ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa para a criação de bezerros da desmama aos 4 meses de vida

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/05/2000

4 MIN DE LEITURA

0
0
José Roberto Peres

No artigo da última semana foram discutidos alguns pontos críticos na chamada "fase de transição" do bezerro, que compreende o período entre a desmama e os 4 meses de vida. Na seqüência, apresentaremos um programa de criação para esta fase, sugerido num congresso dos criadores profissionais de novilhas de leite, nos EUA.

As recomendações partem do princípio que o bezerro foi desmamado saudável, consumindo a quantidade adequada de ração (e portanto tinha seu rúmen bem desenvolvido) e numa idade aproximada de 2 meses.

Fase 1 - Desmama aos 3 meses de idade

Ao desmamar o bezerro, mantenha-o no mesmo local e forneça a mesma ração (inicial) do período de amamentação, à vontade, por vários dias. Durante este período (( 7 dias) observe cuidadosamente o bezerro. O consumo de ração deve aumentar significativamente após a eliminação do leite ou substituto. O concentrado deve ter tal composição e consistência que possa estimular (por atrito) o correto desenvolvimento morfológico das papilas do rúmen. A adição de 10% de feno picado (1 a 1,5 cm) à ração, preferencialmente alfafa, ou qualquer gramínea de boa qualidade, ajuda a certificar que este efeito está ocorrendo e não provoca uma redução acentuada na concentração energética da dieta. Este feno picado deveria ser adicionado à ração já na primeira semana de vida.

Uma recomendação comum é não fornecer feno antes da desmama, mas oferecê-lo à vontade após a desmama. O problema disso é que alguns, se não a maioria, dos bezerros irá consumir muito feno e pouco concentrado. Os microorganismos do rúmen não estarão adaptados ao feno, e o feno não fornece energia suficiente mesmo quando o rúmen está adaptado, portanto, o rúmen não teria capacidade de fornecer os nutrientes necessários no momento que a demanda é maior que em qualquer outra fase. A mistura do concentrado com o feno nos assegura que as proporções entre os dois alimentos e seu consumo pelos bezerros sejam exatamente aqueles que desejamos.

Após os primeiros dias de adaptação, o bezerro deve ser mudado da casinha ou baia para uma baia ou piquete com, no máximo, 8 bezerros com tamanho semelhante. A mesma ração, contendo os 10% de feno picado, e água devem sempre estar disponíveis. O cocho e o bebedouro devem ser construídos de forma a permitir fácil acesso. Nesta baia o objetivo é permitir a adaptação do bezerro à vida em grupo, sem o stress da mudança de dieta. Os bezerros podem ser mudados desta baia após cerca de 2 semanas.

Idealmente duas outras baias deveriam existir para que os bezerros fossem agrupados, permanecendo cerca de 2 semanas em cada uma. Na primeira delas a proporção de feno picado na ração seria aumentada para 15% e na segunda para 20%. Esta mistura deve estar sempre disponível para consumo à vontade.

Se desejado, seria possível mudar o tipo de ração (para uma ração de crescimento, mais barata) fornecida quando o bezerro tiver aproximadamente 10 semanas de vida, que corresponderia aproximadamente ao momento que ele seria mudado para a terceira baia. Neste caso, a ração utilizada na baia 2 seria misturada meio a meio (inicial + crescimento), juntamente com os 15% de feno picado. Isto permite uma troca suave da ração e da quantidade de feno evitando queda de consumo.

Com exemplo, se um bezerro for desmamado com 5 semanas de vida (desmama precoce), permanece na casinha por 1 semana após a desmama, e em cada uma das 3 baias por 2 semanas, ele terá aproximadamente 12 semanas de idade quando deixar a última baia. Este esquema pode ser usado como parâmetro; todavia, cada bezerro deve ser tratado como um indivíduo e deve permanecer em cada local (casinha ou baia) por mais ou menos tempo que o sugerido, dependendo de suas necessidades. Bezerros que precisam de mais energia podem ser mantidos numa baia por mais tempo ou até mesmo voltar para a baia anterior para se recuperarem. Já aqueles que estão tendo bom desenvolvimento ou até mesmo engordando demais podem ser mudados à frente mais rapidamente. O manejo é simples pois os mesmos alimentos são fornecidos em todas as baias. Esta movimentação deve levar em conta a condição corporal e o tamanho do bezerro comparado com padrões (peso e altura na cernelha). Uma bezerra holandesa, de 8 semanas, deve pesar entre 73 e 82 kg e medir mais que 76 cm de altura na cernelha. Uma bezerra holandesa de 3 meses deveria pesar de 100 a 114 kg e medir mais que 91 cm de altura.

A vantagem de se utilizar uma mistura de ração e feno para novilhas está no fato de que se deixarmos que o animal escolha, a maioria não consumiria a proporção correta. Utilizando o sistema aqui descrito, a qualquer momento estamos controlando o consumo das bezerras.

Fase 2 - dos 3 aos 4 meses de idade

Uma bezerra de 3 meses de idade que possui tamanho adequado, teve desenvolvimento normal do rúmen, e foi adaptada a crescentes quantidades de volumoso (feno) deve estar adaptada a usar qualquer tipo de alimento, desde que a dieta seja corretamente balanceada. Ela deve estar em condições de consumir alguma silagem ou pasto; todavia, seus requerimentos de energia continuam altos e portanto a qualidade do volumoso deve ser boa e ela ainda necessita a suplementação com ração. Além disso, a ingestão de alimentos ainda deve ser alta em relação ao tamanho do rúmen e o teor de matéria seca da dieta também deve ser consideravelmente alto.

Comentário Milkpoint: A maioria dos criadores pratica períodos de amamentação mais longos (3 a 4 meses) na tentativa de desmamar um animal mais pesado, que sofreria menos com a desmama. A adoção de um programa semelhante a este, promovendo a transição suave entre as diferentes fases, pode permitir a desmama precoce, com toda vantagem econômica desta prática, sem que se observe queda ou retrocesso no desempenho dos animais.

********


fonte: Morril, J.L., 1999. Proceedings of the 3rd. Annual PDHGA National Conference. Bloomington, Minnesota, USA.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint