos empreendimentos rurais necessitam de planejamento estratégico? Para responder à essa questão primeiro devemos entender do que se trata.

Conforme Colenghi (2007), o planejamento estratégico é obtido com esforço concentrado da direção da empresa, tendo como fundamento a sua missão e sua definição de negócio considerando-se o levantamento, análise e proposição de soluções mediante um plano de ação que objetive garantir a qualidade desejada pelos clientes da organização.

Quando lemos a definição parece complicado, mas são fundamentos bem práticos, que muitas vezes até fazemos, mas não registramos. Vamos destacar os principais aspectos a seguir.

Missão

Em primeiro lugar precisamos ter em mente a missão da empresa rural e a definição do negócio. Já falamos sobre a missão no artigo O gerenciamento da empresa rural (https://www.farmpoint.com.br/radares-tecnicos/gerenciamento/o-gerenciamento-da-empresa-rural-69847n.aspx). Vale a pena retomarmos que a missão identifica o papel da empresa em relação à sociedade. A Missão deve estar orientada para o exterior da organização, nas necessidades da sociedade e dos seus indivíduos (COSTA, 2008), havendo ainda a necessidade de ser pensada para um futuro em longo prazo, deve ter credibilidade, e todos os que trabalham na organização devem conhecê-la, compreende-la, vivê-la e sentir-se atraídos e comprometidos com seus objetivos (ANDRADE, 2008).

Definição do negócio

Essa questão parece básica, mas as vezes nos deparamos com produtores que não sabem prontamente responder à questão: qual é o seu negócio?

A definição do negócio é a definição dos produtos e/ou serviços que a empresa fornece, para quais mercados e quais clientes. Vamos exemplificar abaixo dois exemplos.



Veja que no exemplo 01 o foco do produtor é a produção de carne para o mercado local e a entrega da produção será para frigoríficos da região. Já no exemplo 02 o foco é a produção de matrizes para o mercado nacional a fim de atender fazendas que desejam iniciar a criação, aumentar e/ou substituir rebanho. Percebemos que há um foco, o produtor sabe para quem vai vender e o que vai vender. Nada impede que o produtor diversifique seu negócio e atenda a mais de um mercado, o importante é que se tenha uma definição bem clara.

Plano de ação

O Plano de Ação é elaborado para planejar as ações que são necessárias para que determinado objetivo seja alcançado. Para elaborá-lo deve-se levar em conta a missão da empresa e relacioná-la com as atividades principais naquele ano, considerando os resultados esperados.

Como o nome já diz o Plano de Ação é concebido para desencadear uma Ação, é um planejamento para uma determinada atividade. Para isso um plano de ação deve conter os seguintes tópicos:

a. Objetivo (o que fazer?)
b. Estratégia (como fazer?)
c. Cronograma (quando fazer?)
d. Responsável (quem irá fazer?)
e. Recurso necessários (o que é preciso para fazer?)

A partir dessas informações vamos elaborar um Plano de Ação bem simples para que possa ter noção desse instrumento. Apresentamos um modelo como exemplo, mas ressaltamos que podem ser elaborados muitos outros conforme a necessidade da empresa.
 

Clique na imagem para ampliá-la.

Perceba que um bom Plano de Ação deve muito claro esses principais itens que listamos.

Diante do que apresentamos, você pode nos responder: Propriedades rurais precisam de Planejamento Estratégico? Participe deixando o seu comentário no box abaixo!

CARINA BARROS

Médica veterinária
Mestre em Ciências Veterinárias UFPR
Doutora em Nutrição e Produção Animal FMVZ-USP
Pós-doutorado FMVZ-USP
Atuação na avaliação econômica e modelagem

MARIA ANGELA FERNANDES

Médica Veterinária pela UFPR
Doutoranda do Programa de Ciências Veterinárias da UFPR
Integrante do LAPOC - Laboratório de Produção e Pesquisa em Ovinos e Caprinos da UFPR

12

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIA CLARA MORAIS

MARINGÁ - PARANÁ

EM 11/05/2020

Porque deve-se fazer o planejamento na gestão de propriedades rurais.
CARINA BARROS

OSASCO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 11/10/2011

Prezada Claudia Feijó Sampaio,



Entendemos que antes de tudo você precisa conhecer o mercado local, planejar a produção "fora da porteira" e depois "dentro". Terá que pesquisar quem compra, quem vende, como pagam, quanto pagam, como é a logística de distriubição. Depois de definido é que pensará em como produzir. O ideal seria elaborar um Plano de Negócios.

Desejamos sucesso no empreendimento!



CARINA BARROS

OSASCO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 11/10/2011

Prezado Euler Prado Rocha



Consideramos fundamental ter metas e medir os resultados para nortear as ações, iremos dedicar um artigo para esse tema com exemplos. Sua sugestão será considerada e agradecemos a colaboração.



CARINA BARROS

OSASCO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 11/10/2011

Prezado PAULO BEDÊ



Penso que poderemos escrever um artigo explicando sobre missão e como vocês podem criar a de vocês, o que acha? Atualmente, tem uma missão na sua produção?



CARINA BARROS

OSASCO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 11/10/2011

Prezado Marcus Vinicuis da Fonseca



Agradeço seu comentário e na sequência escreveremso mais sobre o tema, já que houve interesse dos leitores. Realmente ainda temos poucos produtores que conhecem e reconhecem a importância do planejamento!
CLAUDIA FEIJÓ SAMPAIO

RIO DE JANEIRO

EM 30/09/2011

Muito bacana. Organização e planejamento  são a base de tudo na vida. É o meu momento. Estou em fase de aquisição de conhecimento para planejamento e elaboração do plano de ação. Tenho uma propriedade muito linda que pretendo criar gado de leite. Conheço o ramo de pequena, mas nunca geri nada do tipo, sou psicóloga. Por onde começo; digo, como arranco? O que tenho hoje, é capim braquiária. Sei que a distribuição geográfica da estrutura a ser montada deve considerar vários fatores: integração e funcionalidade, geometria do solo, disponibilidade hídrica, luz, acessibilidade, solo...Como  uma psicóloga deve fazer um projeto e traçar um plano de ação com objetivo em pecuária leiteira?  
EULER PRADO ROCHA

ARACAJU - SERGIPE - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 25/09/2011

O Planejamento Estratégico destina-se a planejar a utilização da informação  juntamente com os recursos tecnológicos e metodológicos disponíveis que dêem suporte ao desenvolvimento da propriedade, do aumento do seu desempenho produtivo e do melhor aproveitamento dos seus recursos naturais e humanos.

Gostei muito do seu artigo, entretanto, considero importante estabelecer indicadores com o objetivo de medir o avanço e os resultados do seu trabalho, como também definir metas a serem alcançadas. Parabens.
JOÃO LA FARINA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - INDÚSTRIA FRIGORÍFICA

EM 24/09/2011

Queridas, Carina e Maria Angela.



Excelente matéria sobre planejamento estratégico para melhora de produtividade na produção de cordeiros para abate, norteando o produtor a buscar um plano de ações simples e bem definido, que culminarão com excelentes resutados positivos e satisfatórios.



Para tanto, é necessário que, a Cadeia Produtiva, Veterinários, Indústrias Frigoríficas, Extensão Rural, Câmara Setorial de Ovinos e Caprinos, dêem suas opiniões, e participem deste processo para que ocorra a evolução como um todo.



O grande desafio dos produtores, frigoríficos e varejistas é encontrar o o melhor caminho para conseguir atingir a coordenação técnica e atender aos anseios exigidos pelo consumidor. Com isso, a atividade alcançaria os padrões de concorrência estabelecido pelas outras carnes.



Já passou da hora de fortalecer a Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura.

Parabéns e contem conosco.





  
GLÁUCIO JOSÉ ARAUJO VAZ

RECIFE - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/09/2011

Sim e de fundamental importancia, parabens
PAULO BEDÊ

ALAGOINHAS - BAHIA - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 24/09/2011

Carina Barros! Achei seu artigo muito bom parabens mas faltou um exemplo de missao mesmo que tenha abordado com detalhes no seu trabalho anterior (que eu nao tive a oportunidade de conhece-lo). PAULO BEDË - Criador de ovinos na regiaode Alagoinhas BA
GLÁUCIO JOSÉ ARAUJO VAZ

RECIFE - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/09/2011

Muito bom artigo acho que seria importante um aprendizado ,por nos criadores seria posivel indicar uma biografia.

Abraço

Gláucio vaz
MARCUS VINICUIS DA FONSECA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/09/2011

Parabens pelo artigo, foi colocou uma otima informação que poucos ou melhor muito poucos produtores utilizam e pensam na estrategia de produção e desta forma estando tudo planejado e bem elaborado o sucesso vem no fim do processo de trabalho .

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures