FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Principais cuidados com os cordeiros recém nascidos

POR CLEDSON AUGUSTO GARCIA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/04/2007

2 MIN DE LEITURA

245
2
O período de gestação da ovelha é de aproximadamente 147 dias, sendo que nos primeiros 100 dias de prenhês, a exigência da mesma é menor. Entretanto, na fase que compreende as últimas 6 semanas (terço final de gestação) são formados aproximadamente 75-80% de peso final do cordeiro. Neste período, a alimentação deficiente traduz-se em nascimento de cordeiros débeis, além da baixa produção de leite da ovelha e menor instinto materno, com maior chance de rejeição dos cordeiros.

Desta maneira, o cuidado com o cordeiro se inicia quando o mesmo está na fase de feto, devendo dar continuidade nas boas práticas de manejo após o nascimento. O colostro é imprescindível nas primeiras horas, quanto mais rápido o cordeiro ingeri-lo melhor (no máximo até 8 horas), devido à maior absorção de imunoglobulinas nesse período, conferindo a imunidade pelo mesmo.

As reservas energéticas dos cordeiros os mantêm vivos por um período de aproximadamente oito horas, em condições de frio e umidade, esse tempo reduz drasticamente se a cria não mamar o colostro, em pouco tempo entra em estado de inanição e vem a óbito.

Em seguida, deve-se realizar o corte (2 a 3 cm) do umbigo, quando necessário, com tesoura desinfectada, posteriormente deve-se fazer a desinfecção do mesmo, com tintura de iodo a 5%, segurando o cordão umbilical imerso em um frasco de boca larga por 40 a 60 segundos.

Outra técnica importante é a identificação e pesagem dos cordeiros (PN= peso ao nascer), possibilitando selecionar as melhores ovelhas, pois aquelas que produzirem mais leite irão desmamar cordeiros mais pesados, inclusive devemos anotar se a mesma teve parto simples, gemelar ou múltiplo.


Figura 1. Registro do peso aos nascer do cordeiro.

Quanto menor o peso ao nascer maior será a probabilidade de mortalidade do cordeiro, aliado a demora da mamada do colostro, considerados fatores indesejados, que são responsáveis pela alta mortalidade dos cordeiros por inanição, podendo chegar em percentuais elevados, sendo que até 10% são considerados valores aceitáveis.

Em raças lanadas deve ser realizada a caudectomia, em cordeiros (as) que serão destinados à reprodução, em criações cujo objetivo é a produção cordeiros para abate, não há necessidade desta prática de manejo. A idade ideal para o corte da cauda é de aproximadamente 3-10 dias, quanto mais novo, mais rápida será a cicatrização. A caudectomia pode ser feita com alicate elastrador (borrachinha - figura 2), com ferro aquecido ao rubro (quente) ou até mesmo com equipamentos a gás ou elétrico, já existentes no mercado.


Figura 2. Caudectomia de cordeiro lanado com alicate elastrador

No desmame devemos realizar outra pesagem (PD), possibilitando o cálculo do ganho de peso médio diário (GMD), que é obtido pela seguinte fórmula: GMD = PD-PN/ID (Idade do desmame).

Em seguida, passarão para a fase de recria, sendo a categoria chamada de borregos (as), devendo dar continuidade no bom manejo, pois estes serão futuras matrizes e/ou reprodutores, no caso da criação ter como meta à produção de animais elite.

No próximo artigo abordaremos os principais cuidados no manejo dos animais em recria.

CLEDSON AUGUSTO GARCIA

Professor da Universidade de Marília

245

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELIANA SANTANA

IGUAÍ - BAHIA

HÁ UM DIA

Hoje nasceu dois cabritinho a mãe não deu leite e abandonou os filhotes um deles tão com o pescoço bem mole não se mexe a outra tá mais animada mais só mexe o rabo o que faço?
ALEX MALDONADO

URUGUAIANA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 16/07/2020

Ele nasceu dia 5 julho até agora não caminhou nasceu gêmeos e a irmã dele tá andando ele ainda não é bem maior que ela
ORLANDONALDA LIMA

ACOPIARA - CEARÁ

EM 07/07/2020

Quando uma ovelha de 8 dias. De nascido fica tipo espirando oq é?
ORLANDONALDA LIMA

ACOPIARA - CEARÁ

EM 06/07/2020

Quando uma ovelha de 8 dias. De nascido fica tipo espirando oq é?
FRAN BARBOSA

JAGUARUANA - CEARÁ

EM 03/07/2020

No caso do recém nascido de ovinho não ter tomado o colostro da própria mãe ainda serve o colostro artificial depois de 48horas?
JULIANA LIMA

ESPERANTINÓPOLIS - MARANHÃO

EM 15/05/2020

E normal ele não andar no primeiro dia de nascido
REBECA FMESQUITA

SÃO BERNARDO DO CAMPO - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 11/05/2020

estou começando a tratar um cabrito mas não sei exatamente a quantidade e a frequência com que devo dar para ele , você pode me orientar, por favor? obrigada.
REBECA FMESQUITA

SÃO BERNARDO DO CAMPO - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 11/05/2020

bom dia ,estou fazendo chá da folha da goiaba pro meu carneirinho mas tenho duvidas de quantas vezes tenho que dar . e a quantidade vc poderia me orientar?obg
LEILA CYBELI DE ALENCAR NEVES

SANTANA DE PARNAÍBA - SÃO PAULO

EM 11/05/2020

Bom dia, pra quê serve o chá de folhas de goiaba? Para os carneiros? Muito obrigada.
RENATA SOUZA

EM 14/04/2020

Oi estou com uma cabritinha recém nascida muito fraquinha oq faço pra reerguer ela oq posso fazer ela está mamando leite de vaca tem alguma outra coisa que posso dar a ela
JOSE BERNARDO DA SILVA

AFOGADOS DA INGAZEIRA - PERNAMBUCO - OVINOS/CAPRINOS

EM 01/04/2020

Boa Noite
Tenho um cabritinho com 80 dia, cresce e não ganhar peso???
NOEMIA CAETANO

EM 09/01/2020

Olá,agradecia que me informa-se.
após o parto, ao fim de quantos dias posso tirar leite para consumo,Obrigada
RICARDO YRRT

VAGOS - AVEIRO

EM 09/12/2019

Olá eu tenho um cabrito com uma semana que foi rejeitado pela mâe e estou a dar leite em pó para cabritos. Mas ele está com diarreia. O que posso fazer?
SIMONE SOARES SILVA

JUAZEIRO - BAHIA

EM 09/11/2019

Bom dia minha ovelha não tem leite suficiente para seu filhote,ele tem três dias de nascido e está muito fraquinho. Posso da leite de vaca? Se sim, de quantas em quantas horas ele deve tomar e a quantidade?
PAULO

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE LEITE

EM 11/11/2019

Pode sim dar leite de vaca... o cordeiro toma leite atè incher a barriguinha 3o4 vez por dia de manha 2 e uma o duas antes de se recolher toma uma mamaderinha de 200 ml mais o menos tem que fazer que mame... boa sorte
WILLIAM SANTOS DE CARVALHO

DOM EXPEDITO LOPES - PIAUÍ

EM 24/09/2019

Bom dia, minha ovelhinha tem 24 dias de nascida, está pesando 5 kg, ontem dei remedio para verme, onde comprei o rapaz falou que eu poderia dar sem problema, mais hj ela amanheceu indisposta, estou criando ela em casa, pq ela foi rejeitada da mãe dela.
Todo dia as 6:30 para 7:00 da manhã, ela já começa a berrar para mamar, e hj ela nao berrou, e tbm nao mamou muito.
Será que o remedio está fazendo algum efeito nela ?
Me ajuda
OBG
LEILA CYBELI DE ALENCAR NEVES

SANTANA DE PARNAÍBA - SÃO PAULO

EM 08/09/2019

Boa tarde, minha ovelha pariu 2 filhotes e não deixa eles mandarem. O que fazer?
PAULO

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE LEITE

EM 09/09/2019

Da de mamar logo ou eles vao morrer... da na mamadeira atè leite ou colostro de vaca!!!ou segura a mae e coloca eles pra mamar
LEILA CYBELI DE ALENCAR NEVES

SANTANA DE PARNAÍBA - SÃO PAULO

EM 08/09/2019

Boa tarde, minha ovelha Santa Inês deu cria de gêmeos pela primeira vez é sua segunda gestação e ela não está deixando os filhotes mamar está com o ubre super cheio mais ela não solta o leite eles nasceram nesta madrugada dia 07/09/19 e até agora sem mamar.
PAULO

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE LEITE

EM 14/08/2019

Oi Luciana, sim pode dar leite de vaca mas precisam de colostro os borregos, para a diarreia pode fazer um cha de folhas de goiaba. Boa sorte!!!
PAULO

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE LEITE

EM 14/08/2019

Oi Luciana, pode dar leite de vaca tb mas eles precisam de colostro, se tem folhas de goiaba faça um cha da dar friu ajudam na diarreia. Boa sorte
LUCIANA FÁVERO

CURITIBA - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 21/08/2019

Obrigada por responder Paulo.
Infelizmente perdi um. Estamos segurando uma ovelha pra ele mamar e tbm está tomando probiótico.
LUCIANA FÁVERO

CURITIBA - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 12/08/2019

Boa tarde! Preciso muito de orientação por favor!!! Estou com 2 filhotes de carneiro com 12 dias a mãe deles morreu no segundo dia após parir. Fui até uma loja e me recomendaram a dar o leite em pó desmame plus, eles estão mamando super bem mas o que me preocupa muito é que estão com diarréia. Me falaram pra trocar o leite pra leite de vaca mas tenho medo que a diarréia piore. Estou dando tbm o soro caseiro e umas gotinhas de vitagold no leite. Por favor se alguém puder me orientar. Muito obrigada
JOSILENE ÉRICA

SURUBIM - PERNAMBUCO - ESTUDANTE

EM 03/07/2019

Olá aqui no meu sítio a cabra pariu de 4 bodinhos machos essa noite 02/07/19. Mas o último a nacer esta com um problema, Ele nasceu sem ânus. Oque fazer nesses casos?
MilkPoint AgriPoint